sábado, 15 de setembro de 2018

ARTIGO - SETEMBRO/2018 - QUEREMOS NOSSA SALA DE TROFÉUS. UM COMPROMISSO A SER ASSUMIDO PELA PRÓXIMA GESTÃO

O Palmeiras, campeão do século XX, time com mais títulos nacionais, com mais de duas dezenas de paulistas e centenas de troféus, taças e medalhas, nacionais e internacionais, merece ter uma sala digna para guarda e exposição aos seus torcedores. 

No velho Palestra Itália, sob as numeradas descobertas, com entrada pelo clube social, tínhamos um espaço que, mesmo não sendo o ideal, era aconchegante e podíamos admirar nossas conquistas. Famílias iam aos domingos e apreciavam aquelas peças por horas. 

Nosso velho e querido “Jardim Suspenso” deu lugar a uma Arena moderna, luxuosa, acolhedora, imponente, mas que não trouxe ainda a nossa sala de troféus de volta. E por que? 

Creio que devemos analisar dois aspectos para justificar esta lacuna: o jurídico em relação a escritura de constituição de direito real de superfície e o político. 

Quanto à primeira, quando foi fechado o negócio e assinada a escritura, esta deixou bem claro que a construtora deveria realizar um projeto para arena multiuso e, ainda, abrigar serviços auxiliares, lojas e demais amenidades, além de obras no clube social. 

Esta mesma escritura definiu que a exploração comercial da arena era toda da construtora (“exclusivas da superficiária”), cabendo ao clube um percentual sobre tais receitas. 

A construção da sala de troféus ou memorial estava incluída neste “pacote” de outras áreas da Arena e, portanto, cabe à empresa a exploração comercial. 

As últimas diretorias afirmam que o impasse está justamente nesta questão, pois há espaço e projeto, mas não há acerto quanto a exploração do local, pois se trata de troféus do clube e não há relação direta com a exploração da arena. 

Há lógica neste raciocínio, como também, juridicamente, a empresa está certa e, assim, o impasse segue. 

Mas...sempre há o outro lado. 

O clube não precisa esperar uma posição da empresa, nem tampouco está subordinado a ter a sala dentro da Arena e, então, entra o segundo aspecto, o político. 

Não houve, por parte das últimas gestões, vontade de enfrentar a questão e resolve-la. 

Mais que isso, no final do ano passado, com apoio dos conselheiros que integram a diretoria (ou parte deles), foi rejeitada a proposta de alteração do estatuto para explicitar a obrigação de se instituir uma sala de troféus. 

O argumento: isso é ato de gestão e da discricionariedade da administração. Ou seja, faltou vontade política. 

Mas isso está longe de ser um ato de gestão. É questão de patrimônio e história do clube!!!!! 

Em resumo: aquelas milhares de peças valiosas estão hoje encaixotadas aguardando solução do impasse e, enquanto isso, milhões de palmeirenses estão privados de admirá-las. 

O desafio, então, é que a próxima gestão, eis que teremos eleição agora em novembro, se comprometa com o associado e com o torcedor a levantar esta sala. 

Mais que isso, caberia a criação de um Museu, pois o Palmeiras representa parte da história desta cidade. 

Temos história suficiente para exigir a construção de um museu. Que seja grandioso como foram nossas conquistas até agora. 

Nenhuma nação ou agremiação sobrevive sem resguardar sua história. 

É fato que, se não temos capacidade financeira para um projeto audacioso nesse momento, há de se criar estrutura para efetiva-lo a médio prazo e que se faça um local minimamente adequado à grandeza de nossas conquistas. 

Chega de “passivismo” que tomou conta deste assunto. 

Com a palavra os sócios, para reivindicarem esta medida junto aos gestores e os candidatos que vierem a postular o cargo que se manifestem sobre o tema e assumam posições. 

Relembremos algumas imagens da nossa antiga sala de troféus.




