domingo, 13 de março de 2016

FALANDO DO JOGO - MARÇO/2016 - PALMEIRAS 2 X 0 SÃO PAULO: UMA VITÓRIA PLANEJADA

Mais um clássico do Paulistão

O Palmeiras, no aguardo da chegada de Cuca, tentará começar a se reencontrar para seguir na temporada.

O ano tem sido confuso e cheio de percalços, com os jogadores, falta de sintonia e resultados. Um começo de ano que ninguém esperava.

Para este jogo, em princípio, a escalação se mostra mais coerente, num 4-4-2 (ou 4-5-1). Futebol se ganha a partir do meio campo compactado. Não adiante ter três atacantes e um meio aberto e à base de chutões.

Nos primeiros trinta minutos, o São Paulo se apresentou mais organizado e em busca do ataque, não dando muitas chances ao Palmeiras de ficar com a bola. Mostra-se um time organizado e tem jogadores de qualidade. Mas o Palmeiras parece estar mais compactado e isso é um bom começo, embora não haja criação.

Nenhum esquema resiste à indiferença dos jogadores. Neste jogo vários jogadores estão abaixo do nível, apáticos e sem nenhuma produtividade. Isso está dificultando manter a posse da bola e evitar esta pressão do São Paulo que, até agora, está sendo neutralizada pela defesa.

Até os 33 minutos tivermos duas jogadas de ataque mais coordenadas e com demonstração que é possível também pressionar. E, aos 34, um lance bizarro, uma sequência de passes e dois jogadores se atrapalham na hora da finalização. 

Na reta final do primeiro tempo o Palmeiras mostrou que tem condições de apresentar um futebol melhor, pensado, com troca de passes e objetividade. Isso se retratou na boa chance aos 41 minutos, com bela defesa do goleiro.

Resumo do primeiro tempo. Um jogo chato e sem criatividade.

No segundo tempo o panorama não se alterou, o Palmeiras retornou como acabou o primeiro, mais toques e mais posse de bola e, com uma diferença: alguns jogadores “entraram no jogo” e isso foi fundamental.

A partir dos 16 minutos, com as alterações, o São Paulo ganhou qualidade no passe e tentou pressionar outra vez. Mesmo assim, tivemos alguns contra-ataques, como aos 22 minutos. E, enfim, o gol aos 29 minutos, com DUDU, após jogada pela direita bem planejada.

A partir do gol o Palmeiras dominou o jogo e chegou ao segundo e belo gol de Robinho (como sempre).

Foi um futebol de resultado. Jogo fechado e com boa solidez na defesa. Isso é importante, pois a vitória é o objetivo. Mas alguns jogadores têm condições e potencial de se apresentarem de forma mais convincente e, tecnicamente, com melhor qualidade. Se houver determinação, engajamento e luta, teremos chances de ótimos resultados nesta temporada.

Na quinta feita teremos jogo decisivo. Uma derrota pode representar o fim do sonho da Libertadores. É preciso melhorar muito, mas há potencial para isso. Vamos ver o que Cuca, com dois treinos, pode ajudar neste momento.

Há uma luz no caminho do Palmeiras

5 comentários:

  1. Futebol sem brilho. Vontade não faltou e teve mais inteligência. Vai verdão.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Num dia histórico para o país, vimos nosso palmeiras mais coeso. Vamos dar a volta por cima.

    ResponderExcluir
  3. Será tão difícil aos técnicos perceberem o quanto o futebol é simples. Ganha jogo no meio de campo.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro tempo fraco. O Palmeiras se limitou a brigar pela bola e, quando conseguia, não sabia o que fazer com ela. No segundo tempo, o time se acertou. Jogou de forma mais organizada, aproveitando os contraataques. Resultado muito bom. Da um alento para o Cuca começar seu trabalho com menos pressão.

    ResponderExcluir
  5. Saudações verdes. Que o CUCA nos traga um padrão de jogo e faça da raça e inteligência do segundo tempo uma constância.

    ResponderExcluir