sexta-feira, 30 de agosto de 2019

ARTIGO - AGOSTO/2019 - ONDE ESTAMOS ERRANDO?



Introdução 

Os comentários que farei nos vários artigos desta série, decorrem de percepções e conclusões de um palmeirense, sócio efetivo e frequentador do clube desde meados da década de mil novecentos e noventa, em cumprimento ao terceiro mandato como conselheiro eleito e representante do associado. Decorrem, também, de notícias publicadas e informações constantes do site oficial do clube. Não há nenhum dado sigiloso ou que não possa ser divulgado.

UMA OMISSÃO INADMISSÍVEL

A foto acima ficou como destaque e a mais recente do site do clube do início da terça feira, dia 27/08, até quase na hora do almoço da quinta-feira, dia 29/08.

Até o início da tarde do dia 29 nenhuma notícia ou referência ao jogo de terça-feira havia sido publicada, salvo uma pequena nota sobre a coletiva do técnico Felipão.

Será que nós, palmeirenses, merecemos esta omissão da diretoria?

É um acinte e um deboche estampar esta foto de felicidade em meio a uma situação muito grave e com reflexos para o futuro, sem ao menos uma SATISFAÇÃO. É como se o jogo não tivesse existido.

Os cardeais da diretoria, COF e CD levantam brindes e ostentam no site do clube um momento festivo. Por que não houve tratamento igual para a questão da eliminação? 

Quem visualiza o site vai pensar que estão eles vivendo em outro mundo, uma realidade diferente da nossa que, além de frustrados, estamos sendo motivo de gozações, brincadeiras e chacotas dos adversários.

O mais grave, ainda, para tentar “passar desapercebido” o assunto, foi que a inclusão da pequena matéria do técnico no site, ocorrida às 00:37 hs do dia 28 de agosto, foi inserida antes das matérias da festa do clube, embora estas já estivessem publicadas. Sim, as duas matérias sobre a festa do clube, que foram inseridas em 26/08 às 10:02 (um vídeo) e 27/08, às 00:50 h (esta da foto acima), estão depois da notícia da entrevista. Até mesmo a matéria sobre o terceiro uniforme, que foi ao ar dia 23/08, está na frente da tal notícia da coletiva.



Por que esta tentativa de esconder a matéria? Não é comum o site do clube desrespeitar a ordem cronológica das matérias. Aliás, não faz nenhum sentido nem tem lógica.

Onde estão os mandatários do clube para prestar esclarecimentos e dar uma satisfação à nação palmeirense? A coletiva do diretor remunerado, dois dias depois dos fatos, não é o bastante. Aliás, passa longe disso, porque ele é um dos responsáveis pelo fracasso ano a ano.

Bem, mas eu creio que está na hora – aliás já passou – de fazermos uma retrospectiva para mostrar que, de fato, o clube vem fracassando nas principais competições que disputa e deixando claro que o custo x benefício está muito aquém do previsto. 

Ou fazemos um mea culpa ou estaremos fadados a vergonhosos vexames.

Chega de transferir a terceiros a responsabilidade; chega de se escudar em amuletos ou frases de efeito, “querem o bom e barato”, “querem série b”, “a culpa é da política”, “o responsável é fulano”.

Para quem hoje comanda o clube e dita as regras fica muito fácil se escudar nestas frases e não admitir e reconhecer os próprios erros.

É óbvio que alguma conquista virá, mas é insuficiente para justificar os investimentos e dívidas que o clube está fazendo.

Se temos tanto dinheiro, porque não vencemos, onde estamos errando?

Não é muito difícil responder a esta pergunta, mas a resposta tem muitas vertentes, vem de longa data, não é uma questão pontual e sim estrutural, com meandros políticos e econômicos.

Para não deixar a leitura enfadonha, vamos dividir em partes. Esta foi a introdução. Teremos ainda: 

Parte I - - Palmeiras de 1914 a 2009: glórias e conquistas com administrações conservadoras. 

Parte II - Palmeiras de 2009 a 2012, estado de emergência.

Parte III - Palmeiras de 2013 a 2016 – reestruturação e ressurgimento do gigante. 

Parte IV - Palmeiras de 2017, uma incógnita; um risco.

Parte V – Os erros cometidos. Conclusões

Enfim, como torcedor estou frustrado e como associado extremamente preocupado e acho que todos deveriam começar a se inteirar sobre isso e sobre a realidade. 

Palavras e promessas se perdem no vento; dívidas contraídas e assinadas permanecem no tempo.

Um dia a conta chegará e será para nós, associados.

