terça-feira, 28 de agosto de 2018

ARTIGO - AGOSTO/2018 - NOSSO COMANDANTE EM CASA OUTRA VEZ


Luiz Felipe Scolari, gaúcho de Passo Fundo, nascido em 9/11/1948, ex zagueiro, e o nosso querido Felipão está, mais uma vez, comandando nossa esquadra.

O experiente comandante iniciou, com todo entusiasmo, sua terceira passagem por nosso verdão.

De início, com seu estilo, colocou a casa em ordem. O time começou a ter cara, começou a ter alma, consciência e consistência.

Esse é o papel de um bom treinador: extrair o máximo de cada atleta.

E, neste quesito, Felipão é um rei. Vencedor em todos os clubes que trabalhou, conquistou inúmeros títulos nacionais e internacionais, com clubes brasileiros, de fora do país e com a seleção brasileira, sendo campeão do mundo em 2002.

Como zagueiro atuou até 1981, defendendo o Caxias, Juventude, Novo Hamburgo e CSA. A partir de 1982, como treinador, dirigiu os brasileiros: PALMEIRAS, CSA, Juventude, Brasil de Pelotas, Pelotas, Grêmio, Goiás, Coritiba, Criciúma e Cruzeiro; os estrangeiros Al-Shabab, Al-Ahli, Qadsia, Jubilo Iwata, Chelsea, Bunyodkor, Guangzhou Evergrande e as seleções do Kwait, Portugal e Brasil (https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Felipe_Scolari)

Quatro títulos da Copa do Brasil, duas Libertadores, um Brasileiro, uma Recopa sul-americana, uma Mercosul, um Rio São Paulo e vários campeonatos regionais, fazem parte do seu “currículo de títulos” com times brasileiros, além campeonatos nacionais/ligas/copas de outros países: 01 no Japão, 07 na China, 03 no Uzbequistão, 02 no Kwait.

Além disso, o que chama a atenção, também, é o aproveitamento geral de pontos das equipes por ele dirigidas: Jubilo Iwata 66,7%; Cruzeiro 63,5%, Chelsea 65,7%, Bunyodkor 82,5% e Guangzhou: 69,5%, e nas seleções de Portugal (64,9%) e Brasil (2002 - 76,4% e 2013 - 72,4%).

No Palmeiras, nas duas passagens anteriores, a média foi de 55% e com isso ganhamos a Libertadores/99, 2 Copas do Brasil, Mercosul e Rio-SP. Somando-se, até o jogo do Inter, 414 partidas, com 198 vitórias, 112 empates e 104 derrotas.

Importante lembrar o reconhecimento que teve fora do país, com a concessão do título de melhor treinador do mundo por três vezes e, pelos resultados obtidos em Portugal, foi agraciado o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Também tem em seu currículo o fato de ter onze vitórias seguidas em jogos de copa do mundo (7 pelo Brasil e 4 por Portugal).

ELE É PALMEIRENSE E ISSO NINGUÉM TIRA DE NÓS.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo. Muitos criticaram o velho Felipão e ele está dando a volta por cima!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, após mais um aniversário do clube. Fiquei surpreso e muito feliz com a contratação de Scolari. Duas interessantes passagens pelo clube antes e agora soube deste verdadeiro currículo de campeão que ele tem. Ótima e meticulosa pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo. Felipão é nosso!

    ResponderExcluir