sexta-feira, 10 de junho de 2016

ARTIGO - JUNHO/2016 - A SEMPRE POLÊMICA QUESTÃO DE CONTRATAÇÕES DE JOGADORES. INTERESSE DE EMPRESÁRIOS E DESÍDIA DOS CLUBES

Contratar sem necessidade ou por interesses de terceiros. Isso deve ser evitado.
O Uol esporte.com publicou na data de hoje uma matéria sobre a ligação estreita de empresários com alguns times e citou o caso de Eduardo Uram com o Palmeiras, com assinatura de Dassler Marques e José Edgar de Matos e título de “O dérbi do mercado: quem são os agentes que dominam Corinthians e Palmeiras”. 
Diz a reportagem: 
“Na Era Mattos, Palmeiras contratou dez jogadores de Uram, além de Cuca. 
Empresário de futebol desde 1997, quando 'descobriu' Léo Moura, Eduardo Uram possui uma relação 'cordial' com Alexandre Mattos e a direção do Palmeiras. São seis jogadores ligados ao empresário dentro do atual elenco (Rafael Marques, Egídio, Vitor Hugo, Rodrigo, Roger Carvalho e Erik). 
Outros três nomes, que não fazem mais parte do elenco alviverde, também possuíam relação com o agente: Alan Patrick, Andrei Girotto e Lucas.” 
Isso não é novidade. 
Conforme consta do artigo inserido neste site, em 31/12/2015, intitulado “Contratações dos últimos anos. Análise do custo benefício. O futuro do clube”, eu já tinha alertado sobre os riscos de tão profundo relacionamento. Consta do artigo: 
“Segundo matéria publicada em 31-3-15, pelo site Yahho-sports, por Jorge Nicola: 
“Com o filme queimado no São Paulo, Eduardo Uram encontrou um novo porto seguro na capital paulista. O empresário carioca já tem nove jogadores no Palmeiras, sendo seis no time profissional e três nas categorias de base. 
A invasão de clientes de Uram na Academia de Futebol é recente. O lateral-direito Lucas, o zagueiro Vitor Hugo, o lateral-esquerdo Egídio, o volante Andrei Girotto, o meia Alan Patrick e o atacante Rafael Marques foram contratados em 2015 — Egídio realizou nesta segunda-feira exames médicos para assinar por três temporadas. 
Uram ainda agencia o atacante Erik, de 21 anos, o volante João Vitor, de 18, e o lateral-esquerdo Victor Lindenberg, de 17, todos integrantes das categorias de base do Palmeiras. Desta maneira, Uram se tornou, com folga, o empresário mais influente no Palestra Itália” 
Acrescente-se a esta lista Thiago Santos e, ainda os reforços de 2016: Vagner, Roger Carvalho e Rodrigo.” 
Ou seja, está mais do que provado que o empresário está interessado em seus negócios indicando ao Palmeiras verdadeiros “pernas de pau” e profissionais sem condições de vestir nossa camisa. Vejam os casos explícitos e cristalinos de: Roger Carvalho, Rodrigo, Andrey Girotto. Preocupa ainda ter ele jogadores da base. Estariam eles à altura do clube ou só servindo de vitrine aos interesses do empresário? 
Aliás, sobre a questão de contratações, outro artigo deste site já mostrou uma série de erros (artigo de 3/4/16 intitulado “A volúpia por contratações. Falta de planejamento”). 
A verdade é que é preciso mostrar que erros e acertos ocorrem sempre, em qualquer diretoria, mas que não se pode insistir em táticas e acordos equivocados, em detrimento das finanças do clube e, sejamos justos, não é privilégio só do Palmeiras, mas nós temos que zelar apenas pelo patrimônio de nosso clube. 
Com mais planejamento e controle destas contratações, por certo que o time estaria muito mais equilibrado, consistente e as finanças mais saudáveis, não tão dependentes do dinheiro do presidente. Afinal, por mais que estes jogadores venham por empréstimo, há custo mensal com salários e isso onera o clube; lembremos os casos ridículos de Weldinho, Aranha, João Paulo, Leandro Almeida, Rodinelli (ex-Grêmio), Ryder Mattos, Rodolfo e Felipe Gabriel, dentre tantos outros. 
Enfim, todos nós palmeirenses temos que refletir e sempre procurar o melhor ao clube, com eficiência e profissionalismo.

