sexta-feira, 9 de outubro de 2015

ARTIGO - OUTUBRO/2015 - UM TRIBUTO A SÃO MARCOS E AOS NOSSOS GOLEIROS

São Marcos!

Nesta triste semana, quando fomos humilhados pelo nosso adversário e massacrados pelos outros torcedores e, para piorar, não tem nenhuma atividade recebi o vídeo abaixo:



Trechos do documentário São Marcos



Ele nos dá saudade e orgulho de ser palmeirense. Vamos, então, ao que é bom e vale ressaltar.

O Palmeiras, ao longo de seus 101 anos, teve o privilégio de contar com goleiros de alto nível e que fizeram história no clube; sempre fomos reconhecidos como um celeiro de bons goleiros e isso é uma verdade. Tivemos verdadeiros craques, ídolos e exemplos. 

Podemos citar alguns deles, como Oberdan Catani, Valdir de Moraes, Leão, Sérgio, Veloso e Fernando Prass. Mas ninguém se iguala a Marcos Roberto Silveira Reis, o nosso São Marcos.

Menino humilde do interior paulista (Oriente) fez do Palmeiras a sua verdadeira casa e está lá até hoje, como ídolo e referência para todos. 

Atuou como profissional de 1992 a 2012, conquistando 11 títulos, e foram 532 jogos pelo clube, sendo o sétimo atleta com mais jogos pelo Palmeiras (atrás de Ademir da Guia, com 901 jogos; Leão, 617 jogos, Dudu, 609 jogos, Waldemar Fiume, 601 jogos, Valdemar Carabina, 584 jogos e Luiz Pereira, 568 jogos) e é o segundo goleiro que mais jogou pelo Palmeiras, só perdendo para Leão. 

Foi alçado ao time titular, por conta da contusão de Veloso, na quinta rodada da Libertadores de 1999 e já fez milagres no jogo contra Corinthians, pegando pênalti do Vampeta e fazendo com que o time avançasse, chegando, ao final, ao título.

Para nós, o pênalti defendido do Marcelinho Carioca, no ano seguinte, foi o mais marcante, só que aquele outro é que nos deu o título. 

Sua história na Libertadores é impressionante: 57 jogos em cinco edições, sendo que foram 42 pênaltis contra o Palmeiras e ele defendeu dez cobranças.

Não podemos esquecer que, pela seleção Brasileira atuou por 29 vezes, trazendo o caneco de 2002.

Todos reconhecem em Marcos um excelente profissional e um bom companheiro, amado e respeitado até pelos adversários (jogadores e torcedores), e vamos lembrar que deixou de ganhar muito dinheiro, após a Copa do Mundo, onde foi impecável, para ficar no seu clube, disputando a série B em 2003.

Vale a pena assistir o documentário inteiro, produzido em 2013.

Ele, que já está eternizado nos corações dos palmeirenses, estará, também no clube, com a inauguração do seu busto, prevista para dezembro deste ano.

Veja os números da grandiosa carreira do goleiro Marcos aqui!



Seguem algumas imagens do nosso Santo:

Inicio de carreira com Prof. Valdir de Moraes

A foto do título

Comemoração do título de 1999

Imagem de 2000.



18 comentários:

  1. Lindas imagens. Bela homenagem. Que saudades.

    ResponderExcluir
  2. Belo artigo! Marcos é admirado não só pelos PALMEIRENSES, mas por todos que gostam de um bom futebol.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida foi uma lembrança muito feliz. Júlio.

    ResponderExcluir
  4. Nesta semana que fomos humilhados assistir vídeo e gritar "chupá marcelinho" não tem preço!!!!

    ResponderExcluir
  5. São Marcos é o nosso herói.!!! E foi, é e será sempre só nosso.

    ResponderExcluir
  6. É de chorar de emoção. Já vi três vezes e não me canso. Viva são marcos.

    ResponderExcluir
  7. Num domingo sem futebol assistir o vídeo é muito bom. Queira Deus tenhamos outros são marcos no futuro.

    ResponderExcluir
  8. Este é um dos nossos maiores patrimônio. Exemplo de atleta e de amor ao palmeiras.
    .

    ResponderExcluir
  9. Orgulho da nação palmeirense

    ResponderExcluir
  10. O vídeo é simplesmente sensacional. Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Só reviver parte da história do Marcão para diminuir a dor e sofrimento destes últimos dias. Amanhá a equipe terá nova chance de mostrar o que quer este ano. Vamos por fim aos vexames e dar uma arrancada.

    ResponderExcluir
  12. NOSSO ETERNO SANTO!!! OBRIGADO PELOS BONS E INESQUECÍVEIS MOMENTOS DE ALEGRIA.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia amigos. Depois de vários dias de turbulência chegou o momento da redenção. Hoje vamos ter que mostrar algo a mais. Não há desculpa de cansaço ou falta de treino. Os jogadores precisam dar uma resposta positiva.
    No mais, parabéns a todos que se pronunciaram sobre nosso SANTO. A repercussão foi ótima e merecida.
    Até à noite no Allianz parque.

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS !!! Roberto pela justa homenagem... MARCOS ETERNO !!!
    JOSÉ CAIADO NETO

    ResponderExcluir
  15. até quando teremos que conviver com este cancer ???
    "ACABOU A PACIÊNCIA" (sic!)... acabou a paciência ??? com o que ???
    O time está bem, faltam ajustes claro... mas por que conturbar um ambiente que está se mostrando saudável durante a temporada 2015 ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia a todos.
      A questão é a seguinte: os jogadores podem apresentar somente este futebol de péssima qualidade? É inaceitável que não consiga, após dez meses da temporada, acertarem passes, só darem chutões, correrem como desesperados, sem raciocínio do jogo.
      Perder como já perdemos neste ano deixa qualquer um sem paciência e não se vê reação no grupo. Acho que nenhum torcedor aguenta mais tanto vexame e tanto futebol de quinta categoria como nos é mostrado em alguns - muitos - jogos.
      Faltam ajustes, mais qualidade do elenco, como um todo e, principalmente, está na hora do técnico ter uma visão diferente e deixar de insistir com atletas fora de forma, fora de ritmo e fora de sintonia com o clube

      Excluir
  16. Oi. São marcos. Só você pra nós salvar de tanta mediocridade. Ver os vídeos deste Blog e ouvir o time que vai jogar hoje nos deixa com saudades e desespero.

    ResponderExcluir
  17. Só hoje consegui acessar o blog, que bonita lembrança. Amanhã São Marcos vai estar de prontidão e ajudando nosso grande Prass para voltarmos com uma vitória sem tomar gols.

    ResponderExcluir