sábado, 7 de outubro de 2017

A VOZ DO TORCEDOR - OUTUBRO/2017 - PAULISTÃO DE 2008


Chegou a vez de trazer informes sobre os jogos inesquecíveis de Fábio Screnci, descritos nos comentários do post de setembro/17, sobre a Nossa Casa e as lembranças marcantes.

Relembra ele diversos jogos - em momentos bem distintos - que deixaram marcas em sua mente. Vou destacar aqui, dois deles, do Paulistão de 2008.

Campeonato em que nos sagramos campeões e foi recheado de boas surpresas. Tivemos o melhor ataque, com 45 gols e artilheiro do campeonato, Alex Mineiro com 15. Só tomamos 18.

Foram 15 vitórias, quatro empates e quatro derrotas:

17/1 - Palmeiras 3 x 1 Sertãozinho 

20/1 - Santos 0 x 0 Palmeiras 

23/1 - Marília 0 x 1 Palmeiras 

26/1 - Palmeiras 2 x 2 Mirassol 

30/1 - Palmeiras 0 x 1 Ituano 

02/2 - Noroeste 1 x 0 Palmeiras 

06/2 - Palmeiras 0 x 3 Guaratinguetá 

09/2 - Palmeiras 3 x 1 Guarani 

16/2 - Juventus 0 x 4 Palmeiras 

20/2 - Rio Claro 1 x 1 Palmeiras 

23/2 - Palmeiras 1 x 1 Rio Preto 

02/3 - Corinthians 0 x 1 Palmeiras 

09/3 - Bragantino 2 x 5 Palmeiras 

12/3 - Palmeiras 2 x 1 Ponte Preta 

16/3 - Palmeiras 4 x 1 São Paulo 

22/3 - Paulista 0 x 2 Palmeiras 

26/3 - Palmeiras 1 x 0 Portuguesa 

29/3 - Palmeiras 3 x 1 São Caetano 

06/4 - Barueri 0 x 3 Palmeiras 

Semifinais: 

13/4 - São Paulo 2 x 1 Palmeiras 

20/4 - Palmeiras 2 x 0 São Paulo 

Finais: 

27/4 - Ponte Preta 0 x 1 Palmeiras 

04/5 - Palmeiras 5 x 0 Ponte Preta 

Protagonizamos o jogo com maior público na vitória por um a zero contra Corinthians, no Morumbi, em 2/3/08: 48.930 pagantes: o jogo do chororô do Valdívia.

O jogo da semifinal contra o São Paulo, no velho Jardim Suspenso foi, de fato, marcante.

No primeiro jogo perdemos por dois a um (com aquele absurdo gol de mão de Adriano, validado pela arbitragem) e só a vitória nos levaria, outra vez, a uma final de paulistão, após nove anos.

Vencemos por dois a zero e o jogo foi marcado por três polêmicas: um suposto gás injetado nos vestiários do São Paulo, um apagão de iluminação e irreverência de Valdívia, na comemoração do segundo gol.

Dados da partida:

Estádio: Parque Antarctica,

Data: 20/04/2008

Árbitros: Wilson Luiz Seneme e Emerson Augusto de Carvalho e Vicente Romano Neto

Público: 27.680 pagantes

Renda: R$ 1.140.355,00

Cartões amarelos: Élder Granja (Pal), Dagoberto (SP), Fábio Santos (SP), André Dias (SP), Valdivia (Pal), Jorge Wagner (SP), Rogério Ceni (SP) 

Cartões vermelhos: André Dias (SP), Martinez (Pal)

Gols: Léo Lima, aos 22min do primeiro tempo. Valdivia, aos 39 minutos do segundo tempo

Palmeiras: Marcos, Élder Granja, Gustavo, Henrique. Leandro, Martinez, Léo Lima, Diego Souza (Wendel), Valdívia, Alex Mineiro (Lenny), e Kléber (Denílson).

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

São Paulo: Rogério Ceni, Alex Silva, André Dias, Miranda, Joílson, (Sérgio Motta), Fábio Santos, Hernanes, Jorge Wagner, Júnior (Hugo), Dagoberto (Borges); Adriano.

Técnico: Muricy Ramalho

Já os jogos da final nem tiveram muita emoção ou preocupação. Na primeira, em Campinas, vencemos por um a zero, gol de Kleber. No jogo da volta, um passeio ou um massacre:

Dados da Final – segundo jogo.

Data: 4/5/2008

Estádio: Parque Antártica

Resultado: Palmeiras 5 x 0 Ponte Preta

Gols: Ricardo Conceição contra (19’ do 1ºT-PAL), Alex Mineiro (33’ do 1ºT-PAL), Valdivia (27’ do 2ºT-PAL), Alex Mineiro (30’ do 2ºT-PAL) e Alex Mineiro (32’ do 2ºT-PAL).

Cartões vermelhos: Deda (PPR) e Diego Souza (PAL)

Árbitro: Cleber Wellington Abade (SP)

Público: 27.927

Palmeiras: Marcos (Diego Cavalieri); Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdivia; Kléber (Denílson) e Alex Mineiro (Lenny). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Ponte Preta: Aranha; Eduardo Arroz, César, João Paulo e Vicente; Deda, Ricardo Conceição, Elias (Giuliano) e Renato Cajá; Luís Ricardo e Leandro (Wanderley). Técnico: Sérgio Guedes.













