sexta-feira, 30 de março de 2018

ARTIGO - MARÇO/2018 - A PRIMEIRA GRANDE FINAL DA TEMPORADA

Na tarde de amanhã o Palmeiras dará início ao seu audacioso projeto de conquista de títulos. 

Após se estruturar financeira e administrativamente, ao longo dos últimos cinco anos, teve a capacidade de, junto com parceiros, patrocinadores e, principalmente, de sua torcida, montar um elenco forte e competitivo. 

O Paulista, embora um campeonato local, é simbólico, pois representa a raiz do futebol e aquele torneio que deixa mais próximos os torcedores e os rivais, possibilitando gozações, piadas, etc. 

Pois bem, com a ajuda do amigo Fábio Screnci, dados do blog do Fernando Galluppo, dos sites do Palmeiras, globo esporte, goal.com, blogosfera.com, vamos a algumas informações sobre este clássico de mais de cem anos. 

O primeiro jogo, em 1915, foi vencido pelo então Palestra Itália, por três a zero. 

Surgiu aí o primeiro personagem deste clássico, realizado em seis de maio: Caetano Izzo anotou os três gols da vitória contundente e fez mais sete vezes, num total de 13 jogos. 

Tivemos outros dois goleadores em um jogo só e, para arrematar, foi a maior goelada entre eles. Em 5/11/1933, pelo Paulista daquele ano, vencemos com um sonoro 8 (oito) a 0 (zero), com três gols de Imparato e quatro de Romeu Pelliciari que, até hoje, permanece como recordista de gols em um jogo só. 

Nestes 103 anos de rivalidade as equipes já se enfrentaram centenas de vezes. Há uma polêmica sobre o número geral. 

Para o site http://www.goal.com/br/, até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 355 vezes, com 125 vitórias do Verdão contra 124 do timão, além de 106 empates. O time alviverde já balançou as redes 513 vezes e sofreu 476 gols. 

O Site do Palmeiras (http://www.palmeiras.com.br/derby/) indica 365 jogos, com 129 vitórias, 11 empates e 126 derrotas, com 520 gols pró e 480 contra. 

Alguns dados curiosos do confronto: 

1. O Palmeiras detém a maior sequência invicta, com 12 jogos (4/5/1930 a 5/8/1934); a maior série de vitórias seguidas, seis, entre 15/11/1931 e 5/8/1934), a maior série sem tomar gols, por quatro jogos em 1988 e entre 2007/2008 e, por fim, a maior goleada, por 8 a zero, como já visto acima. 

2. Os primeiros jogos entre eles, em dois eternos e amados estádios, marcaram vitórias do verdão: 3 x 0 no dia 6/5/1917, no Allianz Parque e 2 x 1 no Pacaembu, em 5/5/1940. 

3. Em termos de disputa de finais de campeonatos os dois times já se enfrentaram em nove finais: sete vitórias do Verdão (Paulistão de 1936, 1974 e 1993, Brasileirão de 1994, Rio-São Paulo de 1951 e 1993 e uma vez na edição extra do Paulistão de 1938) contra duas vitórias do Timão (Paulistão de 1995 e 1999). 

4. Será o sexto confronto entre eles em finais do paulistão. Há equilíbrio, com três títulos para o Palmeiras em 1936, 1974 e 1993 e dois para o adversário, em 1995 e 1999. 

Como lembra o Fábio Screnci, depois de 19 anos teremos um derby na final e, deve ser, como os demais, bastante agitado. 

O Palmeiras tem elenco para levar mais um título. Precisa jogar com inteligência, determinação e seriedade. Futebol é coletivo, exige participação e entrega de todos. 

Se o time deixar se abalar pela pressão da torcida, do árbitro ou dos adversários, teremos dificuldades. Mas, se formos para jogar e impor nosso ritmo, temos boas chances. 

Não há um padrão de jogo que permaneça o tempo todo, mas em diversos jogos mostramos qualidade técnica e um bom conjunto. 

Sem dar espaços para os pontas que peguem nossa defesa descoberta, a qualidade e a tranquilidade podem fazer a diferença e poderemos sair com um bom resultado. 

É esperar, torcer e estarmos juntos amanhã.


3 comentários:

  1. Fleury e demais Palmeirenses:
    Tática, técnica e preparo físico são sempre muito importantes, mas um jogo desse ganha o time que tiver mais PERSONALIDADE, mais CORAGEM, mais DEDICAÇÃO, mais EQUILÍBRIO EMOCIONAL.
    É um jogo onde o peso das camisas vale muito e alguns jogadores não têm noção disso.
    Do nosso lado é uma excelente oportunidade para atletas como Lucas Lima e Dudu assumirem suas responsabilidades e não se esconderem na partida.
    Outro que precisa mostram qualidades (especialmente personalidade e coragem) é o nosso treinador.
    Se puser o time para jogar de igual para igual, tudo bem.
    Se puser o time para jogar na retranca, hummmmm !!!
    Abraços
    Roma


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, boa tarde. Verdade. A omissão é o medo são os nossos principais adversários. Esperemos que haja superação de todos especialmente os que precisam construir e decidir.

      Excluir
  2. Na raça, na bola ou na porrada tem que dar verdão.

    ResponderExcluir