segunda-feira, 31 de agosto de 2015

INFORMAÇÕES - AGOSTO/2015 - O NOVO ESTATUTO – REESCREVENDO A RELAÇÃO SÓCIO/CLUBE



Prezados associados, finalizamos a primeira etapa da reforma do estatuto. Eu e o Conselheiro Domingos Ciarlariello participamos da comissão constituída em 2013 para reescrever a Constituição do Clube.

Foram mais de cinquenta reuniões ao longo de dois anos de trabalho, minutas, consolidações de sugestões e, enfim, o texto está agora em análise preliminar perante o Conselho Deliberativo.

Conforme ofício recebido pelo Presidente do Conselho, as próximas etapas serão a realização de sessões setoriais (com número restrito de conselheiros), para aclarar dúvidas, colher sugestões de redação, aprimoramento do texto, corrigir algum tópico e, depois, apresentação formal perante o Conselho. Somente aí o documento se tornará público e passível, inclusive, de apresentação de emendas e sugestões por parte dos associados (por intermédio dos conselheiros).

Clique para ampliar

Colocarei no blog, e disponibilizarei para todos que quiserem, o texto final. Aliás, é fundamental o associado conhecer e entender o texto, porque ele será votado, em assembleia geral, para aprovação.

Além de melhor organizar os assuntos, atualizar a linguagem e a redação, muitos avanços vamos alcançar, como diminuição de conselheiros vitalícios, impondo-lhes deveres, exigência de ficha limpa a todos que quiserem ter algum cargo no clube; transparência na administração; diminuição do tempo associativo para votar e ser votado; acabar com a previsão de que o voto do associado vale menos que o do conselheiro (quórum especial para contrariar decisão do Conselho).

Também serão instituídos e aprovados o Regimento Interno e o Código de Ética que vão nortear o relacionamento, obrigações, direitos, deveres e procedimentos administrativos de todos que se envolvem com o clube (associados, conselheiros, diretores, administradores, funcionários, etc.).

Enfim, vamos deixar o relacionamento bastante claro, objetivo e transparente.

Por certo algumas questões não vão conseguir aprovação neste momento, mas é importante ir sedimentando ideias para que, num futuro, outras reformas venham a melhorar, ainda mais, o texto.

Tive o privilégio de ser um dos redatores do texto e foi muito gratificante poder colocar em pauta para discussão muitos assuntos que são importantes aos sócios, a razão de ser do clube.


Abraços, Roberto Fleury Bertagni

14 comentários:

  1. Finalmente o estatuto vai mudar. Ele era velho e tinha resquícios da didatura e tempo em que o Palmeiras tinha donos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. A modernização administrativa do clube passava pela atualização do estatuto. Em boa hora a medida e em boas mãos.

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida, tava na hora de eliminar o mofo do clube. Pelo visto vai melhorar, mas não como precisa, como diz o próprio conselheiro.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos palmeirenses. Uma boa notícia a que recebemos. O Estatuto do clube tinha que mudar. Nós sócios bem sabemos que muita coisa alí não funcionava a contento, tinha muita distorção e super poderes. Nunca tivemos oportunidade de debater os textos que nós mesmos temos que aprovar. Acho que vamos ser ouvidos. Júlio

    ResponderExcluir
  5. Fiquei feliz por ver que os conselheiros vitalícios vão passar a ter o0brigações. Não dá para acabar com esta categoria de conselheiros? Edson

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Nosso estatuto precisa se modernizar e estar de acordo com a nova realidade da sociedade. Por certo que alguns itens não estarão 100% como querem os sócios porque ainda existe resistência na ala mais conservadora do Conselho. Mas mudando alguns conceitos hoje poderemos realizar outras alterações depois. Quanto aos conselheiros vitalícios, hoje é quase impossível acabar com a previsão de suas existência, pois o número deles é alto, mais de 120. Reduções graduais são mais factíveis e possíveis de conseguir. Agora, o importante é o sócio participar, discutir e ir votar na assembleia. É a chance de expressar sua vontade. Vou mantendo todos informados do seguimento dos trabalhos.

    ResponderExcluir
  7. Boa notícia. Tavasna hora de modernizar o clube por inteiro.

    ResponderExcluir
  8. Concorfo chega de eststuto autoritário e anti democrático.

    ResponderExcluir
  9. Virá em hoa hora. O clube tem que se adaotar ao CÓDIGO civil e Lei Pele. Vamos aguardar o texto.

    ResponderExcluir
  10. Parece que neste espaço teremos oportunidade de ter conhecimento das decisões do conselho e podernos votar com consciência e tranquilidade. Chega de surpresa como esta taxa pouco democratica.

    ResponderExcluir
  11. Boa colega. Chega de autoritarismo. Vamos fazer valer a vontade da maioria que trabalha e sua pelo dinheiro conquistado

    ResponderExcluir
  12. Eu ia cabfelar minha matrícula. Vou pensat melhor pq temos pessoas de bem que precisam de apoio. Vamos tornar a sermos donos do clube

    ResponderExcluir
  13. Bom dia. a ideia é esta mesmo: modernizar e dar mais voz ao sócio. Estamos em um momento econômico difícil, mas vamos melhorar (o país também). Quem conseguir ficar no clube será recompensado. Todos terão acesso ao texto, poderemos discutir e estarmos preparados para votar.

    ResponderExcluir
  14. Hoje a imprensa já publicou matéria sobre estatuto. Ênfase à ficha limpa. Isso é importante para sócio ficar atento.

    ResponderExcluir