sábado, 10 de outubro de 2020

FALANDO DO JOGO - OUTUBRO/2020 - PALMEIRAS 0 X 2 SÃO PAULO - MAIS UM JOGO FRACO, MAIS UMA DERROTA



Mais um choque rei neste sábado à noite.

De um lado o Palmeiras, até então invicto e surpreendido pelo Botafogo, após uma péssima partida e, de outro, o pressionado São Paulo, eliminado da Libertadores e com o técnico por um fio. 

Desde o primeiro jogo, em 1936, já foram 317 jogos, com 106 vitórias, 108 derrotas e 103 empates. 

Em nossa casa temos que nos impor e manter a invencibilidade contra o SP. Em nove jogos vencemos oito vezes e empatamos só uma. Fizemos 24 gols – muitos deles memoráveis – e só tomamos quatro. 

Novamente estaremos desfalcados pelos atletas de seleções e, ainda, perdemos Bruno Henrique, prestes a ser negociado. 

Luxa coloca em campo Jailson, Marcos Rocha, Luan, Felipe Melo, Lucas Esteves, Patrick de Paula, Zé Rafael, Lucas Lima, Raphael Veiga, Wesley e William. Um esquema diferente, com meio mais recheado e congestionado, procurando, creio eu, que haja mais fluência das jogadas. E está certo, até porque Rony não justificou a titularidade que teve até agora. Além disso, é um meio de campo ofensivo, com três meias bem autênticos. O problema é poder confiar nestes meias. 

Vamos ao jogo. 

Nos primeiros nove minutos não conseguimos criar nada e o SP teve duas chances em chutes para fora. 

Com mais posse de bola o SP levava o jogo no ritmo que lhe interessava e não conseguíamos nos impor. O SP estava visivelmente mais confortável no jogo, que não tinha muitas emoções; os dois times jogavam muito pelo meio. 

Nova chance para o adversário aos 21, com cabeçada para fora. E nossa primeira chance foi em chute forte de Wesley para fora, logo em seguida. Aos 30 Patrick chuta de longe e Volpi defende. 

Depois dos 25 minutos o Palmeiras começou a equilibrar a posse de bola e o SP não tinha mais tanta liberdade. O jogo continuava amarrado. 

Na reta final do primeiro tempo Wesley começou a aparecer pela esquerda, mas não houve aproveitamento dos cruzamentos. 

Aos 40 minutos primeira boa defesa de Jailson em chute cruzado de Reinaldo. 

Fim do primeiro tempo. Não foi um jogo bonito para se assistir. Se o objetivo do Palmeiras era congestionar o jogo conseguiu, mas também criou muito pouco. Os meias deixaram a desejar e com isso nosso ataque foi absolutamente inoperante. Aliás, os nomes William e Brenner foram poucas vezes mencionados na transmissão, mostrando que o zero a zero foi justificado pelo fraco futebol dos times. 

No segundo tempo o SP teve a primeira chance em novo chute de Reinaldo e defesa de Jailson e, pouco depois, Brenner de cabeça tocou para fora após se antecipar ao nosso zagueiro. 

Com sete minutos pênalti para o SP em falta de Lucas Esteves e gol de Reinaldo. 

Em resumo, treze minutos de jogo e ainda não fizemos absolutamente nada. Por isso Luxa mudou todo o ataque, mas o problema está no meio, muito responsável pela atuação apagada dos dois da frente. 

Veron e Scarpa deram mais velocidade, mas foi com Reinaldo, aos 23, que veio a chance mais perigosa após o gol. 

Mais duas alterações e Luan sente o músculo. Ficamos com dez, na prática, sem lateral, sem zagueiro... 

Aos 31 minutos bela cobrança de falta de Scarpa e ótima defesa de Volpi. 

O SP recuou e o Palmeiras mesmo de forma atabalhoada tentava chegar, mas sem nenhuma coordenação ou efetividade, só na base das jogadas individuais ou chuveirinhos. Já nos acréscimos o adversário, inteligentemente, prendia a bola e em contra-ataque fez o segundo. 

INFELIZMENTE, FOI UMA DERROTA MERECIDA PELA POBREZA DO FUTEBOL, PELA BAGUNÇA TÁTICA E PELAS ESCOLHAS ERRADAS.

8 comentários:

  1. Eu não acredito como estamos jogando mal. Luxemburgo não deu padrão ao time, escala mal, troca pior. Estou pessimista.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Tristeza perder pros Bambi que tem um time mediano, mas com padrão melhor que o nosso. Concordo que a derrota foi justa.

    ResponderExcluir
  3. Professor Wanderley Luxemburgo, pede o boné e vai embora. Leva junto o Lucas Lima, Rony e outros...

    ResponderExcluir
  4. O primeiro tempo da SEP foi de chorar. Como sempre esperamos tomar um gol pra tentar correr. Por que isso? É ordem do técnico ou decisão dos jogadores? A diretoria precisa tomar uma posição. Isso não pode prosseguir.

    ResponderExcluir
  5. Triste fim de sábado, mas entender a entrevista coletiva foi demais. Dizer que o time é ofensivo e vai voltar a jogar feio e retrancado é demais pra minha cabeça. Fim dos tempos. Acho que ele perdeu o controle e a razão.

    ResponderExcluir
  6. Nosso elenco não é pior que o do Santos, do Botafogo e do São Paulo. Perdemos dos últimos e o primeiro joga mais bonito que o palestra. Uma pena que isso esteja ocorrendo.

    ResponderExcluir
  7. Luxemburgo disse que está pensando em fazer o time voltar a jogar feio, mas obtendo resultado.
    Mas quando o PALMEIRAS jogou bem e bonito sob seu comando ?
    Ele é brincalhão !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigos. O futebol está nivelado por baixo e o Palmeiras entrou nessa. Triste, mas o Luxemburgo não deu nenhum padrão so time. Querer reforços é desviar o foco so trabalho mediano que faz. Jogar feio? Faz tempo que estamos vendo isso.

      Excluir