5 comentários:

  1. A sala de troféus pertence aos torcedores atuais, às crianças, aos antepassados, aos jogadores que as conquistaram e seus descendentes, aos dirigentes, aos turistas. Esse espaço pertence também a história da cidade de São Paulo, do Brasil, do futebol e de quem mais busca conhecimento, cultura.
    Juntos conquistamos esses títulos.
    Um lugar sagrado.
    A WTorre não tem o direito de não disponibilizar o espaço já reservado por causa de um imbróglio jurídico com o Clube. E os atuais dirigentes do Palmeiras tem a obrigação de lutar pra um acerto, como fizeram aqueles que as conquistaram.
    Não temos nada com isso. Ela nos pertence.
    Nós pagamos a conta pra essas conquistas. Compramos ingressos, camisas, pacotes de TV, viajamos pra empurrar o time, cantamos, vibramos com as vitórias e sofremos com as derrotas e agora os troféus estão dentro de caixas há 7 anos.
    Uma vergonha!
    Um enorme desrespeito com todos nós e com a história desse clube grandioso.
    Chega, que se entendam!
    Que a diretoria assuma um prazo pra concluir esse projeto. Nós vamos cobrar.

    ResponderExcluir
  2. Apenas gostaria de lembrar o valor agregado que um projeto bem feito, bem acabado, poderia somar ao “Allianz Parque Tour”, por exemplo. Quantas pessoas que já fizeram o tour no o fariam de novo? Quantas ações de marketing não poderiam ser feitas ante a tanta história? Quanto vídeos da TV Palmeiras não poderiam ser produzidos?
    Enfim, não apenas historicamente (como se já não bastasse) ele é importante. Ele pode ser, além de uma lembrança de um passado magnânimo, uma prova de um futuro brilhante.

    ResponderExcluir
  3. Chega a ser vergonhoso o que estão fazendo com a nossa história,somos campeões do século XX,o maior campeão nacional ,o primeiro clube a representar a seleção de seu país e representamos bem com vitória em cima dos uruguaios no minerão ,e é assim que nossa história está sendo guardada,em caixas de papelotes? Fico pensando como nossos ex jogadores que suaram tanto essa camisa para poder conquistar erguer essas taças tão pesada estar escondidas(jogadas) assim .espero que isso se resolva mais rápido possível e que tenhamos uma sala de troféu a altura do nosso Palmeiras e assim poder levar as crianças pra eles saberem o porque que o Palmeiras é o maior campeão nacional. Estamos de olho!!! AVANTI PALESTRA

    ResponderExcluir
  4. Eu me lembro quando crianca sempre que ia aos jogos do Palmeiras no antigo Palestra, meu pai e eu chegavamos algumas horas antes do jogo. Para "matar" o tempo, entravamos no clube e visitavamos a sala de trofeus.

    Ao caminhar pela sala, meu pai me contava a historia de cada trofeu. Epicas finais contra "eles", brilhantes campanhas dos times da antiga academia e historias sobre jogos marcantes. Eu vislumbrado, meu pai emocionado. Eu adorava aquilo. Aquele conteudo visual so fortaleceu minha paixao pelo Palmeiras.

    Eu so' imagino o tamanho da perda pra essa nova geracao que nao pode entrar na nossa sala de trofeus e viver um pouqinho da nossa rica historia. Hoje em dia se visitarmos as arenas mais modernas do mundo, todas possuem uma sala de trofeus ou um museu que conta a historia daquele clube. E' incocebivel um time com a historia do Palmeiras e com a estrutura da nova arena nao possuir uma sala de trofeus. Deveria ser uma prioridade para qualquer diretoria independente de quem financie o projeto - WTorre ou qualquer outra parceira.

    Avanti

    ResponderExcluir
  5. Amigos. Total razão a todos os comentários, fundados em dados reais que comprovam a necessidade de se investir na construção da nossa sala e reativar nossa história. Como diz o artigo: precisa ser um compromisso da nova gestão.

    ResponderExcluir