5 comentários:

  1. Parabéns por tocar nesta ferida. Estou ansioso pelos próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  2. Palmeirenses, boa tarde.
    A grande verdade é que temos um presidente fraquíssimo, sem nenhum comando, deixando que o Diretor de Futebol, Alexandre Mattos faça o que bem entende.
    E, parece que ele não entende de nada.
    Planejamento : NENHUM. Temos cinco centroavantes e não sabemos quem é o titular.
    Estamos contratando jogadores em fim de carreira, oferecendo-lhes contratos de 4/5 anos.
    Enquanto isso, nossa base, campeã de inúmeros torneios e campeonatos, inclusive no exterior, não tem um único representante nem no banco de reservas.
    Nossas recentes desclassificações na Copa do Brasil e na Libertadores, representam um prejuízo de mais de R$ 100.000.000,00 além de não conseguirmos colocar na vitrine internacional nossos atletas para possíveis transações.
    Nosso treinador está, visivelmente, cansado, superado, sem vontade, sem garra, apenas se segurando num salário astronômico e numa multa contratual expressiva.
    Nosso time não tem uma jogada ensaiada, não faz tabelas, não faz triangulações, não faz aproximações do meio de campo para o ataque.
    Vivemos de uma ou outra jogada de Dudu ou de Scarpa.
    Nosso elenco, nas horas decisivas não corresponde e mostra enorme nervosismo, numa demonstração de que não temos um time bem treinado.
    Diante da menor adversidade, nossos atletas reclamam da arbitragem ou choram...
    Tudo isso é responsabilidade de um comando superior fraquíssimo (Galiotte), que aceitou assumir um problema da patrocinadora que hoje representa aproximadamente 200 milhões de reais de dívida do clube para com ela.
    Dona Leila está felicíssima, pois na próxima eleição vai encostar todo mundo na parede : ou me elegem ou eu vou cobrar essa dívida, que até lá deverá estar por volta de 300 milhões.
    Enfim, se nada for feito agora, nosso futuro será muito preocupante.
    Até Andrés Sanches se referindo ao nosso Clube disse que "...um dia a conta vai chegar...".
    Abraços
    Roma

    ResponderExcluir
  3. Fleury e Roma

    Ao Fleury, minhas felicitações pela iniciativa. Perfeito.

    Roma, foi cirúrgico nos comentários, concordo integralmente e não tenho nada a acrescentar. Essa senhora trará o caos ao clube, pois seus interesses não podem ser simplesmente alcançar a presidência para massagear seu ego, com certeza há outras razões inconfessáveis para gastar tanto na compra de apoios (sim compra, pois é inadmissível colocar a disposição aeronaves para levar e trazer Conselheiros em jogos do exterior, patrocinar grandes festas com cardápio variado e regado a boas bebidas), neste ponto entendo que deveríamos trabalhar no sentido de ter um programa forte de Compliance prevendo pesadas penalidades para atos desta estirpe.
    Diretoria fraca e CD omisso, é isso que infelizmente vemos e dentro do clube (parte social) também existem várias falhas que precisam ser apuradas e corrigidas.

    ResponderExcluir
  4. Eu como torcedor e apaixonado por esse clube grandioso estou muito preocupado. Realmente o que está acontecendo? Porque tantas eliminações nas competições mais importantes dentro de nossos domínios? Porque pagar salários milionários a jogadores veteranos , lesionados, contratos de 4 5 anos que jamais poderão trazer algum benefício? Porque contratar jogadores por valores abusivos que não ostentam nenhuma qualidade para defender nossas cores? E o pior de tudo, o descaso com nós torcedores. Entrevista patética onde nada foi esclarecido e a certeza deles que o caminho percorrido esta correto ! Sinceramente ou muda-se muita coisa, ou será outro ano de decepção !
    Queremos pelo menos respeito e dedicação de todos que trabalham e prestam serviços a Sociedade Esportiva Palmeiras. Do zelador a diretoria. São nossos representantes , os que devem honrar por toda glória do passado e por um futuro promissor
    Aurélio

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde a todos;
    Excelente estudo, Fleury, sinceros parabéns.
    Confesso que ainda estou baqueado com a eliminação de terça feira, com aqueles gols que o time de várzea em
    que meu filho joga não leva, reflexo de um time descompromissado, dinheirista, espelho de quem realmente manda no Palmeiras hoje: Leila Pereira.
    Tudo no clube remonta as empresas dela, logotipos das patrocinadoras se impõem ao brasão do clube, eventos sempre são citados como delas, o Palmeiras está relegado a segundo plano, não só no futebol profissional, onde a coisa é bem mais grave e deletéria.

    ResponderExcluir