terça-feira, 25 de junho de 2019

CANTINHO DA SAUDADE - JUNHO/2019 - VALDÍVIA, EL MAGO

Jorge Luís Valdívia Toro. O venezuelano que fez carreira no Chile, mas que nasceu ao mundo após o Palmeiras, foi sem dúvida um de nossos ídolos.

Irreverente, carismático e muito técnico, Valdívia desequilibrava as partidas.

Não fosse o seu temperamento e comportamento como profissional, poderia ter se destacado ainda mais. Foi alvo de muitas polêmicas extracampo, contusões e vida um tanto agitado para um atleta.

Armando Nogueira cronista esportivo, escreveu um bilhete ao chileno, leia a seguir um trecho: "[...] Quando um brucutu te dá um pontapé, ele não está agredindo apenas e tão somente o cidadão Valdívia; ele está afrontando toda uma dinastia que foi canonizada pelas canelas de Stanley Matthews, de Garrincha, de Zico, de Júlio Botelho, de Maradona e de tantos outros apóstolos do evangelho do drible. Acontece que o drible não é como o sol que nasceu para todos. O drible acabaria se tornando um privilégio. Só os eleitos merecem o dom que, por sinal, os deuses te concederam. (Dale Albo, 7 de março de 2008)

O atleta ficou marcado por seu famoso chute no ar (quando apenas ameaça chutar) e pelas provocações que irritavam os adversários (chororô). Era ídolo das crianças.

O seu futebol era diferenciado, muita técnica e habilidade para prender a bola, chamar a atenção da marcação e ajudar o time. Chutava bem e tinha bom passe.

Em 5 de agosto de 2006, por US$ 3,5 milhões (cerca de R$ 8 milhões), foi comprado pelo clube, valor mais alto que o Palmeiras já havia desembolsado por um jogador estrangeiro, até então.

No Palmeiras, nas duas passagens, jogou 241 vezes e fez 41 gols.

Levantou os campeonatos da Copa do Brasil (2012 e 2015), Brasileiro da série B de 2013, Paulista de 2008 e Aegon Ajax Internacional Challenge de 2012.




2 comentários:

  1. Valdívia foi um dos tantos craques que tivemos o prazer de ver vestindo nossa camisa. Um jogador diferenciado em uma fase não tão digna dos feitos da SEP ! Mesmo assim honrou com tamanha vontade de vencer e de levar o Palmeiras aos seus melhores dias. Devemos prestar homenagem ao Mago com seu futebol diferenciado em um time que pouco o ajudava. Ainda assim conseguimos um Bi campeonato da Copa do Brasil e o Paulista de 2008. Parabéns a homenagem a um dos tantos ídolos desse esquadrão único e incomparável !

    ResponderExcluir
  2. Esse comentário foi Aurelio DF

    ResponderExcluir