5 comentários:

  1. Nota dez ao artigo. Embora tenha muitos méritos, está diretoria erra demais no futebol. Temos um time bom, mas pelo que se gasta deveríamos estar muito melhor. Isso passa por escolhas erradas e influência de empresários.

    ResponderExcluir
  2. Olá turma. Véspera se superar os gambas. Vamos lá. Olha, também concordo. Poderíamos estar bem melhor com tanta grana que entra. Chega de percebas sendo contratados, nem machucados, aqui é palmeiras e não INSS. Fui....

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Há uma dicotomia nas ações desta gestão. Por um lado boas atitudes e, por outro, como explicitado nos artigos que analisei neste isento espaço e na mídia, ações absolutamente reprováveis. É óbvio que há interesse de alguém nestas negociações esdrúxulas. Com certeza não é o bem do palmeiras. Ampliando um pouco o especrto de análise, podemos rememorar outras pérolas, como Egurem, Mendiga, Josimar, Bruninho, França, etc. Mais cuidado e teremos um bom legado ao nosso querido verdão. Joseph

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Toos que leem as notícias e este artigo podem achar um exagero, afinal o palmeiras está perto da liderança e tem um bom time. Mas entendo a preocupação externada, que também é minha, haja vista que, n´so palmeirenses, somos exigentes e perfeccionistas. Queremos sempre o melhor e, há provas de que nem sempre isso vem ocorrendo. Pesem os esforços enormes, a essencial participação financeiras e as boas inovações do Presidente Nobre, tem muita coisa que foi feita errada e que não pode repetir, como estas contratações inúteis e onerosas e uma possível ligação entre o diretor remunerado e o empresário. Mattos precisa entender que contratar bem não é ganhar o prêmio de maior contratador do ano, mas sim de melhor contratador. Nos últimos meses o maior trabalho está sendo liberar o clube dos péssimos negócios feitos. Não é possível que a cada troca de comando se traga os apaniguados dos treinadores que, meses depois se vão e nos deixam estes problemas. Que toda esta discussão possa ser absorvida pela nova gestão -seja de que ala for -, para que tenhamos um Palmeiras cada vez melhor. Julio.

    ResponderExcluir
  5. Fleury e palmeirenses, boa noite.
    Dentro de menos de 24 horas vamos enfrentar o Corinthians.
    Estou com o pensamento nesse jogo. Quero a vitória. Quero a liderança.
    Com todo respeito acho que esse assunto poderia ser tratado a partir de segunda-feira.
    Mas, já que foi abordado, permito-me escrever sobre o tema.
    Tenho dito, ou escrito, que considero o Fleury o melhor conselheiro do PALMEIRAS.
    Por essa razão deve ser o mais cobrado, pois 90% dos demais são insignificantes.
    Assim entendo que essas contratações, que podemos chamar de estranhas, devem ser objeto de enérgicas cobranças nas reuniões do conselho.
    Mas o que se vê : as reuniões do conselho servem para eleger conselheiros vitalícios (esse câncer dentro do Clube), para dar posse a beneméritos, etc. etc. etc....
    Acho que o conselho tem obrigação de fazer com que a Diretoria Executiva se explique. Diga porque aceita que o executivo remunerado contrate Rodrigo, Lucas, Roger Carvalho, Eguren, Vitorino, Felipe Gabriel, enfim, tantos e tantos atletas que não podem passar na Rua Turiaçu.
    Como sócio do Clube que sou e Torcedor-Avanti, nada posso fazer além de enviar sugestões (como o fiz em relação ao novo Estatuto) e reclamar aqui, pois nossa atuação é limitadíssima.
    Insisto, esse tema tem que ser levado para o Conselho. É direito dos sócios saberem o que se faz com o dinheiro do Clube.
    Ufa, que assunto para uma véspera de Derby.
    Vou canalizar minhas energias na torcida pelo meu PALMEIRAS, vítima de executivos remunerados, de técnicos que indicam "pernas de pau", de conselheiros que só pensam em si e nos seus filhinhos, enfim, vítima de pessoas que não amam o Verdão.
    Fleury, por favor, exija que esse assunto seja tema de uma reunião do conselho.
    Confio em você. O resto desse conselho, é o resto.
    Abraços
    Roma

    ResponderExcluir