sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

ARTIGO - DEZEMBRO/2018 - PALMEIRAS: NOVOS RUMOS


Temos escrito neste site e trocado ideias com sócios a respeito da necessidade de se repensar o Palmeiras.

O clube cresce a cada ano e, ao mesmo tempo, as questões políticas vem se tornando cada vez mais o centro das atenções. Isso não é bom.

E por que é ruim? Simplesmente porque, quando há polarização, perde-se a essência, que são decisões em favor do clube.

Um olhar diferente para os assuntos ou um pensamento alternativo, estão longe de terem que receber o carimbo “situação” ou “oposição”. É preciso mudar, e se muda com atitude.

Temos pregado a necessidade de engajamento dos sócios na vida política do clube, para que novos pensamentos sejam divulgados. Muito foi feito nos últimos anos para que os associados tivessem voz e, justamente, estes passos foram capitaneados por quem pensa em um Palmeiras mais progressista e moderno.

Com satisfação vemos que, a cada dia, mais pessoas e grupos percebem a necessidade destas medidas. Hoje o site da confraria palestrina publicou um artigo muito interessante, vamos reproduzi-lo.

“Lá em Avaré, o pessoal costuma falar que em pedra grande ninguém trupica.

A sabedoria popular, aqui, quer dizer pra todo mundo que a gente consegue enxergar os grandes problemas e parte pra enfrenta-los, mas às vezes vamos nos enrolando nas coisas menores que, quando deixamos de resolver, acabam se tornando algo de verdade importante.

A Confraria Palestrina passou por isso. Não que não existisse a pedra grande no caminho – ela existiu, mas o caso é que ela era tão grande que era acabamos não percebendo pequenas coisas, que foram se somando e acabaram levando a desintegrar o grupo. Foi pesado, dolorido, quase acabou com a gente, mas passou.

Na política do Palmeiras, muita coisa aconteceu nos últimos tempos: aprovaram-se os três anos de mandato para Presidente, e Maurício Galiotte foi reeleito. Na campanha, que não foi exatamente um primor ético, houve muito atrito, muita discussão, e fatos como uma proposta de patrocínio bilionária que acabou se revelando um engodo. Muita água passou por debaixo da ponte palestrina.

O fato é que, até em razão de tantos eventos ocorridos, parece ser o momento de parar, e reavaliar a situação como um todo. E este é o nosso propósito agora.

É preciso convidar a todos sócios e conselheiros a debater o novo momento do clube. Este novo Palmeiras, que sai deste processo turbulento ainda abalado, com um quadro político e institucional totalmente alterado, precisa ser rediscutido e repensado.

Com tal finalidade, inicia-se agora um movimento neste sentido: vamos criar uma ampla frente de discussão política, e chamar sócios e conselheiros que compartilham desta visão para debates francos e abertos. Não há, ainda, necessidade de vincular estas conversas a movimentos de oposição ou de situação: a proposta, aqui, é trocar ideias, e entender qual o papel a ser desempenhado por cada um no clube nestes próximos anos.

Em frente, então. Em breve, muito breve, divulgaremos as datas de nossos primeiros encontros. Desde já, todos os sócios e conselheiros que estiverem dispostos a falar sobre o clube estão convidados a embarcar nesta viagem. Vamos em frente, e que 2019 seja um grande ano para o Palmeiras e para todos os palmeirenses. Avanti!

É bem isso e estamos convidando a todos para participarem deste novo modo de pensar e agir em prol do Palmeiras. 

Você, associado, deve ser o ator principal. Manifeste sua opinião, seu interesse e divulgaremos mais informações oportunamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário