sábado, 5 de outubro de 2019

ARTIGO - OUTUBRO/2019 - AS FINANÇAS DO CLUBE. A FARRA COM NOSSO DINHEIRO. PARTE II


Depois que publicamos o artigo anterior, foram divulgadas outras notícias: que o diretor remunerado estaria providenciando uma limpa, para deixar tudo mais fácil para o técnico em 2020 e que ele mesmo não ficaria (blog do Sartori, www.foxsports.com.br)

Creio mesmo que ele não tenha que ficar, posto que sua forma de atuar demonstrou estar equivocada nos últimos anos, dadas as inúmeras e inexpressivas contratações.

No entanto, soa muito estranho competir a ele o planejamento para o próximo ano, caso se confirme a intenção de não mantê-lo. Ora, a dispensa de jogadores deve estar atrelada à reposição e, se ele não será o diretor, como pode ser o encarregado das vendas?

Soa muito estranho, também, o novo técnico já querer uma limpa no elenco e formação de um outro. Ora, o técnico tem que se adaptar ao elenco, senão a cada contratação vamos comprar um monte de jogadores e a cada dispensa de treinador, novas vendas e compras. Por tudo isso que nossa dívida com a empresa patrocinadora vem crescendo, pois com as sucessivas trocas de técnico – falta de planejamento – vamos mudando o elenco uma ou duas vezes por ano. Não há finança que resista.

Para comprovar o que escrevi. Vejamos a lista de jogadores que, adquiridos na era Mattos, não mais estão conosco. Foram 71 aquisições desde 2015.


D I S P E N S A D O S: 38 + Antônio Carlos e Carlos Eduardo. Mais vendas de Mina, Moisés, Roger Guedes e Tchê Tchê

2 Goleiros 7 Laterais 7 Zagueiros 5 Volantes 6 Meias 10 Atacantes
Aranha Fabiano Emerson Santos Amaral Cleiton Xavier Alan Patrick
Vagner Egídio Jackson A.Girotto Fellype Gabriel Alecsandro
Fabricio Juninho Arouca Guerra Erik
João Paulo Leandro Almeida Gabriel Régis Kelvin
Lucas Nico Freire Rodrigo Robinho Lucas Barrios
Michel Bastos Roger Carvalho Ryder Matos Rafael Marques
Zé Roberto Victor Ramos Artur Cabral
Felipe Pires
Leandro Pereira
Ricardo Goulart


Dispensados com contratos em vigor: Vagner, Fabiano, Lucas, Emerson Santos, Juninho, Erick Guerra e Artur Cabral.
Portanto, mais de 60% dos contratados não mais estão conosco. E, mais que isso, quantos são subutilizados? Matheus Fernandes, Ramires, Dourado, Zé Rafael, Jean, Carlos Eduardo... 

Investimentos que poderiam ficar para outro momento, após pelo menos diminuirmos nossa dívida com a patrocinadora, hoje em R$ 171.000.000,00? Ao contrário, parece que “a lógica” é fazer esta dívida aumentar (?!)

Que o presidente não repita as falhas de planejamento para 2020.

3 comentários:

  1. Fleury,

    Me permita uma sugestão, seria possível apresentar uma lista de jogadores com os valores pagos e valores recebidos quando da saída, indicando, ainda, aqueles que foram comprados pela patrocinadora?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Vou tentar fazer levantamento.




    ResponderExcluir
  3. Depois de mais um jogo lamentável, Deyverson e Lucas Lima deveriam ser mandado embora junto com os iluminados que trouxeram a peso de ouro estas tralhas.

    ResponderExcluir