segunda-feira, 8 de abril de 2019

ARTIGO - ABRIL/2019 - UMA REFLEXÃO SOBRE NOSSA REALIDADE

Hoje todos nós palmeirenses estamos tristes. Não por uma eliminação de um campeonato, mas sim pela forma como ela ocorreu e pelo que estamos assistindo ao longo da temporada.

Diversos textos circulam na Internet. Eu separei dois que resumem bem a questão.

“A SOBERBA PULOU O MURO

Não faz muito tempo que alertamos o Palmeiras e a sua torcida sobre os perigos da soberba. Durante muito tempo ela morava do outro lado do muro, onde a "soberania" reinava com suas camisetas 6-3-3. Nessa mesma época nos faltava dinheiro, jogadores de ponta se recusavam a jogar em nosso time e até mesmo a segunda divisão amargamos, duas vezes.

Fé! Acreditávamos na nossa história, na força da nossa torcida, e no peso da camisa. Sabíamos que um dia iriamos nos recuperar e que a vingança sobre o vizinho seria sem perdão. Eles estavam engasgados por muito tempo. Veio então o Allianz Parque, Paulo Nobre e Crefisa. O Palmeiras se agigantou. O título da Copa do Brasil de 2015 foi "a la" Palestra, com muita raça, muita luta. Logo na sequência saímos da fila ao conquistar o Brasileiro de 2016. E então... a soberba pulou o muro.

O Palmeiras, de forma precoce, se tornou o São Paulo que tanto odiávamos. Passamos a arrotar caviar, aplaudir renda, contratar "craques", menosprezar os outros, achar culpados nas derrotas (mesmo quando os culpados somos nós mesmos). A soberba tomou o lugar do coração, da alma, da raça. O time que não vencia pontos corridos, mas era temido em copas, deu lugar a um time acomodado, sem brilho em decisões. Podem gastar mais 100 milhões em craques, nada comprará ALMA ou vontade de vencer. Isso o dinheiro não compra Sr. Galliote. O "Paulistinha" que tanto rebaixamos escapou pelos dedos do goleiro rival, em plena casa nostra, um ano após o vexame de ver nosso inimigo levantar um título em nossos domínios. 

Está na hora de voltar a ser mais PALMEIRAS. Está na hora de sujar o calção, de vibrar a cada jogada, de cobrar no vestiário, e fora dele. Está na hora de Scolari voltar a ser FELIPÃO. Está na hora de fazer vestiário pegar fogo, craque suar a camisa, bagre virar ídolo. Nesse ano, apenas uma coisa pode tirar o desgosto do que estamos nos tornando. A Taça Libertadores, mas jogada como Palmeiras e treinada como Felipão, assim como foi em 1999.

De Palmeirense para Palmeirense”

“Pós-Jogo

Infelizmente o Palmeiras está eliminado! E temos que ser sinceros, o Palmeiras não foi eliminado hoje, o Palmeiras entrou no campeonato eliminado. A eliminação é apenas o reflexo da soberba por parte dos jogadores, comissão técnica e diretoria. O Palmeiras não vem jogando bem, o Felipão não consegue acertar o time, o Mattos rasga dinheiro fora com contratações de jogadores que não servem nem para serem gandulas do Palmeiras. O Palmeiras tem dificuldade para impor seu jogo contra times pequenos, e nos clássicos isso ficava ainda mais evidente, porém as vitórias mascaram as falhas com os erros, mas infelizmente quando tentamos mostrar isso tem uns otários que pensam que somos cornetas, amendoins e tudo mais. Vocês realmente acham normal um time como o Palmeiras não conseguir ganhar dos bambis que é um acatado de jogadores medíocres? Não ganhar da gambazada que é um time horrível? Não ganhar do Santos dentro de casa com o time misto? Perder pênaltis, tudo bem, qualquer jogador que se propõe a bater está sujeito a errar, mas o Ricardo Goulart além de errar não fez nada o jogo todo. Bruno Henrique não voltou de férias ainda, está morto! O Dudu é outro, esse ano se escondeu em todos os clássicos. Ficar pegando no pé do Felipe Pires com o Carlos Eduardo é fácil, até porque são jogadores ruins, temos que cobrar daqueles que têm capacidade para resolver os jogos, daqueles que possuem futebol para ganhar os jogos. O Felipão é o responsável por grandes títulos do Palmeiras sim, mas é o mesmo que derrubou a equipe em 2012, ele não pode ser imune a cobranças, ganhou o Brasileiro ano passado, legal, mas ele próprio afundou o clube na libertadores por teimosia e covardia por ficar o jogo todo se defendendo contra o Boca Juniors. Não adianta botar culpa em federação e arbitragem, historicamente sempre fomos prejudicados e nem por isso deixamos de ser campeões, só lembrando que hoje o árbitro não teve culpa alguma. Amamos o Palmeiras e apoiamos até o fim, mas não dá para ficar passando pano para as coisas que estão erradas.”

É...acho que estes dois textos são mais que claros e retratam nossa triste realidade.

Vamos pensar no assunto, ganhar quarta-feira e recomeçar os projetos para a temporada.

4 comentários:

  1. Agora não adianta ficar chorando as pitangas. Precisamos cobrar antes das coisas darem errado. Gastamos muito e mal. Os jogadores parecem que não têm compromisso com o time. Acho que TODOS devem explicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente todos: direção, técnico e jogadores precisam explicar esta apatia e mediocridade que estamos assistindo jogo após jogo.

      Excluir
  2. Quem derruba o avião é o comandante !!!
    No PALMEIRAS falta comando do Galiotte (muito fraco) e o Felipão, com sua maneira "paizão" está sendo engolido pelas "panelinhas" internas e pela sua teimosia.
    Está escalando mal e substituindo pior ainda.
    Mas continua dizendo que o time está jogando bem.
    Que está jogando mal, para o Felipão, é o VAR !!!!!
    Um capítulo à parte é a gestão do A. Mattos : gastando fortunas com contratações inúteis (tanto aqueles que são fracos tecnicamente, como com aqueles que não são aproveitados).
    Mas, repito, o comando é fraquíssimo e tem se mostrado arrogante (diga-se Galiotte).
    Infelizmente o Felipão está se mostrando teimoso.
    Preocupação : até onde vai a possibilidade de pagamento dessa folha mensal absurda (parece que o elenco custa mais de 12 milhões por mês - nosso Conselheiro tem condições de apurar ?).
    Um dia tudo passa, tudo acaba...
    Abraços
    Roma

    ResponderExcluir
  3. A folha de pagamentos passa de 20 milhões com certeza, entre encargos e obrigações. O gasto com futebol em 2018 ficou perto de R$580.000.000,00. Mais de meio blhão de reais! Isso é preocupante e foi objeto de uma análise no último Boletim, pois nosso passivo está aumentando e o nosso atibo muito volátil - direitos econômicos dos jogadores. Assumimos uma dívida de 120 milhões com contratações duvidosas...Compramos jogadores medíocres e que nem jogaram e foram negociados: Emerson Santos, Nico Freire e por aí vai...

    ResponderExcluir