quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ARTIGO - JANEIRO/2017 - OS GRANDES DESAFIOS PARA 2017


O ano de 2017 já começou. O Palmeiras terá três grandes desafios neste período. 

1 - No futebol. 
O time está sendo remontado, já foram oito contratações e outro tanto de dispensas. Houve certa alteração do perfil dos jogadores: trocam-se promessas (da base ou contratados) e são incorporados jogadores já mais maduros e com características bem definidas. Principalmente com Michel Bastos, Felipe Melo, Guerra e William demonstram que a opção foi por um time mais encardido e com personalidade. 
Isso tem sua utilidade, mas não podemos esquecer que o passado recente de alguns deles talvez não recomendasse as contratações. Além disso, já passaram dos trinta e poucos anos e foram feitos contratos de longa duração. Já tivemos experiências recentes que não deram certo neste modelo (Arouca, Rafa Marques, Barrios, Claiton Xavier...).
Além deles foram feitas contratações questionáveis, a pedido do técnico, e também já tivemos problemas com isso (Gareca, Osvaldo de Oliveira e Marcelo Oliveira: Mouche, Tóbio, João Paulo, Giroto, Rodrigo, Felipe Gabriel, Ryder, Régis, Roger Carvalho, Leandro Almeida, Aranha, etc. etc.), até por influência exagerada de um único empresário.
Não há dúvida que há um certo risco, espero que tenha sido calculado. Tomara que tudo dê certo, mas o técnico terá trabalho e dificuldades para controlar o vestiário. Se conseguir e o grupo “der liga” e permanecer unido por toda a longa temporada, as chances de êxito nas competições são grandes. Esse foi o diferencial no ano passado.
O Palmeiras já estava estruturado para seguir outro caminho, investindo mais em qualidade, aproveitando melhor as receitas e gastando de forma ordenada, além de integrar melhor a base. 
Deveria projetar um futuro a longo prazo e não se fixar apenas em um campeonato (Libertadores). Se a cada ano formos promover grandes reformas, perderemos o conjunto e identidade, além de dinheiro. O que se vê é, aparentemente, o inverso, em busca de sucesso apenas a curto prazo e com jogadores bem rodados.
Esse erro já foi cometido por vários outros clubes. A nova direção do Palmeiras precisa se acautelar e estar atenta a isso. 

2 - No clube. 
Além de entregar de forma definitiva as novas instalações, o clube precisará concluir a reforma do estatuto. A comissão especial, da qual faço parte, instalada em 2013, se reuniu por cerca de cem vezes e construiu um texto; foram apresentadas, posteriormente, emendas que foram discutidas em intermináveis reuniões e formatado novo documento, agregando várias delas. Agora, haverá de ter um rumo: ou se discute e aprova um novo estatuto moderno e coerente ou, atendendo a posições mais conservadoras, se opta por alterações pontuais e faz com que o documento vire uma colcha de retalhos. 
O sócio terá participação fundamental nisso, pois, além de referendar em assembleia, ele escolherá agora em fevereiro novos conselheiros que decidirão pela reforma.

3 - Na eleição para o Conselho Deliberativo. 
No próximo dia 11 de fevereiro, das 10 às 19 horas, os sócios escolherão 76 novos conselheiros, para mandato de quatro anos. 
É hora de mostrar que não há mais espaço para feudos e votos sem preocupação com a posição dos candidatos e saber o que estes pensam e querem para o clube.
Participe, vote consciente e exija dos seus candidatos posições e compromissos com o clube.
De minha parte vou apoiar o candidato Domingos A. Ciarlariello, nosso parceiro neste trabalho de transparência e informação ao associado.

Temos o maior interesse em prosseguir ajudando o clube, informando o sócio. Mas, para isso, precisamos continuar no Conselho Deliberativo.

12 comentários:

  1. Boa noite. Tem fundamento a preocupação do Conselheiro e há risco de não dar certo. Tomara que o técnico consiga controlar tudo. No clube chega dos mesmos e dos tradicionais caciques que só emperram as coisas. Conheço e por isso apoio e também votarei no Domingos Ciarlariello. Julio

    ResponderExcluir
  2. Depois das férias voltamos com tudo. Mattos e Eduardo Uram dando as cartas. Justa a manifestação do Fleury. Poderíamos escolher um caminho melhor. Que pelo menos consigamos um título internacional, senão perderemos todos estes anos de boa gestão. Também vou de domingos nesta eleição. Qual número Dele,? Paulo 2017

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Todos estaremos na torcida, mas é um risco. Grato pelo apoio ao Domingos. O número dele é 201.

      Excluir
  3. Como torcedor estou acreditando que vai da liga e esse time vai arrebentar. Mas analisando friamente é uma temeridade um elenco com figuras explosivas dentro e fora do campo. Um ano de loucuras nos espera...Giba

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde palestrinos. Que saudades deste espaço democrático, após as festas natalinas. Espero que todos tenham passado bem. "Avanti palestra". Um time explosivo, para o bem ou para o mal. É o meu resumo. Não sou pessimista, mas também não quero criar expectativas frustrantes. Bem, no clube já fui e adorei as novas instalações e aguardo ansioso poder discutir o estatuto. Fleury e Domingos, estamos com vocês nesta luta, podem contar com meu voto. Paulo Teixeira Jr

    ResponderExcluir
  5. Eu discordo um pouco dos comentários. Fizemos um time forte e experiente, malandro e com qualidade. Tudo bem que tem "esquentadinhos", mas em campo isso vai ajudar.

