terça-feira, 29 de agosto de 2017

ARTIGO - AGOSTO/2017 - FESTA DE 103 ANOS. UMA DUPLA E JUSTA HOMENAGEM




Para comemorar seus 103 anos o Palmeiras resolveu fazer duas homenagens: à arrancada histórica de 1942 e à segunda Academia, notadamente em relação ao ano de 1972.

O slogan da festa era: “Nascemos campeões”.

Sobre o ocorrido em 1942, foi feita, rapidamente, uma retrospectiva dos fatos, desde o primeiro jogo no Palestra Itália (todos fatos mencionados já tinham sido objeto de um artigo neste site, em 19/12/16, intitulado “UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA. DO NOSTÁLGICO JARDIM SUSPENSO AO MODERNO ALLIANZ PARQUE. DOIS ANOS DE UM SONHO QUE VIROU REALIDADE”).




Foi emocionante a reprodução, encenada por atores, da entrada em campo, em setembro de 1942, com a bandeira brasileira, para a histórica primeira partida com o nome Palmeiras, numa final de campeonato, vencida por 3 a 1.

Também foi muito gratificante, especialmente às gerações, como a minha, que assistiram ao vivo, rever todo o time titular de 1972; a nossa segunda Academia. A primeira se encerrou em 1969, com a saída de muitos jogadores também brilhantes (como Valdir de Morais, Djalma Santos, Minuca, Rinaldo, Pantera, Servílio e Tupã, etc.)

Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia, Edu, Leivinha, Cesar e Nei, os representantes desta nova Academia, comandados pelo eterno Oswaldo Brandão.


Este esquadrão foi homenageado e, em especial, o Divino Ademir. Todos estiveram presentes e ainda posaram para fotos, na Academia, antes do evento, relembrando as fotos dos inícios dos jogos.


Este time conquistou todos os títulos que disputou em 1972 – Paulista, Brasileiro, Torneio Mar Del Plata, Taça Laudo Natel e, nos anos seguintes, o Brasileiro de 1973 e o Paulista de 1974.

Parabéns à direção do clube pelas escolhas, afinal, nenhuma instituição (ou pessoa) se afirma sem enaltecer seu passado, viver o presente e projetar o futuro.

Estes foram dois episódios marcantes nestes 103 anos de nossa existência, pois a pressão e, também, o drama sofrido pelos palestrinos, durante a segunda guerra, com a necessidade de mudança do nome e, depois, as glórias dos anos setenta, com este esquadrão montado, realmente, representam relevantes marcos.

Este ano ainda não vencemos nenhum campeonato, mas as sementes foram plantadas há quatro anos com a implantação de uma nova mentalidade administrativa. O processo é lento, mas tem que ser contínuo e gradual. Conquistaremos vitórias (copa do Brasil 2015, Brasileiro 2016), como amargaremos fracassos; mas não se pode desistir, nem tampouco deixar-se levar por facilidades ou acomodação em função dos valores arrecadados.

O melhor que o Palmeiras tem a fazer é construir uma base sólida enquanto tem a força da torcida e do patrocinador, atitude que não teve quando da cogestão com a Parmalat, outra inovadora iniciativa.

A festa de segunda-feira encerrou as comemorações, iniciadas dia 26 e mantidas no domingo, com uma vitória maiúscula no futebol.

Mais uma vez, parabéns Palmeiras, parabéns palmeirenses.

Seguem algumas fotos do evento:
 













10 comentários:

  1. Boa tarde a todos. Sou de uma geração - ainda mais velha que a do nobre conselheiro - que vibrava nas arquibancadas com as duas academias. Fiquei emocionado e senti saudades vendo nossos ídolos já com cabelos brancos e uma forma menos atlética. Mas a eles só uma palavra: obrigado por tornar o Palmeiras ainda maior. Joseph

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, sou o Giba que sempre escreve por aqui. Eu só vi os jogos destes caras na TV, em taype. Mas eram feras. Também fera deve ter sido a festa. Viva nosso verdão.

    ResponderExcluir
  3. Giba e palmeirenses, além da beleza da festa e de todas as reverências aos nossos ídolos (Luiz Chevrolet, Cesar maluco, inquieto Leão, cabeça de ouro Leivinha, Edu bala, etc, etc...) devemos mencionar a rapidez das informações, com a publicação no site. É por isso que todo dia eu o acesso, sempre temos novidades do nosso clube de coração. Paulo

    ResponderExcluir
  4. Só agora consegui ver o site. Nossa é de arrepiar ouvir nosso hino naquele tom e nossos ídolos- estes sim, ídolos de verdade menos jovens, mas todos bem.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos.
    Obrigado pelos comentários.
    O dois objetivos do post foram de homenagear nossos ídolos que, como se disse acima - são verdadeiros ídolos - e divulgar para aqueles que não foram na festa.
    Parte da imprensa comentou, mas sempre tem aquela ponta de maldade, ressaltando o que não ocorreu ou quem faltou, em vez de enaltecer o espetáculo.

    ResponderExcluir
  6. Roberto Fleury, parabéns pela rapidez da informação, fotos e esclarecimentos sobre a festa. Eu assisti pelo Youtube, TV/FAM, tecnologia que em breve substituirá as TVs convencionais. Foi emocionante e merecida as homenagens a todos esses jogadores que nos encantaram naquela época, com toques refinados, nenhuma violência ou cera, coisas comuns hoje em dia. Até os "deuses" do futebol colaboraram, pois os mantém vivos até hoje. Avanti Palestra/Palmeiras.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Fábio. Tentei resumir com fidelidade o que ocorreu. Abs

    ResponderExcluir
  8. Esse post deve ser guardado para as gerações futuras. Parabéns ao conselheiro. Grande abraço para toda a nação alviverde.

    ResponderExcluir
  9. Ontem conversando com um palestrino dessa geração, depois dele visitar esta página e se emocionar com imagens e seu texto, ele me perguntou; "Por que não mencionaram e homenagearam Oswaldo Brandão e Fedato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. A homenagem foi bonita, mas, de fato, poderiam ter mencionado todo elenco e, em caso de falecimento, homenagea-los por meio de familiares. Foi uma opção dos organizadores.

      Excluir