quarta-feira, 20 de setembro de 2017

ARTIGO - SETEMBRO/2017 - DIA DO PALMEIRAS. UMA REVERÊNCIA A ESTA INSTITUIÇÃO QUE FAZ PARTE DE NÓS


Hoje, 20 de setembro, comemoramos o dia do PALMEIRAS. 

O Dia do Palmeiras foi oficializado pela Lei Municipal n.14.060/2005.Uma justa homenagem da cidade ao Campeão do Século XX, fundado em 1914, como Palestra Itália.

As razões para mudança do nome estão expostas em artigo deste site, publicado em 20/09/2016, e não precisamos repetir, apenas acrescentando que, após o Brasil se integrar à Aliança, contra o eixo, foi editado o Decreto 4.166, de 11/3/1942, que determinava que os bens pertencentes a italianos, alemães e japoneses, de pessoas físicas e jurídicas, poderiam ser confiscados e empregados pelo governo brasileiro. Com isso, muitas instituições mudaram seus nomes, inclusive o Palestra.

Este ano, um dos temas da festa de aniversário do clube foi a arrancada heroica de 1942.


A arrancada heroica é assim denominada porque, em virtude dos conflitos, em 14 de setembro de 1942, conforme ata da reunião de diretoria, convocada pelo presidente Ítalo Adami, foi escolhido o novo nome, inspirado em sugestão do diretor Mario Minervino que, com muita sabedoria, afirmou: "Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões".


A frase de Minervino foi profética porque, uma semana depois, em 20/09/1942, a Sociedade Esportiva Palmeiras foi campeã pela primeira vez com o novo nome, conquistando o Paulista daquele ano, numa vitória de 3 a 1 sobre o São Paulo.

O clima era hostil ao Palmeiras e a seus torcedores e, para evitar que isso pudesse influenciar negativamente os atletas, o dirigente e capitão do exército, Adalberto Mendes, se dispôs a adentrar no gramado, fardado, junto com os jogadores e todos levavam a bandeira brasileira. Isso quebrou a resistência e o São Paulo, vendo-se batido, abandonou o campo no segundo tempo, ao ser marcada uma penalidade máxima contra si. Lamentável episódio de quem não sabe perder.


Com o título assegurado, o treinador Armando Del Debbio, proferiu outra frase célebre: “O Palestra morre líder, e o Palmeiras nasce campeão”.


Na foto, o inesquecível Oberdan Catani e a súmula do primeiro jogo do Palmeiras.


PARABÉNS PALMEIRENSES! 

VIVA O PALESTRA, VIVA O PALMEIRAS!

3 comentários:

  1. Bom dia! Que contagiante e emocionante,sua fidelidade a um clube!O sr nem tinha nascido e os fatos o faz vibrar!Vi Oberdan em 1962. Ao senhor que está engatinhando a caminhada,vibre mesmo!!Vale a pena essa emoção!Quando passo pelas estatuas dos heróis do Palmeiras,uma emoção forte me arrepia e vejo alguns do meu tempo e...o meu tempo chegando ao fim!

    Parabéns pelo artigo!!!Nem precisaria ser Palmeirense,para vibrarmos com sua emoção!
    Julieta Massad

    ResponderExcluir
  2. Recordar é viver. Não vivi esta época triste para a história da humanidade, mas percebemos como o Palmeiras não sucumbiu às pressões e continuou firme e vencedor. Parabéns aos dirigentes e torcida da época pela ousadia. Julio

    ResponderExcluir
  3. Meu avô foi torcedor do Palestra Itália.
    Meu pai, do Palestra Itália e do Palmeiras.
    Eu, do Palmeiras.
    Meu filho, do Palmeiras.
    Já tenho netas, do Palmeiras.
    O sangue de nossa "famiglia" é verde, branco e vermelho, do Palestra Itália e do Palmeiras.
    Todas essas gerações da minha família amaram e continuam amando o PALESTRA ITÁLIA-PALMEIRAS.
    Avanti...
    Roma

    ResponderExcluir