    ResponderExcluir
  6. Voltei de viagem e somente agora vi esta nova, interessante e atual postagem. Tenho para mim que estamos com duas possibilidades; ganharemos muito ou seremos o mico do ano. Este elenco tá no limite para um lado ou outro. Muita expectativa, muito dinheiro, muita badalação e pode ser um furo na água ou pode dar certo. Os nossos adversários estão se reforçando de forma mais comedida, mas montando bons times. Uma grande perda para os gambás o Gabriel; preocupante volta do Caleri para bambis e nós com vários "renegados". Vamos aguardar e ver a qualidade do técnico em administrar.

    ResponderExcluir
  7. Conselheiro,

    O sr. poderia explicar o motivo do seu companheiro de site, o candidato ao CD Domingos Ciarlariello, ter assinado a lista de presença da reunião do Conselho que julgava a suspensão do ex-presidente Arnaldo Tirone e na hora da votação não estava presente, se esquivando de tomar uma decisão? Isso permitiu a absolvição da nefasta figura (enquanto o Belluzzo - em reunião anterior - foi punido com a suspensão). Já q ele é candidato à reeleição, nada melhor do q explicar o porquê desta omissão aos sócios-eleitores da SEP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado (a) comentarista que preferiu o anonimato. Creio que a indagação deveria ser respondida diretamente pelo Dr. Domingos Ciarlariello e, assim, lhe passei o seu pedido e, no próximo texto, a resposta dada, que acompanho, por ser expressão da verdade.
      Gostaria, apenas, primeiro, de esclarecer a você e aos demais amigos que acessam o site que este próprio e a imprensa, por diversas vezes, já explicaram a enorme diferença entre os processos dos ex-presidentes citados. No primeiro havia apontamento de seis atos irregulares e a comprovação da prática de três fatos que redundaram em prejuízo econômico concreto ao clube (também constante de vasta informação neste site, nos comentários do artigo referente ao boletim de maio/16); já no segundo, a sindicância somente apurou dois fatos: falta de apresentação do laudo da auditoria externa das contas e falta de apresentação do orçamento. Considerando que a primeira falta foi afastada também para o outro ex-presidente, parece justo que a decisão seja a mesma para o caso julgado em dezembro (com o adendo que o laudo da auditoria apresentado depois apontava pela aprovação das contas). Restava, pois, analisar se a falta de apresentação de orçamento seria apta a uma suspensão de um ano. Expressiva parte do Conselho entendeu que não e votaram pela absolvição (63 votos); outros optaram por uma pena mais branda, de advertência, proposta por nobre conselheiro que foi Desembargador do Tribunal de Justiça (14 votos), outros 12 votaram pela aplicação da pena de suspensão apenas ao ex-presidente; 64 pelo acolhimento do relatório e 52 se abstiveram. Não estava em julgamento a gestão (certa ou errada, desastrosa ou exitosa, mas somente estes dois fatos) e assim não há motivo para querer equiparar as duas situações. Vale ressaltar o que foi dito pelo Conselheiro relator da comissão e que fez uso da palavra na tribuna, para defender a aprovação do relatório: “a comissão se limitou a apurar apenas as responsabilidades pela não apresentação das contas auditadas relativas a 2012 e a não apresentação da proposta orçamentária para 2013, para não extrapolar suas funções”.
      Não se trata de defender um ou outro, apenas de esclarecer que ambos foram processados e os autos indicavam situações bem diversas. Ao Conselho competia analisar e votar os relatórios das duas sindicâncias apenas.

      Excluir
    2. Caro interlocutor, não houve omissão de minha parte. Como é de conhecimento dos sócios, exerci, durante as gestões dos Presidentes Tirone e Paulo Nobre, a função de primeiro Secretário. E, como participante da Diretoria, não me competia julgar atos do presidente, por questão de ética. Estive na sessão, participei das outras votações constantes da pauta e me retirei quando do julgamento desta em virtude da impossibilidade ética de votar. Aliás, o que vem sendo uma prática – abstenção de votação de membros da diretoria em matéria do interesse desta -, será uma obrigação no estatuto que está sendo objeto de reforma. Cordialmente, Domingos Antonio Ciarlariello.

      Excluir
  8. Srs. Conselheiros,
    Independente de concordar ou não com as justificativas, quero agradecer a boa vontade de ambos em publicar meu comentário e responder ao questionamento feito.

    Saudações palestrinas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Nós é que agradecemos sua participação e a função do conselheiro é esta mesma de prestar informações aos sócios. este espaço, desde sua implantação jamais recusou publicação de qualquer comentário que diga respeito respeito ao clube ou de interesse do associado. Acabei de voltar da reunião do CD e já estou elaborando o boletim.

      Excluir