segunda-feira, 2 de setembro de 2019

ARTIGO - SETEMBRO/2019 - O FUTEBOL BRASILEIRO. GASTOS E CONQUISTAS. ESTAMOS BEM PARA TRÁS


Palmeirenses, como relatei nos artigos publicados semana passada, o Palmeiras precisa reavaliar seus projetos.

Não podemos nos escudar nos três títulos conquistados em 2015, 2016 e 2018 e manter esta frenética política de gastos ilimitados.

Não podemos, repito, ficarmos limitados a palavras jogadas ao vento a justificar a manutenção das coisas.

Na questão política, tenho claro que a possibilidade das pessoas acumularem funções e pretensões não é salutar.

Na questão financeira e de gestão do futebol, é evidente que temos que mudar o foco.

Não dá mais para gastarmos rios de dinheiro em troca de nada ao clube.

Por força dos contratos firmados, muitas pessoas e entidades estão lucrando com as operações realizadas com o Palmeiras: times, jogadores, patrocinadores, empresários etc. Mas o clube só está ficando com as dívidas e obrigações. Um dia teremos que pagar tudo.

Por isso mesmo há necessidade de, de forma madura, democrática e participativa, nos reorganizarmos.

E esta necessidade não faço com bravatas, vídeos agressivos ou manifestações públicas, mas com números, com dados e resultados.

Naqueles artigos anteriores falamos do Palmeiras, agora vamos compará-lo com alguns outros times, justamente nesta chamada nova era, a partir de 2015.

CUSTO - ATIVIDADE DO DESPORTO 2019 (departamento de futebol)



Os números são absurdos!

Só que, para piorar nossa situação, vamos comparar os resultados práticos e efetivos do investimento, utilizando três times diferentes.

TÍTULOS


Em suma: Fomos o time que menos ganhou títulos a partir de 2015 e o que mais gastou. É verdade que alguns adversários ganham mais títulos estaduais, que a nossa diretoria não entende relevante. Mas, se não conseguimos os demais, não seria o caso de valorizar estes também?

O que quero mostrar é que, volto a repetir, dinheiro não ganha campeonato. Maluquices em contratações de grife não geram benefícios nem representa sinônimo de título e conquista.

É nesse ponto que me refiro à necessidade de mudança de rumos e de mentalidade de administração e ela passa por todos os pontos já citados.

Ontem tivemos uma prova prática do que escrevo: um time apático, com medo, covarde, omisso e, estava em campo uma centena de milhões de reais. Absurdo!

Os comentários aos posts anteriores mostram que os palmeirenses estão acordando e vendo o perigoso caminho a que estão levando o clube.


# quero mudar para melhor”

3 comentários:

  1. Time covarde, sempre que a coisa afunila nosso super elenco afina.
    Presidente fraquíssimo, Diretor de Futebol mais parece uma criança em loja de brinquedos, nosso treinador cansado, superado, sem vontade, quem sabe esperando ser despedido.
    Gastamos bilhões e nossos adversários, com elencos menores e de valores mais baixos estão na nossa frente.
    Jogadores são contratados sem condições físicas e técnicas para jogar (Ramires, H. Dourado, R. Goulart, Carlos Eduardo, etc.).
    Parece que Felipão já não consegue motivar o elenco e está totalmente perdido com o número excessivo de atletas, não conseguindo mais colocar o melhor time em campo.
    A insatisfação do elenco já começa a se mostrar.
    É preciso que os verdadeiros palmeirenses (não aqueles conselheiros que só se preocupam em arrumar uma carteirinha para os seus filhinhos), aqueles que amam o PALMEIRAS reivindiquem que Galiotte assuma, verdadeiramente, a presidência do clube e tome medidas enérgicas, antes que a patrocinadora se torne dona do Verdão.
    Sim, porque daqui a dois anos e meio o PALMEIRAS estará devendo mais de 300 milhões para ela.
    Será o fim.
    Abraços
    Roma

    ResponderExcluir
  2. Claro, vc tem toda razão, "dinheiro não ganha campeonato". É por isso que o Alavés e o Rayo Vallecano ganham campeonatos espanhóis ano sim, ano não e um tal de Real Madrid e um outro tal de Barcelona nunca ganham. Estão há mais tempo na fila do que a pobre lusinha.
    Ridículo comparar campeonatos distintos. Não se compara laranjas com maçãs. Ainda mais estadual que hj não passa de pré-temporada.
    Acho que o nobre conselheiro tá com saudade de uma certa política que ficou muito famosa na SEP anos atrás chamada de "Bom e Barato" patrocinada por um certo sapo. Se o conselheiro tem saudades destas eras não tão antigas assim, eu Não tenho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Creio que não tenha lido todos os artigos, nem entendido o contexto da frase que colocou entre aspas, mas respeito.
      Em nenhum momento disse que dinheiro não é importante, apenas que, sozinho, não ganha jogo nem campeonato.
      Talvez não tenha compreendido que o que indico e isso está nos números, que dinheiro sem projeto e sem profissionalismo não funciona. Ao menos na minha opinião.
      As comparações foram feitas para mostrar que, embora sejam realidades distintas, quem tem menos dinheiro, mas mais planejamento, consegue resultados. O Grêmio é um exemplo típico.
      Eu não tenho nenhuma saudade da política que mencionou, mas também não quero o clube atolado em dívidas sem ganhar nada. Como membro do CD eu defendo o clube.
      Se o clube, ou melhor, seus dirigentes, tivessem compreensão da questão e não colocassem suas preferências pessoais em primeiro lugar estaríamos em outro patamar.
      Prova disso é que em dois anos deste início de mais dinheiro, com finanças saneadas fomos muito bem e, depois, quando misturaram política - dinheiro e poder, desandou
      Respeito sua opinião, mas talvez se se atentar a toda minha trajetória no CD e nas publicações, veria que tenho razão e que não sou fã nem adepto da política citada. Aliás, falando em planejamento, leia o artigo mais recente.
      Abraços e obrigado por prestigiar este espaço democrático.

      Excluir