quarta-feira, 11 de outubro de 2017

ARTIGO - OUTUBRO/2017 - A FORÇA DA TORCIDA

Da pacata e elegante torcida aos tempos modernos, de pura emoção.

Algumas torcidas se intitulam as maiores do mundo, outras se alcunham de bando de loucos, outros tem nomes de fanáticos, mas, nenhuma, canta e vibra com o time como a nossa.

Já tivemos, ao longo da história, centenas de  episódios de comprovação deste amor incondicionado pelo verdão.

A mais recente demonstração de força e de apoio ao time veio na partida contra o Cruzeiro, nesta última edição da Copa do Brasil, quando perdíamos por três a zero do Cruzeiro e, no segundo tempo, a torcida inflamou o time que chegou ao empate. Quem relata isso não é um torcedor, mas um jogador do adversário, conforme confessou Tiago Neves para todo o Brasil, por isso este artigo, agora, em nossa homenagem: torcedores do Palmeiras.


Tivemos muitas outros. Vamos a alguns momentos marcantes.

1974 – Final do Paulistão
O Morumbi era totalmente preto e branco (120.522 presentes). A cidade esperava a final e o título do Corinthians, após vinte anos. Mas, heroicos palmeirenses foram ao Morumbi e numa proporção de um para dez, fizeram barulho, ajudaram o time a vencer por um zero, gol de Ronaldo.

1999 – Final da Libertadores
O parque Antártica estava abarrotado. Não cabia mais ninguém e só a vitória interessava, para ir aos pênaltis. Evair e Oséas fizeram os gols na vitória de dois a um e, nos pênaltis vencemos. Vale registrar a incrível performance de Marcos, ao longo da campanha, pegando pênaltis e quando despontou à glória.

2. 2003 – Série B 
O Palmeiras além de vencer com folga o campeonato e ter revelado jogadores como Wagner Love, Diego Souza, Edmilson, que renderam frutos ao clube, a torcida fez a parte dela e não abandonou o time, ao contrário o abraçou e voltamos à elite. A média de público foi de 18.626, com total de 335.269 pessoas. O antigo Parque Antártica recebeu, em 15/11/03, 28.618 pessoas para assistir ao jogo contra Marília.

2015 – Final da copa do Brasil
Jogo tenso. O título em disputa após perder o primeiro jogo por um a zero. Só a vitória interessava. O segundo jogo foi realizado no dia 2 de dezembro no Allianz Parque e representou a primeira final de um campeonato disputado na nova arena do Palmeiras. No tempo normal, abrimos dois a zero, o que nos dava o título, com DUDU aos 39 minutos. Uma ducha de água fria veio aos 41 com gol de Ricardo Oliveira. Mas isso não desanimou a torcida, ao contrário, fez Fernando Prass crescer, pegar um pênalti e ainda fazer o último gol, que deu o título. Uma alegria incontrolável. A final entre Palmeiras e Santos também quebrou dois recordes do Allianz Parque: o maior público pagante da história da arena e a maior arrecadação com bilheteria em jogos do Palmeiras até então no novo estádio. O público foi de 39.660 espectadores e a renda totalizou R$ 5.336.631,25.

Torcida do Palmeiras na final da Copa do Brasil de 2015


Incrível é a vontade dos torcedores de filmarem as partidas e a própria torcida, em vários momentos, para externar a alegria, por isso alguns vídeos amadores a demonstrar este amor ao verde. Como diz a música o AMOR É VERDE, BRANCA A RAZÃO, EU PLANTEI PALMEIRAS NO CORAÇÃO. Parabéns à nação palmeirense.



Assista alguns videos:







Fontes:

3 comentários:

  1. O melhor do Palmeiras sempre foi e será o palmeirense.
    Destaco outro momento mágico da nossa torcida, se me permite. Anos 80 (mesmo com times abaixo da tradição alviverde) lotávamos o estádio na esperança do "agora vai".
    Saímos frustrados.
    Mas nunca abandonamos. Pelo contrário. A fé Palestrina só aumentava. 1993 (ano mágico) fomos campeões de renda e público do 1º ao último jogo.
    Nossa fé nos tirou da fila.
    Palmeiras é Palmeiras. Fernando.

    ResponderExcluir
  2. Meu bisavô fez parte desta torcida recatada, meus avós e pais da torcida do parque antártica e eu sou da geração Allianz. Muito boa esta sacada e o Thiago Neves mostrou que é inteligente e sincero.

    ResponderExcluir
  3. Esta série falando sobre os torcedores será muito iespecial, não apenas dentro da Arena, como em outras cidades e países. Caberá mostrar também o trabalho das organizadas, tão criticadas, os torcedores sem ingresso que acompanham nos bares, nas ruas, outros se juntando no trabalho, na Escola, nos condomínios. Vou continuar colaborando com fotos, videos e ideias. Esta página é muito interessante para todos nós.

    ResponderExcluir