sexta-feira, 28 de junho de 2019

ARTIGO - JUNHO/2019 - NOSSO COMANDANTE




Quando foi anunciada sua contratação, em meados de 2018, muita gente, especialmente da imprensa, afirmou que era uma loucura, um técnico ultrapassado, uma decisão patética....e muito mais.

Um técnico com setenta anos, que tinha ido mal na copa do mundo de 2014, que estava isolado no futebol da China, foi prato cheio para as críticas daqueles que não gostam do Palmeiras e adoram denegrir sua imagem.

Pois bem, nosso comandante voltou e calou a boca de todos.

Se é certo que muitas vezes nós mesmos – palmeirenses – o criticamos, por certa teimosia, por algumas partidas ridículas, a chamada turma do amendoim ou da castanha, também não dá para negar a absoluta eficiência do time.

Primeiro ele arrumou a defesa e encontrou na dupla Luan e Gustavo Gomez uma muralha; acertou posicionamento de Felipe Melo que subiu muito de produção, atuando muito mais atrás agora e fechou o círculo defensivo com posição dos laterais e de Bruno Henrique.

Depois, em complemento, do meio para frente, com entrada de Zé Rafael e boas atuações de Rafael Veiga, conseguiu dar um equilíbrio no meio, na transição, no fechamento de espaços e no ataque. O meio ficou mais povoado e participativo, fazendo com que Dudu e Deyverson participem mais.

O time ficou mais ajustado, menos exposto e com isso conseguiu também uma capacidade de “abafa” e de fazer pressão no começo dos jogos, definindo-os com mais rapidez. O jogo contra o Santos foi emblemático: um abafa, dois gols e quando o adversário tentou acordar já era tarde.

Tudo é possível por força do bom elenco e da capacidade do técnico de se reinventar, de ver o momento, os adversários, o contexto do futebol. É um trabalho de equipe. Erros são cometidos, isso faz parte do ser humano, mas os torcedores sempre querem mais, e a busca pela perfeição é inevitável.

Para se ter uma ideia da eficiência, nesta terceira passagem, foram 64 jogos, com 44 vitórias, 15 empates e cinco derrotas, ou 76,57% de aproveitamento.

Em 2019 os números são melhores ainda: 33 jogos, 23 vitórias, 8 empates e duas derrotas, marcando 53 e tomando 09 gols. Incríveis 77,77% de aproveitamento.

Números impressionantes e, assim, temos a certeza que, aliado a um futebol de qualidade, teremos muitas alegrias. A torcida tem o direito de ver um bom espetáculo a cada jogo. O clube tem receitas expressivas, mas também gastos enormes com o futebol e, assim, os jogadores precisam se esforçar para recompensar todo este investimento.

O Palmeiras é hoje concorrente direto a todos os títulos nacionais e sul americanos que disputar. Mas, para isso, não pode haver acomodação e cada jogador tem que saber de sua importância na engrenagem e, quando foi requisitado seu trabalho, atuar muito bem.

Que este segundo semestre de 2019 nos traga alegrias e títulos.

3 comentários:

  1. Esse é o nosso comandante!!!

    ResponderExcluir
  2. Felipão é teimoso, mas sabe o que faz. Seremos bi este ano

    ResponderExcluir
  3. Foi um risco que deu muito certo até agora. Vamos pra cima deles Felipão.

    ResponderExcluir