quarta-feira, 27 de setembro de 2017

ARTIGO - SETEMBRO/2017 - NOSSO SEGUNDO ANIVERSÁRIO E A HISTÓRIA DE NOSSA CASA


O Palmeiras é um dos poucos clubes que nasceu e renasceu. O primeiro nascimento foi em 26 de agosto de 1914, com instituição da Società Sportiva Palestra Italia e, o renascimento, em alto estilo, ocorreu em 20 de setembro de 1942, com um campeonato.

Um clube diferenciado como o nosso, campeão do século XX, só poderia ter uma CASA do tamanho de sua grandiosidade.

Aliás, desde o início, já estava clara esta intenção, como consta da ata de fundação (fonte): “O clube precisa ter uma casa e não somente um campo para jogar, mas uma casa para abrigar toda colônia italiana”

O projeto tornou-se realidade, por completo.

Alugado desde 1917, em abril de 1920, o então Presidente Menotti Falchi assinou a escritura de compra do velho Parque Antártica e ganhamos nossa CASA. Dois meses antes da compra o presidente deixou claro qual seria o objetivo: “Clubes menores possuem um campo. Temos que achar uma casa. Não é qualquer terreno que nos agrada, pois, a grandeza da comunidade italiana e de nossos torcedores não concordaria. Um estádio moderno é o desejo de todo Palestrino”. (fonte, jornal Fanfulla, fevereiro de 1920).


O estádio com capacidade pequena, entre arquibancadas e barrancos, foi ficando acanhado para o enorme número de palmeirenses que começaram a surgir e, assim, foi sendo ampliado. 

Com a segunda guerra, um Decreto presidencial e uma enorme pressão de dirigentes de outros times, o clube mudou de nome para não perder seus bens, entre eles o estádio. Em reunião de diretoria de 14/09/42, e com primeiro jogo em 20/09/42, nasceu a Sociedade Esportiva Palmeiras, daí ser a data institucionalizada, por Lei Municipal, como Dia do Palmeiras. De lá para cá o Estádio se tornou único no Brasil, virou o charmoso “jardim suspenso”, na década de sessenta, em função de obras que elevaram a superfície do campo.


Mas o clube, que não parava de conquistar títulos ao longo das décadas, queria mais e, numa parceria inédita, transformou nossa CASA em uma das mais modernas e bonitas arenas multiuso do mundo. As obras iniciadas em maio de 2010 nos foram entregues em novembro de 2014. 

Nossa nova CASA, repaginada é motivo de orgulho.

Ao longo destes 93 anos de “Parque Antártica” foram muitas conquistas e alegrias dentro de CASA; desde o primeiro jogo, no campo ainda alugado, com vitória por 5 a 1 contra o Internacional/SP, em 21/04/1917, até o último oficial, em 22/05/2010, num 4 a 2 contra o Grêmio. Foram 1569 jogos, com números impressionantes: 67,8% de vitórias e 20,2% de empates, marcando 3.698 gols. (fonte, primeiro tempo, DVD)





Ultimo jogo oficial, 2010, Palmeiras 4 x 2 Grêmio
Para um tour pela história do estádio, e para recordar bons momentos lá vividos, acesse o link abaixo e veja quase uma centena de fotos.

Registro a ajuda, no envio de fotos e dados estatísticos, do emérito palmeirense Fábio Screnci.

Aproveite, também, para enviar seu comentário relatando uma experiência marcante que teve no nosso querido e saudoso Parque Antártica, ou na nossa moderna Arena.






13 comentários:

  1. Muito bom Roberto ... adoro a nossa história que deve ser sempre contada e recontada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, bom dia. realmente é muito gostos esta sessão nostalgia, agora que fechamos o mês da comemoração do aniversário. Foi com misto de alegria e tristeza a cada foto que eu encontrava e selecionava. Mas tudo valeu a pena porque se perdemos uma charmosa casa, hoje temos um palácio moderno.

      Excluir
  2. Que belíssimo artigo!!

    ResponderExcluir
  3. Muito emocionante reviver a história do nosso velho, saudoso e charmoso Jardim suspenso. Vivi muitas emoções e algumas decepções. A maior alegria foi o título de 99 da libertadores. A decepção maior aquela final com Vasco e a virada de 4 a 3. Parabéns aos palmeirenses de todas as épocas que deixaram este patrimônio. Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, bom dia. Eu também estava presente naquela fatídica noite quando já com o título nas mãos entregamos de bandeja ao Vasco. Mas vamos lembrar as coisas boas e são muitas.

      Excluir
  4. BT. Ótimo artigo. As fotos trouxeram de volta boas lembranças. Obrigado pelo último boletim da reunião do Conselho; parece mesmo que ultimamente todos padecem de boas práticas de gestão ... de dinheiro ... de tempo ... de relações humanas ... etc. Gde abraço. 😀🇳🇬🇳🇬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Eu é que tenho que agradecer a todos que dão valor ao trabalho, se interessam pelo clube estejam dispostos a ajudar a moderniza-lo.

