domingo, 8 de abril de 2018

FALANDO DO JOGO - PALMEIRAS 0(3) x (4)1 CORINTHIANS - DESTA VEZ NÃO DEU. ARBITRAGEM E ERROS TÉCNICOS NOS LEVARAM À PERDA DO TÍTULO


Em um Allianz parque superlotado, mais uma vez, nosso verdão encarou o tradicional rival pela finalíssima do paulistão. É a sexta final direta entre ambos, até hoje tínhamos três títulos.

Com a vantagem mínima conseguida no primeiro jogo, entramos com o resultado favorável.

Mas, com minuto, a vantagem se desfez. O Palmeiras, embora tenha tido volume não conseguiu impor seu jogo, como em outras partidas.

O time adversário, leve e rápido, com pontas abertos, repetiu o que vimos no primeiro jogo do turno. Bem diferente da rodada passada, quando o time deles estava desfalcado, pesado e com um centroavante fixo.

Não avaliamos bem isso e, mesmo no segundo tempo, não criamos muito em termos efetivos, somente Keno tentou algo, com sucesso na maior parte das vezes, e uma pressão maior no fim. 

Jogadas individuais que não redundam em nada, porque as bolas são perdidas ou porque os cruzamentos são horrorosos são absolutamente improdutivas (se joga só para a torcida) e cansamos de ver isso pelo lado direito.

Lamentável o lance do pênalti. Sem entrar no mérito, o árbitro marcou e o quarto árbitro, de mais longe, enxergou primeiro um toque na bola. Ora, pela distância que estava, na lateral, fora do campo, não tinha como precisar.

Isso alterou o restante do jogo e, mesmo com alguma pressão, fomos para as penalidades.

E aí ficou visível o desequilíbrio emocional dos “dois craques mais caros do elenco”. Batidas horríveis, como foram as participações no jogo. Dudu e Lucas Lima não tem o direito de fazer isso com a torcida. São profissionais e se espera empenho, efetividade e seriedade em todos os jogos e momentos. Na hora decisiva falharam.

Não é hora de encontrar culpados. Todos, à exceção da torcida, têm suas responsabilidades, na escalação, alterações, planejamento, montagem do elenco, alterações contratuais de impacto na parte econômica e política do clube, etc.

Sempre existem lições a serem tiradas para se evitar repetição de erros no futuro. E, principalmente, ter em mente que futebol só se vence com muita garra, vontade, união e inteligência. Se um ou mais ingredientes faltarem o adversário pode nos superar. Foi o que ocorreu hoje.



9 comentários:

  1. Olha é admirável a sua elegância para comentar esse jogo... não maturidade para isso..��

    ResponderExcluir
  2. Letícia. Você tem razão. O comentário é elegante, isento e técnico. Mas dois pontos: o time não jogou nada e a arbitragem errou porque usou recurso externo. A ESPN mostrou isso claramente. Boicotar este campeonato no próximo ano. Julio

    ResponderExcluir
  3. Gente, indignado, digo, se possível, uma boa noite. O Galiote respondeu, mas foi pouco. decrete desde já que não vai participar desta farsa no próximo ano. Chega de roubalheira. Dois jogos contra os gambás e a arbitragem muda as determinações (penalti do jaison e hoje). Curioso é que sempre favorece os gambás. Coincidência???? ha, ha, ha. Chega de FPF.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei o que me deixa mais chateado: a) a falta de vontade e de decisão dos atletas, só pensam em dinheiro e jogar para torcida, faltando fibra, b) a armação dos juízes e FPF, c) as colocações infantis do presidente chamando de "paulistinha" e dizendo que o palmeiras quer coisa mais importante (e se perder como fica? e por que participou?) e, pra aencerra, a triste reação da torcida quebrando estações do metrô e fazendo vandalismo. Um erro não justifica o outro.

    ResponderExcluir
  5. Humilhação dentro da nossa casa. A arbitragem foi a grande atração. Lamentável.

