terça-feira, 4 de setembro de 2018

ARTIGO - SETEMBRO/2018 - A FAMÍLIA SCOLARI


Muitos falam que Felipão é um “pai”, que existe a “família Scolari”; que ele tem mais tarimba e competência na parte emocional do que tática, etc., etc. Isso ouvimos há décadas.

O que temos de concreto a provar e a mostrar é que Felipão é um excelente profissional que, como todo ser humano, comete erros e tem defeitos. Mas, desacreditar o seu trabalho ou “rotular por um só aspecto” é errado e os números de sua carreira mostram isso. 

Por que o Palmeiras, desde sua chegada, mudou? Por diversas razões, todas atribuídas ao técnico: cativou o elenco, está dando chances a todos, motivou o grupo, fazendo com que cada um produza o melhor, dentro de suas características. Não inventou. Não quis ser o protagonista, procurou unir todos os que estão trabalhando no grupo e valorizar cada peça desta engrenagem 

Pode dar errado? 

Lógico. Podemos perder, jogar mal, não ter rendimento esperado de um ou mais atletas, etc. Mas isso não invalida o trabalho tático-técnico. 

Para quem não se lembra, vamos reprisar o que ocorreu em 1999, quando ganhamos a Libertadores. 

Fabio Screnci nos brinda com o texto abaixo. E, como prova o vídeo, foi isso mesmo que ocorreu. 

“Conheço um guarda-vidas do Palmeiras que em 1999 era gandula. 

Ele disse que na época foram assim instruídos: 

1. A regra permitia uma única bola no campo. 

Eles entravam antes e colocam uma bola embaixo de cada placa de publicidade. 

2. Um deles tinha que falar castelhano/espanhol e se posicionava atrás do banco do time adversário para ouvir as instruções do técnico e as repassava ao Felipão. 

Reparem que quando ganhamos a Libertadores nos pênaltis, todos correm na direção do Marcos. 

O Felipão, ao contrário, corre para comemorar com os gandulas que, como os jogadores, estavam abraçados e ajoelhados. 

Faziam parte do elenco.” 

Bem-vinda, de volta, família Scolari, em busca de títulos.


4 comentários:

  1. Viva a história. Viva Felipãp. Avanti verdão!

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo! Felipão é um mestre! Precisávamos de um líder de verdade no Verdão! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional,nem imaginava que envolvia tudo isso no nosso titulo da libertadores,não se trata só um treinador e sim de um pai que da conselho e chama atenção na hora que tem que chamar ,cada dia que passa fico mais fã de treinador que o povo brasileiro apedrejou e o colocou como o único culpado pelo 7x1.Obrigado Felipao pelo retorno e sei que o melhor ainda está por vir.AVANTI PALESTRA.Parabéns pelo textô Screnci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luis. Para ser grande e conquistar títulos é preciso cuidar de todos detalhes, inclusive extra campos, relacionamento, engajamento, etc. É disso que o palmeiras precisa: visualizar o todo. Quanto ao Fábio, cada texto que ele produz é um show e reproduzo com muito prazer. Aliás, este espaço é justamente para que, além de informações de nossa atuação, sejam publicadas matérias feitas pelos sócios e palmeirenses em geral.

      Excluir