terça-feira, 11 de dezembro de 2018

ARTIGO - DEZEMBRO/2018 - O FUNDAMENTAL TRABALHO PARA O SUCESSO DO FUTEBOL

Foto por Fábio Screnci

Um clube de futebol só alcança sucesso quando se baseia em pilastras de sustentação que garantam planejamento, continuidade, investimento, inteligência e trabalho de estrutura. É deste último que vamos falar um pouco.

O Palmeiras, até a década de oitenta treinava no próprio Parque Antártica, o que provocava, inclusive, danos no gramado. 

Em 1988, na gestão Nelson Duque, foi sancionada pelo Prefeito Jânio Quadros, a Lei 10.666, de 26/10/88 que “DISPÕE SOBRE CONCESSÃO ADMINISTRATIVA DE USO DE ÁREA DE PROPRIEDADE MUNICIPAL À SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” Que tinha por objetivo: mediante concessão administrativa, independentemente de concorrência e pelo prazo de 40 anos o uso de área de propriedade municipal situada na Avenida Marquês de São Vicente, no 14º subdistrito - Lapa, para a instalação de um centro poliesportivo para treinamento. 

A estrutura inicial foi inaugurada em 1991, sob comando de Carlos Bernardo Facchina Nunes. 

Em 1996, por meio da Lei 12.001, a concessão foi prorrogada pelo prazo de 90 anos, se encerrando somente em 2072. 

Vamos recordar que com a inauguração do CT e a parceria com a Parmalat vivemos um ciclo de vitórias, conseguimos vários campeonatos e a Libertadores de América. 

O CT passou, a partir de 2014, na gestão Paulo Nobre, por uma profunda reformulação. Com uma parceria com a AMBEV foram construídas instalações para servir como concentração aos jogadores, com auditório para palestras e preleções, sala de jogos e até um cinema de pequeno porte, além de estrutura para fisiologia e área médica 

Para sequência das obras houve também parceria com a atual patrocinadora e houve, ainda, doação de valor por Paulo Nobre, para finalizar a obra. 

Por fim, tudo foi entregue, pronto e, na gestão Maurício Galiote, foram realizadas melhorias no CT de Guarulhos, destinado às categorias de base. Uma excelente iniciativa, haja vista que investir na base é um bom caminho para o sucesso também 

Pois bem, com uma estrutura física condizente, profissionais qualificados, equilíbrio de finanças, profissionalismo, receitas sólidas, programa de sócio torcedor de qualidade, bilheterias em alta, temos tudo para, realmente, não só alcançar o topo, mas nele permanecer. Ajustes e eventuais correções de rota sempre poderão ser necessários. 

Os dados e imagens falam por si só, mas, nesta semana, o zagueiro Gustavo Gomez deu o seu depoimento ao Lance (10/12/18) “Conversei com alguns colegas que jogaram no Palmeiras. O Lucas Barrios foi um dos que me disseram que era como estar na Europa, e não mentiu. O Palmeiras tem nível europeu, com estrutura semelhante ou melhor que a de um clube europeu, se assemelha ao Milan. Trabalha-se tranquilo, não falta nada e, hoje em dia, isso tem muita influência para que o jogador renda em alto nível” 

Fábio Screnci, resumiu bem todo esta engrenagem: “Pra registrar, no CT, fotografei este painel do organograma do departamento de Futebol profissional. Acrescentei a taça da atual conquista. São 53 profissionais, fora os atletas. Difícil encontrar um jogador acima do peso, sem condições físicas. Uma estrutura como essa no Brasil, deve ser única.” 

Que todo este aparato nos traga muitos títulos.






2 comentários:

  1. Eu me lembro que a situação financeira do Palmeiras em 2013 era pré falimentar. O time na série B, a Arena em construção, o clube em reforma. Voltamos em 2014 e quase caímos na última rodada, sem patrocínio, com dívidas e jogadores querendo entrar na justiça pelos atrasos constantes nos salários. Mais tarde uma pendência jurídica e a construtora querendo gerenciar toda a venda de ingressos e repassando 12,00 por cadeira. Com isso o projeto Avanti não existiria. O CT era apenas um ginásio com uma quadra de futebol de salão.
    Ganhamos na justiça a venda de 30.000 cadeiras, iniciamos o Projeto Avanti, o antigo presidente “emprestou” um valor altíssimo pra cobrir as dividas, chegaram uma nova fabricante de Camisas e um parceiro pra expor sua marca, um CT completo inclusive com alojamento e contando com o apoio dos torcedores apaixonados que fizeram a diferença.
    Resultado; em 4 anos 2 títulos brasileiros, uma Copa do Brasil, um vice campeonato paulista (com arbitragem suspeita), outro vice perdido nos pênaltis, mais um vice no brasileiro de 2017 e agora um superavit orçamentário.
    Para o futuro esperamos que as escolhas e gastos na aquisição de jogadores sejam coerentes, que aproveitem os garotos da base que tanto sucesso vem fazendo em todas as categorias. E temos certeza que a estrutura da Academia de Futebol vai contribuir muito para o nosso sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Fábio, você resumiu muito bem. Chegamos neste patamar após períodos sombrios, por conta de trabalho e de um presidente benevolente e competente. Ele soube começar a reconstruir o clube e estamos neste nível. É fácil, hoje, criticá-lo, só porque ficou de um lado da política. Isso é ridículo. Cada um pode ter sua posição e deve ser respeitado. Mais que isso, o que foi bom e iniciativa que foi bem aplicada deve ser ressaltada. É com isso que se faz história.
    Ou o Palmeiras aprende a conviver com isso, respeitar sua história e se respeitar, ou cairemos num fosso em pouco tempo.
    Para o sucesso de qualquer empreendimento há necessidade de planejamento, recursos, liderança auto crítica e humildade para ouvir.

    ResponderExcluir