    ResponderExcluir
  6. Querido Fleury e Palmeirenses:
    D E C E P Ç Ã O...
    Com todo respeito às opiniões divergentes, vou me limitar a falar o que, realmente, interessa.
    Nosso elenco é composto de pseudos craques.
    Vamos começar analisando esse Lucas Lima. Nunca foi protagonista no Santos ou no Palmeiras. Aliás naquele jogo pela Copa do Brasil, quando ele jogava pelo Santos foi totalmente anulado por um "menino" da nossa base, que, misteriosamente, desapareceu de nosso elenco para ser emprestado a times menores, preferindo nosso diretor Alexandre Mattos contratar essa coisa chamada Juninho, por alguns milhões de reais. Lucas Lima trata-se de um jogador que só joga contra times pequenos, quando o resultado está favorável. É um PH Ganso, nada mais do que isso. E, ainda por cima, mascarado.
    Vejamos o Dudu : nas horas dificeise se transforma num "garoto de 13 anos", com cara de chorão.
    Os dois (Lucas Lima e Dudu) não têm personalidade forte (não vamos confundir as irritações do Dudu com personalidade), não são capazes de enfrentar, com serenidade e categoria os momentos de dificuldades.
    Depois temos o Felipe Mello, que sempre fica fora das grandes decisões por não ter controle emocional e tomar cartões amarelos ou vermelhos.
    De resto nosso time não jogou nada nas semifinais contra o Santos, perdendo em casa (jogando futebol medíocre) e ontem nas finais, novamente jogando em casa com o apoio de mais de 40.000 torcedores, fazendo um papel ridículo. O time teve a posse de bola (70%) na linha de defesa (Jailson para Marcos Rocha, este para Antônio Carlos, dai para Thiago Martins, este para Vitor Luis, dai para Moisés, ou para Lucas Lima, que faziam a bola retornar para Antônio Carlos ou Thiago Martins, tudo recomeçando).
    O Corinthians ficava só no campo defensivo esperando e nosso time não tinha jogadas laterais, triangulações, NENHUMA tabela, NENHUMA infiltração, limitando-se a cruzamentos horrorosos. Lucas Lima não fez UMA ÚNICA jogada nas imediações da área contrária.
    Estou preocupado com a sequência no Brasileiro e na Libertadores.
    Mas o meu coração grita :AVANTI PALESTRA !
    Roma

    ResponderExcluir
  7. Analise perfeita, sem tirar nem por.

    ResponderExcluir
  8. Boa analise, mas entendo que falta ao Palmeiras, de há muito, força política na FPF. Presidente deve ser mais ativo, se expor mais e defender o Clube com mais paixão e contundência.

    ResponderExcluir
  9. Com razão reclamamos muito da arbitragem, mas agora devemos cobrar o time e a comissão técnica.
    Esse elenco tem a disposição CT, centro médico, FAM, mídia, Arena, torcida e salários altos e em dia.
    Que vexame desses pipoqueiros!
    Perder uma final de campeonato paulista em casa, para o maior rival, tomando gol no primeiro minuto de jogo e não conseguindo sequer fazer um gol em mais de 90 minutos!
    Como se não bastasse, os dois jogadores mais badalados e caros erraram seus pênaltis.
    Absurdo, que craques são esses!
    A diretoria também negocia Vitor Hugo e Mina e mantém uma zaga com dois zagueiros fracos de time pequeno. Ontem o Antonio Carlos no primeiro lance não conseguiu alcançar o cara na corrida. Ai a bola foi cruzada, o Rodriguinho livre deu um chute fraco e o Vitor luiz não conseguiu cabecear a bola e ainda desviou pra matar o Jailson.

    Isso tudo pra 41.000 torcedores dentro da Arena, milhares fora e outros tantos na TV. Marcou a vida de todos nós e pior; das crianças.

    Esses pipoqueiros ficaram marcados na história muito triste do nosso Palmeiras, que para eles é só mais clube, basta ver a alegria do Henrique e do Gabriel, ex Palmeiras, pulando e vibrando como se nunca tivessem jogado no Palestra.
    Quem ama o Palmeiras somos nós!

    Que esses caras melhorem muito, corram como nunca e treinem pênaltis, faltas e chutes com a bola rolando. Absurdo pedir isso, mas o Moisés por duas vezes e o Bruno Henrique chutaram bolas da entrada da área muito longe do gol.
    O Dudu não acertou um cruzamento e o Lucas Lima passeou em marcha lenta pelo campo dando toquinhos desprentenciosos.

    O Jailson também pode e deve esperar o cara chutar. Já vi goleiro dizer que pega pênalti mal batido assim, esperando o adversário bater na bola.

    Será que treinam o que, senhor Roger Machado?

    Que dia triste, pra nós.

    Fábio Screnci

    ResponderExcluir