sexta-feira, 19 de junho de 2020

ARTIGO - JUNHO/2020 - COMPLIANCE EMPRESARIAL ESPORTIVO, POR JOSÉ CAIADO NETO



COMPLIANCE EMPRESARIAL E ESPORTIVO 

1.-) COMPLIANCE

COMPLIANCE é o processo e/ou procedimento, interno e/ou externo, criado para, em tese, garantir, com rigor ético e íntegro, o cumprimento de temas legais ou regulatórios diretamente relacionados à atividade empresarial. 

Sua implementação visa, prevenir, detectar e corrigir toda e qualquer ilicitude e está diretamente ligada à atuação da corporação às exigências legais e e/ou procedimentais, internas da empresa ou exteriores à organização. Dentre as ilegalidade podem ser colacionadas (mas não apenas), atos de corrupção, utilização indevida do trabalho escravo e infantil, assédios sexuais e morais. 

Mas a questão é: necessária se faz a criação de mecanismos para promoção da integridade empresarial a fim de mitigar riscos e desvios de conduta e responsabilidade ??? 

Obviamente que não !!! Legislações e Regras existem. Mas o mundo, notadamente o Brasil, adora codinomes. O COMPLIANCE é um deles. Notório é que o mundo profissional, recheado de técnicos e tecnicistas, se regozija por criar termos elegantes, de difícil compreensão linguística. Infelizmente o Brasil, brasileiro, adora a vulgaridade da cópia. 

Derivado do verbo to comply , “agir consoante a regra, conforme uma instrução ”, temos que o s simples e diretos descumprimentos às legislações nacionais e/ou alienígenas, por si só, afetam a imagem e a reputação da empresa. Precisamos denominar como COMPLIANCE ? Segundo os modismos atuais, sim precisamos. 

Compreensível a postura para fins de elegância e roupagem externa da imagem empresarial, contudo, com o respeito devido e salvo melhor interpretação, a meu ver legalmente desnecessária. 

Várias e variadas tutelas consuetudinárias, extrajudiciais, jurídicas, judiciais, oficiosas, oficiais, escritas e não escritas existem na tábula rasa nacional, a começar do advento em 1942 da (em desuso, infelizmente) Lei de Introdução do Código Civil até a Carta Magna. 

Tendo em vista que ninguém se escusa de cumprir a Lei, alegando que não a conhece; e que, em caso de omissão legal aplicadas serão analogias, costumes e princípios gerais de Direito, no plano substantivo além da Constituição Federal; vigentes estão, em âmbito Municipal, Estadual e Federal (em todas as vertentes do Direito a partir da Filosofia Penal, dos variados Institutos Civis e Criminais até a mais complexa regra Fiscal, Contábil e Tributária), inúmeros Códigos, Consolidações, Leis, Decretos, Normativos, Regulamentos, etc. que têm o condão e a finalidade não só de detectar vícios e equívocos de vida empresarial, como também de mensurar e minimizar riscos de possíveis danos que possa advir da indesejável ilicitude de conduta profissional. 

2.-) COMPLIANCE E O MUNDO EMPRESARIAL

No ambiente empresarial toda e qualquer Pessoa Jurídica, é composta por seus bens corpóreos e incorpóreos e, claro, por seres humanos cuja força de trabalho se faz relevante e essencial para o alcance da finalidade social. Sendo assim, Códigos de Ética e Regulamentos de Padrão de Conduta, podem, às vezes, se voltarem contra a própria natureza do chamado COMPLIANCE , vez que, se mal geridos e implantados, promoverão ambientes repletos de receios, angústias, dúvidas, discussões, desconfianças e possíveis traições. 

Moralidade, integridade, ética e honestidade são princípios intrínsecos ao ser humano e clamam a pela educação para sua efetiva consolidação. Neste diapasão e se assim for, tendo o trabalhador, enquanto profissional independência de pensamentos e palavras, liberdade para o que lhe aprouver e, claro, caráter de toda espécie, o bem estar coletivo e empresarial será atingido e tais Códigos de Ética e seus Regulamentos de Padrão de Conduta nada mais serão que, internamente letra morta e, externamente mero perfume a refrescar a imagem da empesa. 

O advento da Lei 12.486/2013 regulamentada pelo Decreto 8420/2015, dita como “Anticorrupção ” , prevê expressamente redução de sanções para empresas que cooperarem com autoridades na apuração de infrações, estabelecendo, por conseguintes, procedimentos internos de auditorias fiscais e contábeis para viabilizar denúncias de irregularidades. 

Nasceu, assim, a legislação do terror a ofender a liberdade dos empresários e dos profissionais de boa-fé e escorreita conduta. 

Por aplicável e vigente, cabe à sociedade e ao profissional do Direito, obediência e interpretação social à regra. 

