quarta-feira, 10 de agosto de 2016

ARTIGO - AGOSTO/2016 - ESTATUTO - PROSSEGUEM OS TRABALHOS




Prezados associados, prosseguem os trabalhos em busca de uma ampla alteração do estatuto do Palmeiras.
Como relatado nos artigos anteriores, a Comissão Especial formulou uma proposta de alteração geral do documento. Um novo texto, na verdade, mais moderno, compacto e profissional.
Foi ele, então, apresentado aos Conselheiros, por meio de cinco reuniões setoriais e, após isso, concedeu-se prazo para apresentação das primeiras emendas. 
Diversos Conselheiros apresentaram sugestões, das mais variadas. A partir de então, o Presidente do Conselho solicitou que eu realizasse um quadro comparativo entre a proposta e as emendas.
Feito isso, optou-se por reunir os líderes das diversas correntes políticas do clube e iniciou-se uma ampla discussão sobre as propostas.
O objetivo é claro: diminuir as arestas, oferecer explicações, aprimorar redação e tudo o mais que seja necessário para que vá para o plenário um texto com mínimo de divergências.
Assim, desde o início deste mês estão sendo realizadas reuniões para discussão de cada artigo que tenha sido objeto de emenda. E estamos caminhando bem nesta proposta de trabalho.
Como a opção foi pela realização de um novo estatuto – e há proposta (emenda) que requer diminuição do alcance desta proposta, - é imprescindível que tudo seja bem esclarecido.
Muitos estão contra as alterações – necessárias para o clube se tornar mais profissional em questões de administração, menos centralizado e com mais participação do sócio – e divulgam notícias só para tumultuar.
Não há paralisação dos trabalhos, nem ideia de “empurrar” para frente. Há, sim, trabalho sério de diversas pessoas preocupadas com o futuro do clube e que todo este projeto não se perca por questões políticas. Por isso, não haverá precipitação e discussão em plenário sem conclusão desta fase.
Concluída esta etapa, aí sim, o Plenário vai discutir e, em sequência, em assembleia geral o sócio definirá o texto.
O sócio, neste espaço, como sempre, continuará sendo informado do que está ocorrendo e terá amplo conhecimento do que vai votar.
Qualquer dúvida, façam contato, pois o objetivo é, efetivamente, informar e não tumultuar.

4 comentários:

  1. Fleury, bom dia.
    Você sabe da minha admiração pelo seu incansável trabalho, sempre servindo ao PALMEIRAS, jamais se servindo do Clube.
    Sua luta em diversos assuntos, notadamente nessa alteração do Estatuto mostra sua qualidade como um dos melhores, senão o melhor Conselheiro do Verdão.
    Mas, as forças políticas do Clube não permitem que o Estatuto represente apenas os interesses do PALMEIRAS.
    Infelizmente, apesar de toda sua luta, o novo Estatuto ainda trará ranços de antiguidade, como o caso de existência dos vitalícios.
    Outra situação sem solução é a presença dos "filhinhos", tal como ocorre na macro política.
    Aliás, dizem que filhos de políticos são9 como os bons goleiros: estão sempre bem colocados.
    Enfim, reconhecendo sua luta, reconhecendo que você é o MELHOR conselheiro do Clube (anos luz na frente dos demais), entendo que o novo Estatuto ainda não colocará o PALMEIRAS na real modernidade.
    De qualquer forma, PARABÉNS.
    Abraço
    Roma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Grato pelas palavras e incentivo permanente, isso revigora as forças. O Palmeiras está em primeiro lugar, pelo menos eu penso assim, por isso procuramos trabalhar para ele. A verdade é que o clube não vai sair da idade da pedra para a era digital de uma vez. O processo será abreviado pela participação do sócio. Haverá emenda que queira extinguir os cargos de vitalícios, mas não passará no CD e, aí, 2/3 dos sócios teriam que apoia-la. Já vimos que, infelizmente, não é da cultura do associado se engajar muito na política (no bom sentido) e fica alheio quando é chamado. Tivemos nas últimas assembleias até falta de quórum mínimo. Por conta de tudo isso eu e Domingos estamos batalhando neste trabalho de informar e aproximar o sócio da discussão do clube. Temos o site, os boletins por dentro do conselho, cartas, etc....Tudo leva tempo. Mas vale pelo Palmeiras.

      Excluir
  2. Amigos palestrinos. Quem conhece os bastidores do clube e a força política retrógrada que ainda manda lá (todos sabem de quem falo...) sabe bem que todo esforço para melhorar e atualizar o clube é sempre muito difícil. Temos que apoiar as iniciativas dos conselheiros Fleury e Ciarlariello nesta luta e, como disse o Fleury depois temos que fazer a nossa parte e ir votar a reforma. A omissão é o pior dos pecados. Paulo

    ResponderExcluir
  3. Força conselheiro, estamos com você nesta luta pela modernidade. Paulo

    ResponderExcluir