quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A VOZ DO TORCEDOR - OUTUBRO/2017 - UMA CHUVA DE GOLS DO VERDÃO

Palmeiras - 1965












Palmeiras no Palestra Itália

Por Sérgio Santana - 23/10/2017

Tenho muitas memórias do Palmeiras e do Palestra Itália. Meu convívio nesses “santuários” já duram
quase 60 anos. 

Estivemos com Dom Ernesto Filpo Nunes, vimos as embaixadinhas do Djalma Santos, a estreia do Luiz Pereira, os desfiles do Ademir da Guia, a Libertadores de 99, o Marcão jogando a camisa pra galera. 

Com tantas lembranças, talvez a mais marcante aconteceu em 1965, num sábado à tarde chuvoso tive a oportunidade de reunir numa so experiência as minhas grandes paixões; “O Estádio Palestra Italia, o Clube e a Equipe de futebol do Palmeiras.

Eu estava jogando polo aquático na piscina olímpica do Clube. Era um treino. Nós parávamos para ver os jogos, quando coincidia com os nossos treinos e assistíamos da plataforma de saltos. 

Neste dia, o jogo era contra um time de camisa vermelha, a Ferroviária de Araraquara. O Palmeiras saiu perdendo, chegou a estar em desvantagem de 1x3. Com apreensão subimos a plataforma, justamente quando fizemos o segundo gol. Garoava, quando o Ademar Pantera empatou, 3x3 e virou pra nós num 4x3 no finalzinho. Foi um gol atras do outro. Com a euforia, saltamos da plataforma para a piscina para terminar o treino.

Ferroviária - 1965

Foi inesquecível assistir a intensidade do time naqueles minutos finais. Germano, Servilho, Ademar Pantera, Ademir da Guia e Rinaldo foram pra cima daquele time grená com calções brancos. Inesquecível.

E ali estavam juntos; “o Estádio Palestra Itália, o Time do Palmeiras e o Clube da Sociedade Esportiva Palmeiras num momento mágico que jamais esquecerei.

Dados do jogo e os jogares que atuaram na partida

8 comentários:

  1. Boa tarde. Confesso que quando desde jogo ainda não acompanhava futebol, pois tinha dois anos. Mas deve ter sido um belo jogo que marcou o amigo Sérgio. Graças ao Fábio Screnci conseguimos a súmula da partida. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Contemporâneo do colega Sérgio Santana, também me lembro deste jogo. Já sem tantos detalhes que agora foram revividos na memória. Joseph

    ResponderExcluir
  3. O Sérgio Santana eu conheci há poucos anos. Ele se destaca pelas histórias que conta e o amor que tem pelo Palmeiras. Como tantos de nós também tem. Ele divide esse amor entre o Estádio, o Clube e o time do Palmeiras. Pratica natação desde a década de 60, como mencionou no texto. E com humor afirma que já "empurrou" muita água naquelas piscinas. Entendo que somos diferentes dos rivais de São Paulo, porque tratamos o Palmeiras como se fosse um parente muito próximo. Esse espaço no site eu venho propagando para que as pessoas contém as suas histórias, que não vão ficar perdidas em palavras, "molhadas" pela cerveja. Ficarão registradas aqui sobre um grande jogo, mesmo que não tenha sido presenciado no Estádio. Sofremos e nos divertimos também em casa, nos bares, na faculdade, nas ruas vendo o Palmeiras jogar. Obrigado Fleury pelo espaço, esperemos novas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este espaço é destinado a todos que, como nós, amamos o Palmeiras.

      Excluir
  4. Achei bem bacana estas novas possibilidades do site. Além de trazer informações fidedignas do que acontece, mantendo is sócios, como eu, inteirados dos fatos, nos dá oportunidade de recordar jogos famosos, ídolos e partidas especiais para alguns. Mais um gol de placa do nosso conselheiro.

    ResponderExcluir
  5. Este time formou a primeira academia. Um time fantástico que nos encantou nas décadas de sessenta e setenta. Muito boas lembranças. Saudades de um bom futebol.

    ResponderExcluir
  6. Sou de uma geração que não vou nenhum desses jogadores em campo. Mas qual palmeirense não ouviu falar em Valdir, Dudu, Divino Ademir e o grande pantera? Mesmo os mais jovens sabem de seus feitos. Giba

    ResponderExcluir
  7. A qualidade dos artigos surpreende. Tudo bem escrito, bem feito e caprichado. Parabéns ao conselheiro pela iniciativa. Muitas histórias aqui estão apenas nas lembranças dos nossos caríssimos amigos de coração verde. Compartilhar tudo isso é de uma gentileza ímpar.

    ResponderExcluir