terça-feira, 24 de março de 2020

CANTINHO DA SAUDADE - MARÇO/2020 - DJALMINHA, UM MALABARISTA DE CHUTEIRAS


Djalma Feitosa Dias, filho do inesquecível Djalma Dias, santista nascido em 9/12/70, mais conhecido como Djalminha, vestiu nosso manto sagrado, além de clubes como La Coruña, Guarani e Flamengo.

Um meio campo canhoto, clássico, de toques refinados, dribles desconcertantes, chutes precisos e jogadas inteligentes, sabia misturar técnica com criatividade.

Honrou nossas cores entre 1996 e 1997, com 88 jogos e 47 gols.

Fez parte daquele incrível esquadrão Campeão Paulista de 1996, com mais de cem gols, o drean team verde.

Naquele paulistão o verdão, no primeiro turno, ganhou 14 jogos e empatou um; já no segundo turno vencemos 13, empatamos uma e perdemos uma. Conseguimos 83 de 90 pontos disputados. Uma façanha histórica: ficamos 30 pontos à frente do segundo colocado.

Estava prevista final entre o campeão do primeiro e do segundo turno, mas não demos chance a ninguém e vencemos os dois turnos.

Tivemos goleadas inesquecíveis: 6 x 1 sobre a Ferroviária, 7 x 1 no Novorizontino, 8 x 0 diante do Botafogo e o impagável 6 x 0 sobre o Santos, na Vila.

Com nossa camisa venceu, ainda, as Taças Xangai, Jihan, Pequim, da Amizade e o Troféu Naranja.

Djalminha foi o jogador responsável por executar a primeira cobrança estilo “cavadinha” no Brasil (esta foi criada em 1976 pelo tcheco Antonín Panenka, na final do Campeonato Europeu de 1976). Um lance perigoso, mas altamente plástico, que leva o público à loucura.

Irreverente e com temperamento inquieto, teve vida curta na seleção por conta de um episódio em um treino, quando desentendeu-se com o treinador Javier Irureta, desferindo-lhe uma cabeçada.

Relembre nosso bailarino.



6 comentários:

  1. Excelente jogador, mas sem cabeça no lugar.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite. Djalminha foi um craque com a bola, mas se perdeu.

    ResponderExcluir
  3. Este time de 96, com luxa, era muito bom. 102 gols num só campeonato.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite. Foi sem dúvida um ótimo jogador e honrou nosso manto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Djalminha foi um baita jogador. Muito técnico e inteligente. Foi bom rever seus lances.

    ResponderExcluir
  6. Um ataque de cem gols no ano de 1996.Eu vi estes jogadores na pré temporada em Serra negra. Foi lindo. Tenho tudo na minha mente.

    ResponderExcluir