Fontes: terra.com.br; wikipedia.org; palmeiras.com.br

9 comentários:

  1. Muito bom seu trabalho. Essa, inclusive, nossa última conquista de um Paulistão. Ano que vem esperamos ter sucesso novamente. Obrigado por esta recordação.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, fique arrepiado e com saudades daquele ano apos ver estes vídeos. O Mago voando em campo e pondo no bolso os adversários, bambis, gambás e outros. Meu e nosso palestra.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Fábio, o agraciado da vez, caro conselheiro e palmeirenses. Eu estou admirado com todo o trabalho pelo nosso verdão. Este site, como já disseram vários e vários leitores e comentaristas, é diferente, isento, lúcido e revela interesse pelo bem do clube. Eu admiro e parabenizo todo este esforço e, redobro os cumprimentos pelas novas iniciativas que teve para divulgação por aqui. Um bom domingo a todos. Julio Cesar.

    ResponderExcluir
  4. Caros amigos. Uma boa tarde a todos, apesar da chuva.
    Eu agradeço a audiência e incentivo de todos. Unidos, com transparência e informação, vamos transformar o nosso verdão de uma vez por todas em um clube de ponta, profissional e campeão de forma perene.
    Estes novos posts dos jogos dos leitores, dos nossos ídolos e de grandes clássicos da história foram sugestões dos amigos, inclusive do Fábio, a quem é dedicado o artigo de hoje.
    Foi uma forma de, aproveitando tempos sem futebol, possamos reviver um pouco da história do verdão.
    Quem tiver interesse em ver divulgado detalhes de um jogo, de algum ídolo, é só pedir.
    Na segunda feira teremos um post sobre um ídolo da década de setenta, já falecido, mas que nos deu o título de 1976. Bom fim de semana a todos.

    ResponderExcluir
  5. Impressionante o cuidado e capricho com o conteúdo desse site. Textos ricos, conteúdo de primeira, tudo bem organizado, isento e principalmente honesto. Precisamos disso, o Palmeiras precisa disso. A ideia de dar espaço para os leitores foi excelente! Com certeza agregará mais conhecimento e compartilhará experiências vividas com e pelo Palmeiras.
    O formato está ótimo, os vídeos e fotos dispostos de maneira clara e direta, o conteúdo fácil e gostoso de ler. Espero um dia poder também colaborar de alguma forma para tornar maior ainda o já gigante Palmeiras.
    Parabéns ao conselheiro pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. O trabalho é em prol do clube e dos torcedores. Com certeza espero sua contribuição e a de todos que se dispuserem a tal. Abraços.

      Excluir
  6. Sou paulistano, Palmeirense e no ano da conquista desse campeonato paulista (2008) morava em Cabo Frio/RJ. Depois de uma aventura incrivel, consegui comprar 3 ingressos para assistir essa final. Eu, minha filha que é palmeirense e fã do Valdivia e minha esposa que apesar de Flamenguista, nesse dia sentiu o peso da nossa torcida!!! Maravilhosa recordação!!! Chego a ficar emocionado em rever essas imagens!!!! Muito obrigado!! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde João. Que bom que tenha gostado. Sabe, preparar estes artigos, assistir os jogos, selecionar as imagens é muito legal e dá uma saudade grande. Vamos seguir com nosso verdão sempre vitorioso. Abços.

    ResponderExcluir
  8. Sérgio Santana

    Memórias. 23/10/2017

    Palmeiras no Palestra Itália

    Tenho muitas lembranças do Palmeiras e do Palestra Itália. Meu convívio nesses “santuários” já duram quase 60 anos.
    Estivemos com Dom Ernesto Filpo Nunes, vimos as embaixadinhas do Djalma Santos, a estreia do Luiz Pereira, os desfiles do Ademir da Guia, a Libertadores de 99, o Marcão jogando a camisa pra galera, entre tantas outras lembranças guardadas na memória.
    Uma delas, talvez a mais marcante aconteceu em 1965. Foi num sábado à tarde chuvoso que tive a oportunidade de reunir numa só experiência as minhas grandes paixões; “O Estádio Palestra Itália, o Clube e a Equipe de futebol do Palmeiras.

    Estávamos jogando polo aquático na piscina olímpica do Clube. Era um treino. Nós costumávamos parar para ver os jogos quando coincidia com os nossos treinos e assistíamos da plataforma de saltos.
    Neste dia, o jogo era contra um time de camisa vermelha, a Ferroviária de Araraquara. O Palmeiras saiu perdendo, chegou a estar em desvantagem de 1x3. Com apreensão subimos a plataforma, justamente quando fizemos o segundo gol. Garoava, quando o Ademar Pantera empatou, 3x3 e virou pra nós num 4x3 no finalzinho. Foi um gol atras do outro. Com a euforia, saltamos da plataforma para a piscina para terminar o treino.
    Foi marcante presenciar a intensidade do time naqueles minutos finais. Germano, Servilho, Ademar Pantera, Ademir da Guia e Rinaldo foram pra cima daquele time grená com calções brancos. Inesquecível.
    E ali estavam juntas três paixões; “o Estádio Palestra Itália, o Time do Palmeiras e o Clube da Sociedade Esportiva Palmeiras num momento mágico que jamais esquecerei.

    ResponderExcluir