quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

ARTIGO - DEZEMBRO/2018 - O SÓCIO DO CLUBE, SUA IMPORTÂNCIA E O SEU AMOR PELO PALMEIRAS

Criação de imagem, por Fábio Screnci

Todos reconhecem que a torcida exerce uma influência no comportamento dos jogadores, agindo como fator motivador. Isso é secular.

O consagrado técnico Bernardinho ressaltou, na época dos jogos olímpicos: “É uma grande competição em casa e temos que colocar de forma bem racional. Temos que pensar que ter a nossa torcida é bom, e que a gente sempre quer jogar nossas principais competições em casa”. É isso mesmo, jogar em casa, com a torcida, é já sair em vantagem.

Num primeiro momento era a torcedor comum que ia aos estádios. Famílias inteiras compareciam, formalmente trajadas, num ritual solene.

O tempo passou e os estádios começaram a ser preenchidos, também, por torcidas organizadas.

Temos, também, os torcedores à distância que, por residirem em outros países ou Estados, fundam seus fãs clubes para torcer pelo nosso Palmeiras. Já escrevemos sobre as torcidas de Dublin e Sidney.

Mas eu gostaria de ressaltar neste artigo sobre um torcedor especial. Comum, anônimo, que compra seu ingresso a cada jogo, ou que é participante do programa AVANTI, é o sócio do Palmeiras.

O quadro associativo do Palmeiras é formado por mais de 8.500 titulares e, a maioria esmagadora, é torcedora do time.

Torcedores estes que participam da vida política do clube, se manifestam, comparecem nos estádios e exteriorizam seu amor com uso de nossa segunda pele. Tudo isso é importante.

E esse é o diferencial: esses sócios, que são torcedores, foram e são os responsáveis por profundas alterações na administração do clube, participando e votando em assembleias gerais.

O clube vive esta realidade vitoriosa, este círculo virtuoso, justamente quando deu uma arejada na sua administração e instituiu a eleição do Presidente pelo sócio e não mais de forma indireta; quando começou a pensar a médio e longo prazo, criando infraestrutura e passando a ter administrações mais profissionais; quando alterou o estatuto para restringir as ações para endividamento do clube, etc.

Eu, já como membro eleito do Conselho Deliberativo, tive a honra de subscrever a proposta e votar a favor da emenda das diretas e votei em todos os pleitos até hoje (2014,2016 e 2018), além de colaborar na reforma do estatuto. E assim o fizeram milhares de sócios.

Neste espaço, então, homenageio alguns destes valorosos colegas de Palmeiras, que enviaram suas fotos e registros.

Parabéns à nação palmeirense. Vamos recuperar nossas baterias, pois 2019 será um ano verde!

Carlos Tácito e família

José Caiado, com a faixa

Fábio Screnci e nosso escudo

Paulo Roma e seu pet

Família Santin e o pet palmeirense

Carlos Tartaglia e sua sobrinha

Maurício Martinez e filho

Marcelo Gonçalves e seu filho

José Carlos e Bruno Vinite, com o simbolo do deca

Manoel Pinho exibe a faixa

Leonardo Cirigliano

Sérgio Medici

Carlos Correa e amigos a caminho do Allianz

Eigi Higuche

Sérgio Santana e Fábio Screnci

5 comentários:

  1. Bom dia. Eu acompanho este site desde sua criação, pois como sócio fico inteirado do que acontece no clube, posso me manifestar e participar.
    Eu me lembro que já tinha sido publicado um artigo sobre pedido de casamento. Fui buscar nos arquivos e em maio de 2016 foi noticiado um pedido de casamento na arena entre Rodrigo e Letícia. Isso é amor duplo. Parabéns a todos.
    E ao nosso conselheiro, já recebi a carta com intenção de se candidatar na próxima eleição. CONTE COM MEU VOTO, DE MEUS FILHOS E DE DIVERSOS AMIGOS. PRECISAMOS DE PESSOAS COMO O SENHOR NO NOSSO CD. jÚLIO

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a matéria e as homenagens. Se eu soubesse tinha mandado também. Abços Paulo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Este espaço democrático foi para termos com os palmeirenses - especialmente com os sócios - um canal de diálogo e informação. Todos que quiserem se cadastrar podem faze-lo.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a iniciativa. Se eu soubesse, também teria enviado. Acompanho o site faz bastante tempo, e posso dizer que seu conteúdo voltado aos sócios é o melhor que já vi. Parabéns pelo excelente e diferenciado trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. A ideia é esta, que os sócios fiquem informados e, ao mesmo tempo, os torcedores em geral possam tecer suas considerações. É aberto ao público palmeirense.

      Excluir