domingo, 20 de setembro de 2020

ARTIGO - SETEMBRO/2020 - DIA DO PALMEIRAS. UMA REVERÊNCIA A ESTA INSTITUIÇÃO QUE FAZ PARTE DE NÓS


Hoje, 20 de setembro, comemoramos o dia do PALMEIRAS. 

O Dia do Palmeiras foi oficializado pela Lei Municipal n.14.060/2005. Uma justa homenagem da cidade ao Campeão do Século XX, fundado em 1914, como Palestra Itália. 

As razões para mudança do nome estão expostas em artigo deste site, publicado em 20/09/2016, e acrescento que, após o Brasil se integrar à Aliança, contra o eixo, foi editado o Decreto 4.166, de 11/3/1942, que determinava que os bens pertencentes a italianos, alemães e japoneses, de pessoas físicas e jurídicas, poderiam ser confiscados e empregados pelo governo brasileiro. Com isso, muitas instituições mudaram seus nomes, inclusive o Palestra, primeiro de Palestra Itália para palestra São Paulo (março/42) e depois para Palmeiras.



Esta mudança foi carinhosamente chamada de Arrancada Heroica porque, em virtude dos conflitos, em 14 de setembro de 1942, conforme ata da reunião de diretoria, convocada pelo presidente Ítalo Adami, foi escolhido o novo nome, inspirado em sugestão do diretor Mario Minervino que, com muita sabedoria, afirmou: "Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões". 
A frase de Minervino foi profética porque, uma semana depois, em 20/09/1942, a Sociedade Esportiva Palmeiras foi campeã pela primeira vez com o novo nome, conquistando o Paulista daquele ano, numa vitória de 3 a 1 sobre o São Paulo.




O time campeão entrando em campo na final de 1942:


Este jogo entrou para a história, pois com vantagem de 3 a 1 no placar, e pênalti a favor, os jogadores do São Paulo impediram a sequência da partida, sentando no gramado. O árbitro, Jaime Janeiro, relatou na súmula deste dia que o São Paulo "fugiu". 

Um título eternizado e que jamais será esquecido por nós torcedores alviverdes e uma vergonha ao adversário. 

Naquele dia o Palmeiras jogou com Oberdan; Junqueira e Begliomini; Zezé Procópio, Og Moreira e Del Nero; Cláudio Pinho, Waldemar Fiúme, Lima, Villadoniga e Echevarrietta Técnico: Del Debbio. 

Fizeram os gols Claudio Pinho. Del Nero e Echevarrietta. 

O público foi de 55.913 pagantes e a renda de 231:239$000 

Com o título assegurado, o treinador Armando Del Debbio, proferiu outra frase célebre: “O Palestra morre líder, e o Palmeiras nasce campeão”.


Na foto acima, o inesquecível Oberdan Catani e a súmula do primeiro jogo do Palmeiras.




PARABÉNS PALMEIRENSES! 

VIVA O PALESTRA, VIVA O PALMEIRAS!

8 comentários:

  1. Lindas lembranças do time campeão do século XX. Agremiação que tem passado, presente e futuro. Clube que não foi construído num estalar de dedos nem por meio mágico de alguém. Foi sim pela luta dos bravos palmeirenses, desde o s=éculo passado.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PALMEIRAS, PARABÉNS PALESTRINOS E PALMEIRENSES...Bem me lembro da Academia 1 e 2...áureos tempos em que ia nos jogos. Hoje a idade traz limitações. Vi - como muitos - jogos históricos, presidentes competentes e infelizmente também aproveitadores da pior espécie. Só que o Palmeiras é maior que todos eles e sempre será imortal.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Foi uma justa homenagem feita pelo Serra quando prefeito. Nosso palmeiras merecia o reconhecimento pela sua grandeza, porque projeta a imagem de SP para o mundo. A história dos italianos naquele período era comovente e tiveram forças para resistir e criar nosso Verdão. Avanti Palmeiras e hoje massacrar o Grêmio.

    ResponderExcluir
  4. Nosso verdão é paixão, é emoção. Aqui é Palmeiras. parabéns pelo nosso dia.

    ResponderExcluir
  5. Nem a guerra nos fez curvar. Firmes, nossos verdadeiros palestinos foram à luta e viramos palmeiras. 🇳🇬🇳🇬

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida tudo que foi escrito até agora é a pura verdade. Nosso 💚💚💚é verde!!

    ResponderExcluir
  7. Esperando o jogo contra Grêmio leio esta bela matéria sobre nossa história. Todo dia é dia do verde. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  8. Sociedade Esportiva Palmeiras. Esse nome é forte. Esse clube é de respeito e é o nosso eterno amor.

    ResponderExcluir