segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

ARTIGO - DEZEMBRO/2016 - PALMEIRAS. NOVO MOMENTO. NOVA ERA


O Palmeiras começará 2017 de forma diferente. Novos ares na Presidência e no comando do time.
Nos últimos quatro anos Paulo Nobre comandou o Palmeiras: fez alterações em diversos setores, deu início ao acerto financeiro do clube, com empréstimos pessoais para pagamento a longo prazo, inaugurou a Arena, ampliou o programa sócio torcedor e conseguiu dois campeonatos nacionais.
Nem tudo foram flores e acertos, vide, por exemplo, a excessiva compra de jogadores, muitos de péssima qualidade (no final deste a lista com todos nomes); a constante troca de treinadores; a realização da reforma do clube sem um prévio planejamento junto aos sócios, ocasionando um êxodo muito grande.
De outra parte, ações bem planejadas e executadas, redundaram em benefícios ao clube. Isso é inegável e deve ser reconhecido e merecer aplausos.
A possibilidade de aportar dinheiro próprio, em vez de se socorrer de bancos, foi uma extrema vantagem e colaborou muito com a administração e recuperação da combalida e intrincada questão financeira. O clube, em 2013, estava realmente muito mal.
O saldo foi, aparentemente, amplamente favorável, mas que precisará de ajustes para que não se transforme apenas em uma “bolha”, como já ocorreu com outros clubes.
O desafio, agora, de Maurício Galiotte é grande, pois os aportes não mais existirão e as despesas são elevadas. Se o time for bem, isso pode ser superado, mas é sempre um risco.
Será vital e realmente importante ao clube começar a gastar menos e melhor, a incrementar receitas e utilizar a base no time profissional. O país está em crise e isso tem e terá reflexo direto no futebol (torcida, investimentos, patrocínios, etc.).
E possível ter um elenco enxuto e muito forte e competitivo, pois já temos uma base sólida, sem grandes loucuras, sem dar preferência a interesse de empresários ou a “pedido” do técnico (justificativa dada para contratar Felype Gabriel, Leandro Almeida, Mouche, etc. para logo depois dispensar o técnico) e utilizar profissionalismo, tecnologia e histórico profissional do atleta antes de contratar: somente jogadores de ponta ou promessas realmente com potencial (em contratos menos onerosos ao clube). Não dá para apostar em “ex jogadores ainda em atividade”, seja na vontade ou nas condições físicas. Idade não quer dizer nada, vejam exemplos de Fernando Prass, Zé Roberto e Edu Dracena; só que estes sempre se portaram de forma correta em seus clubes anteriores e se cuidam.
Para isso existem profissionais contratados que, entretanto, não devem ter a palavra final antes de uma completa avaliação do custo/benefício. Os diretores remunerados são funcionários do clube e, por isso, a palavra final deve ser dada pelo Presidente, após a mais completa análise dos vários itens. Com efeito, por mais que se diga que “jogadores vieram só pelo salário, sem investimento”, sabemos que não é bem assim e que os tais salários são elevados, ampliando a folha mensal, sem necessidade.
Por isso, de forma coerente, o presidente Galiotte já deu entrevistas no sentido de controlar as finanças: "Minha meta é entregar um Palmeiras melhor, sempre disputando títulos, com responsabilidade administrativa e financeira. Zelarei pelos interesses do Palmeiras com a mesma responsabilidade que zelo por minha família". Isso é fundamental.
Do lado técnico, mudanças no comando; sai CUCA entra Eduardo Batista. Estilos diferentes, mas ambos com qualidades.
O time precisará de algum tempo para se acertar e o técnico deverá ter sensibilidade para montar um esquema de acordo com as características dos jogadores. E, principalmente, terá que ter liberdade para escolher os seus titulares, dentro do grupo, sem interferências externas.
Novos tempos que, sem dúvida, são promissores. O Palmeiras está rumando para o topo. Tem tudo para se manter em alto nível, mas com os pés no chão, pois a dívida, mesmo controlada, ainda é grande. De nossa parte, enquanto tivermos a confiança dos sócios para representa-los no Conselho Deliberativo, estaremos diligentes e engajados nos projetos e ações que engrandeçam o nosso Palmeiras.


Que esta festa de 2016 possa ser repetida inúmeras vezes!

Lista dos jogadores contratados nos últimos quatro anos

2013: Kleber, Menditeta, Charles, Marcelo Oliveira, Weldinho, Ananias, Tiago Martins, Tiago Alves, Serginho, André Luiz, A. Kardec, Ronny, Leandro, Rondinelly, Leo Gago e Vilson.

2014: Felipe Meneses, Eguren, Diogo, Lucio, Wiliam Mateus, Victorino, Paulo Henrique, Marquinhos Gabriel, Rodolfo, França, Gabriel, Leandro pereira, Zé Roberto, Andrei Giroto, Lucas, Vitor Hugo, Amaral, Washington, Jailson, Cristaldo, Alione, Mouche, Tóbio, Bernardo, Henrique Dourado, Bruninho Josimar e Bruno Cesar.

2015: Jackson, Kelvin, Victor Ramos, DUDU, Robinho, Rafa Marques, Régis, Roger Carvalho, Vagner, Thiago Santos, Lucas Barrios, Leandro Almeida, Alecsandro, Felpe Gabriel, Egídio, Claiton Xavier, Aranha, Arouca, Ryder Mattos e Alain Patrick.

2016: Leandro pereira, Mina, Tchê, Fabiano, Fabrício, Roger Guedes, Jean, Moisés, Rodrigo Erick e Edu Dracena.

Como se vê, poderíamos formar vários times de jogadores que não tinham nenhuma condição técnica/física de jogar no clube: Vagner (Aranha), Weldinho (Paulo Henrique), Roger Carvalho (Vitorino), Lúcio (Leandro Almeida), João Paulo, Rodrigo (Bruninho), Giroto (Amaral), Mendieta (Felipe Gabriel), Rondinelly (Felipe Menezes), Rodolfo (Cleber) e Ryder (Bernardo). Isso não pode mais ocorrer.

3 comentários:

  1. Boa tarde. Nota dez, ou melhor, mil, pela serena análise de nosso Palmeiras. Paulo Nobre mostrou amor, desprendimento financeiro e vontade de acertar e conseguiu em muitos itens. Faltou um pouco de cuidado e isso está provado pela imensa lista de jogadores sem qualificação necessária. O principal é, de fato, seguir caminho de austeridade e profissionalismo. Os interesses do Palmeiras acima de tudo e com cuidado financeiro. Que 2017 seja muito feliz para nós.

    ResponderExcluir
  2. Verdão campeão. Isso é uma maravilha, mas assusta a lista extensa dos perebas que foram contratados. Como pede o texto, que isso não se repita com o Maurício Galiotte. Alô Alexandre Mattos, mais cuidado....Queremos outros DUDUs, Zé Animal, Mina e não estes cabeças de bagre listados. Vai verde do meu coração. Giba

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de público externar meus agradecimentos aos Conselheiros Domingos Ciarlariello e Roberto Fleury pelo trabalho realizado e dizer que se depender de mim e de meus amigos sócios, vão seguir no Conselho por um bom tempo, pois isso sim é trabalho transparente.Um feliz Natal. Julio e família.

    ResponderExcluir