      Excluir
  5. Quantas lembranças eu tenho do ‘velho” Palestra. E elas se misturam com a minha familia e os amigos, não restritas apenas aos jogos. Eu nasci no Paraíso e espero voltar pra la depois dos 100 anos, ja que os rivais de Itaquera devem ir pra outro lugar…..kkk. Quando vinha aos jogos, no momento em que estávamos perto do Parque Antarctica, ja sentia o ambiente festivo e apaixonado no semblante dos torcedores e vizinhos. É sem duvidas nossa segunda casa. Numa das mais antigas recordações, vim com meu pai que trouxe também alguns amigos da escola, para assistir Palmeiras e Portuguesa em 1967, 3 x 1 pra nós, um dos gols do Cesar, que mais tarde ficou "maluco" pelo Palmeiras, mas nesse dia jogou com a 7 e chutava melhor que a maioria dos jogadores de hoje em dia. Jogos marcantes depois desse? Vários; contra o River Plate por exemplo, na semi-final da Libertadores de 1999 com show do Alex e nesta mesma competição, vim na final vitoriosa contra o América de Cali. Outro jogo mais recente e difícil de esquecer, foi contra o SP em 2008; 2 x 0 neles e depois de 15 dias um sonoro 5 x 0 na Ponte Preta e a consequente conquista do ultimo Paulistão.
    Não vou escrever outros jogos agora, caso contrario passaria o dia aqui. Parabéns pelo trabalho e venho compartilhando o endereço deste site por acreditar no seu trabalho que visa o bem do Palmeiras e do clube e nenhum retorno financeiro, apenas transparência e informações.
    Juntos seremos mais fortes na hora de opinar e fazer nossas reinvidicaçōes chegarem a Diretoria, tanto do Palmeiras, quanto do Clube.

    Avanti Palestra/Palmeiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fábio, obrigado pela ajuda na elaboração dos artigo, com fotos e informações, além de compartilha-lo. O Palmeiras é grande porque tem gente como nós -e todos que acessam este site ou outros com mesmo objetivo - que se preocupam com ELE e, um dia, este pensamento e forma de agir estarão introjetados de vez na administração. Um bom dia.

      Excluir
  6. Eu nunca tinha assistido nenhum jogo do Palmeiras no Parque Antártica, tinha 11 anos, meu bisavô era Palestrino, depois meu avo, mãe e tios continuaram com essa paixão. Hoje tenho uma filha que também é palmeirense. Eu me lembro que era difícil conseguir ingresso naquele ano de 1988. Ainda mais por tratar-se de uma final e em dois jogos. Perdemos o primeiro para o Cruzeiro por 1 a 0. E ai viemos para São Paulo ver a final. Moramos em Cuiabá a quase 2000 km do Palestra, meu tio Fabio Screnci conseguiu os ingressos. Fui com ele, meu pai e dois primos de SP. Fui uniformizado e pude entrar no gramado com o time. Estava esperando no corredor e o primeiro jogador a falar comigo foi Oséas, depois o Paulo Nunes. Apesar de ver todos, o único que consegui conversar foi com o goleiro Veloso. Emoção enorme. Não esquecerei nunca mais, eu tinha 11 anos. Dentro do campo corri até a lateral pra acenar para a minha família e para torcida. Meu tio conseguiu fotografar a gente dentro do campo.... Foi meu primeiro jogo no Estádio e fui pé quente, por que ganhamos de 3x1. O primeiro gol foi do Cruzeiro de pênalti, depois o empate, após um cruzamento do Arce e gol do Cleber; mais tarde um do Oséas e por último do Paulo Nunes de cabeça. E ele colocou o gorro verde do Papai Noel cantou e dançou a música do padre Marcelo Rossi "erguei aos mãos e dai glória a Deus".
    Rodrigo Screnci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rodrigo. Muito bonita sua história e recordação. Também estive naquele jogo. E, igual seu tio, também já levei meus sobrinhos, assim que conseguiram a idade mínima, para entrar no campo. É realmente uma sensação diferente e fica na memória, ao menos eles dizem.
      Vamos comemorar muito no novo Allianz, abraços.

      Excluir
  7. Memórias. 23/10/2017
    Sérgio Santana

    Palmeiras no Palestra Itália

    Tenho muitas memórias do Palmeiras e do Palestra Italia. Meu convívio nesses “santuários” ja duram quase 60 anos.
    Estivemos com Dom Ernesto Filpo Nunes, vimos as embaixadinhas do Djalma Santos, a estreia do Luiz Pereira, os desfiles do Ademir da Guia, a Libertadores de 99, o Marcão jogando a camisa pra galera.
    Com tantas lembranças, talvez a mais marcante aconteceu em 1965, num sábado à tarde chuvoso tive a oportunidade de reunir numa so experiência as minhas grandes paixões; “O Estádio Palestra Italia, o Clube e a Equipe de futebol do Palmeiras.
    Eu estava jogando polo aquático na piscina olímpica do Clube. Era um treino. Nós parávamos para ver os jogos, quando coincidia com os nossos treinos e assistíamos da plataforma de saltos.
    Neste dia, o jogo era contra um time de camisa vermelha, a Ferroviária de Araraquara. O Palmeiras saiu perdendo, chegou a estar em desvantagem de 1x3. Com apreensão subimos a plataforma, justamente quando fizemos o segundo gol. Garoava, quando o Ademar Pantera empatou, 3x3 e virou pra nós num 4x3 no finalzinho. Foi um gol atras do outro. Com a euforia, saltamos da plataforma para a piscina para terminar o treino.
    Foi inesquecível assistir a intensidade do time naqueles minutos finais. Germano, Servilho, Ademar Pantera, Ademir da Guia e Rinaldo foram pra cima daquele time grená com calções brancos. Inesquecível.
    E ali estavam juntos; “o Estádio Palestra Itália, o Time do Palmeiras e o Clube da Sociedade Esportiva Palmeiras num momento mágico que jamais esquecerei.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Sérgio. Que bela recordação. Esses momentos marcantes é que nos fazem, cada vez mais, sermos palmeirenses. Abs

    ResponderExcluir