Imprescindível, que o mundo empresarial atue com ética de forma efetiva a fim de exterminar as mazelas sociais e a chaga crônica da corrupção pública e privada e, bem assim, valorar e colocar em relevo sua reputação para, ao aplicar o COMPLIANCE , criar canais estratégicos e de transparência da empresa voltados a consumidores, concorrências, agências de risco e terceiros interessados no chamado mundo da globalização e da informatização. 

3.-) COMPLIANCE E O MUNDO DO ESPORTE

O COMPLIANCE é aplicável ao Mundo Esportivo de forma direta e objetiva. Inexiste qualquer possibilidade de interpretação dúbia ou diferente. 

Até o momento atual, contudo, não é o que se percebe quanto às ações das entidades esportivas e seus chamados dirigentes. 

O mundo esportivo, seus Órgãos, suas Entidades, Federações, Instituições e especialmente seus diretores e dirigentes, sem qualquer justificativa ou escrúpulo, se esquivam da legal e obrigatória adesão ao CONPLIANCE . Mas não permanecerão imunes, muito menos ficarão impunes. 

Os mecanismos de gestão evoluíram e a fiscalização da administração e da ética ao Esporte se incorporou. 

A incorporação da ética, da transparência e da credibilidade ao esporte se faz necessária face a receitas bilionárias, mundialmente visíveis e com audiências imensuráveis. E o Brasil, mesmo com suas ineficiências, não está fora do mercado, principalmente com o seu maior ativo, o futebol. 

Neste diapasão foi criado em 2015 a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte – LRFE e de carona o chamado PROFUT – Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro. De forma bastante rígida a Lei 13.155/15 estabeleceu princípios para cabal transparência nas gestões e suas práticas responsáveis nos âmbitos fiscais e financeiros. Também garantiu benesses como a adesão em programas federais para liquidação de dívidas, Fair Play financeiro e a inclusão de atletas na formatação de calendários e competições esportivas. 

Portanto, a aplicabilidade do COMPLIANCE ao Esporte Brasileiro - futebol inclusive, em face das entidades desportivas e seus dirigentes é inegável e salutar para fins de consolidação do comprometimento e da credibilidade esportiva brasileira. 

4.-) COMPLIANCE E O FUTEBOL EMPRESA NO BRASIL

Indiscutível que a criação do clube empresa com cabal aplicação do COMPLIANCE em solo brasileiro viabilizará o avanço dos investimentos e dos patrocínios, nos eventos esportivos, nos nomes, nas imagens, nas marcas, nos sinais distintivos, dos clubes, dos atletas, dos técnicos, gestores, agentes. Reputações, e fundos de comércio e goodwill, ficarão em evidência e estarão protegidos pela Lei e, claro, pelo COMPLIANCE

Se assim for, em um futuro próximo, a qualidade dos espetáculos crescerá e a saúde financeira do futebol brasileiro sairá das Unidades de Terapia Intensiva. 

São Paulo, junho / 2020 


JOSÉ CAIADO NETO
Advogado

JOSÉ CAIADO NETO ADVOCACIA
Rua Baltazar da Veiga, 500 - apto. 51
Vila Nova Conceição
São Paulo – SP
CEP.:04510.001
celular: (11) 99900.1279
Tel/Fax.: (11) 3887.4874

10 comentários:

  1. Parabéns ao dr. Caiado pelo artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Caríssimo pela leitura e pela parabenização. Espero possa agregar algo em vosso caminho profissional, empresarial ou acadêmico. Grande abraço. Caiado

      Excluir
  2. Olá. Futebol empresa. Com uma legislação decente é o futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem dúvida meu amigo. Existe Projeto de Lei 5082/16 que, se aprovado juntamente com uma regulação de período de adequação aos clubes e a salutar aplicação do COMPLIANCE ao Futebol Brasileiro, poderemos ter alguma melhora na saúde futura do futebol. Grande abraço. Caiado

      Excluir
  3. Sem dúvida muito apropriadas as considerações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado por entender o artigo como apropriado e relevante. AVANTI, todos nós, para um futebol melhor, com entidades e dirigentes transparentes. Nosso amigo ROBERTO FLEURY, exemplo digno. Abraços. Caiado

      Excluir
  4. É o futuro do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. assim seja. Que a transparência, a dignidade e a boa conduta sejam a base de um futuro empresarial e desportivo. Grande abraço. Caiado

      Excluir
  5. Boa noite. Precisamos mais do que nunca de compliance nas atividades esportivas e no futebol. Uma legislação forte e que privilegie os interesses dos clubes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida. Que a legislação seja viva e clara, sem dar margem à dúbias interpretações. Mas que não só privilegiem os interesses clubes; mas que as entidades, os clubes e seus dirigentes (ou empresários) apresentem dignos interesses em prol da comunidade desportiva e do fim social a que se destina. Grande abraço. Caiado.

      Excluir