sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ARTIGO - AGOSTO/2017 - SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS. NOSSO ORGULHO, NOSSO AMOR


O amor e a esperança se resumem em apenas uma palavra - Palmeiras

Hoje nosso querido clube completa 103 anos de uma gloriosa e vitoriosa existência.

Dos idos de 1914, enquanto ainda Palestra Itália, até hoje, construímos uma linda história de amor.

Nascemos de imigrantes italianos, fomos perseguidos na segunda guerra, fundamos a Sociedade Esportiva Palmeiras e já nascemos campeões sobre o São Paulo.

Temos os títulos mais importantes do mundo: Libertadores, Copa Rio e somos o maior vencedor de torneios nacionais, aliás, vencemos, ao menos uma vez, todas as competições oficiais promovidas pela CBF/CBD; eneacampeão brasileiro e tri campeão da Copa do Brasil. 

Vestimos a amarelinha em 1965. Formamos esquadrões durante as várias décadas.

Temos uma linda arena e uma torcida apaixonada. 

Mas, afinal, o que nos leva e motiva a sermos palmeirenses?

Ser Palmeirense é como o casamento: estamos juntos na alegria, na tristeza, na fartura, nas decepções e, mesmo nas derrotas, jamais abandonamos nosso time.

O Palmeiras é sinônimo de amor, paixão, emoção, luta, força, tudo de mais precioso que possa existir. E isso se reflete no coração e grito de cada palestrino, no choro e na lágrima de alegria. Ser palmeirense é acreditar sempre que não existe o impossível.

O leitor palmeirense sabe o que é isso. A música O Amor é Verde diz tudo: eu plantei Palmeiras no coração.



Podíamos falar em inúmeras conquistas no futebol, mas, vale a pena, pela história, recordar algumas passagens gloriosas de nosso clube, fora do esporte, na área humanitária e patriótica, trabalho ao longo de décadas que foi reconhecido pela Câmara de Vereadores, instituindo, por lei, o Dia do Palmeiras, a ser comemorado em 20 de setembro. Vamos nos valer dos informes de Bruno Bonsanti em artigo publicado em 21/8/14, site tribvela.uol.com.br

1) No incêndio do edifício Andraus, em 1972, o campo do Palmeiras foi utilizado para resgate dos feridos vindos de helicóptero e o nosso departamento médico ajudou a trata-los; 

2) Em 2011, durante as enchentes em Teresópolis, o clube arrecadou oito (8) toneladas de alimentos, fruto da solidariedade dos palmeirenses; 

3) O Palmeiras, em 1918, cedeu a sua sede, na rua Líbero Badaró, para os enfermos da gripe espanhola que atingiu o país; 

4) Na greve geral de 1917, quando a mão de obra italiana era muito grande, palmeirenses ilustres tiveram papel decisivo na interlocução entre patrões e em pregados, em face da facilidade de comunicação, por conta da língua.

5) Na revolução de 1932, jogadores e torcedores pegaram em armas e formou-se o Batalhão Esportivo que tinha como um dos seus braços, o Batalhão Palestrino. Heitor Marcelino, o maior artilheiro da história do clube foi um dos tenentes da revolução e o clube ainda emprestou a sua sede para os soldados se exercitarem e o hospital para os revolucionários.

O leitor palmeirense sabe o que é este sentimento. Palmeiras é sinônimo de amor, paixão, emoção, luta, força, tudo de mais precioso que possa existir.

A inesquecível música O Amor é verde já diz tudo: eu plantei Palmeiras no coração.

A história do Palmeiras é muito rica, cheia de detalhes que estão sendo organizados e tabulados pelo grande palmeirense Marcus Vinicius Uchoa, para divulgação em curtos episódios e já em fase de estruturação, no aguardo de colaboradores. Mas, a meu pedido, ele já fez um pequeno vídeo, que tenho certeza vão adorar.

PARABÉNS PALMEIRAS, PARABÉNS PALMEIRENSE, MINHA VIDA É VOCÊ.


Ouça a canção "O Amor é Verde" nessa bela homenagem por Fábio Screnci:


6 comentários:

  1. Parabéns para toda nação alviverde! Palmeiras imponente, torcida que canta e vibra! Parabéns Palmeiras pelos seus 103 anos.

    Grande abraço para todos!

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo, lindo, sem palavras. Obrigado Palmeiras.

    ResponderExcluir
  3. Palmeiras, nossa paixão. Mesmo chateados pelo momento, não o largaremos jamais!

    ResponderExcluir
  4. Dia de festa na comunidade palestrina. Vamos festejar!!! Parabéns Palmeiras pela linda história de 103 anos de glórias!!!

    ResponderExcluir
  5. Linda matéria, grande homenagem ao grandioso Palmeiras. Parabéns para toda nação alviverde!!

    ResponderExcluir
  6. Lindo material que demonstra o nosso amor pelo Palmeiras. Venho constantemente informando aos amigos palestrinos, palmeiristas e palmeirenses, sócios ou torcedores, sobre a qualidade das informações contidas neste site. Parabéns Roberto Fleury por coordenar todos esses trabalhos. "Avanti Palestra"

    ResponderExcluir