quinta-feira, 24 de março de 2022

ARTIGO - MARÇO/2022 - PALMEIRAS: UM TIME MADURO QUE SABE O QUE QUER



O PALMEIRAS atingiu um patamar técnico/tático de fazer inveja.

Os quatro últimos jogos, três clássicos e ontem contra o Ituano, mostraram que o elenco está focado, interessado e disciplinado taticamente.

Futebol é feio da junção de técnica, raça, determinação e tática. Quando um grupo se fecha em torno destes conceitos as coisas tendem a dar certo.

Por óbvio que não se trata de um time imbatível e que vai jogar sempre bonito, dando espetáculo. Pelo contrário, é um time que tem uma cara: a de vencedor e, para isso, fará o necessário para alcançar o objetivo. É um time pragmático: vai para cima, aperta, pressiona, faz os gols e joga administrando.

A forma de atuar dos jogadores revela que, inegavelmente, o técnico Abel tem o elenco na mão. Diversos jogadores, no clube por vários anos, demonstram amadurecimento e crescimento técnico, fruto desta sinergia entre comissão técnica e jogadores.

Abel Ferreira vem demonstrando ser um técnico diferente, não só no aspecto tático, mas na forma como conduz a relação com os jogadores e o comprometimento que tem com o clube e passou isso aos atletas. Os jogadores compraram as ideias e determinação do Abel.

O ano tem tudo para ser muito bom. É importante que se mantenha o foco, que não haja corpo mole, mas, principalmente, que a diretoria tenha a sensibilidade de reforçar o time, posto que existem algumas carências.

No último mundial ficou claro que a falta de ousadia da direção, em não contratar um centroavante, fez toda a diferença. Jogamos de igual para igual enquanto tivemos fôlego e, com as trocas, o nível baixou e numa bobeada perdemos.

É claro que se deve buscar o equilíbrio financeiro, mas é muito importante não se perder o timing das coisas. Uma contratação necessária, que pode ser compensada depois, às vezes é mais importante, porque consolida posição dianteira do time, traz títulos, mais recursos, mais premiação, mais torcida, mais renda etc.

Tivemos tantas contratações esdrúxulas nos últimos anos que, com o devido respeito, não há como deixar de reforçar o time agora, neste momento em que estamos por cima.

Mais que isso. Essa forma de jogar exige muito preparo físico e não dá para manter o ritmo o tempo todo. É preciso a substituição dos atletas, mas que não haja perda do ritmo ou intensidade, daí a importância de um elenco qualificado.

Este mar azul não será eterno. É importante aproveita-lo, colher o máximo de frutos desta boa fase.

Que nosso verdão, sob a batuta de Abel, continue dominando a América.

4 comentários:

  1. Perfeitas as observações do articulista. Abel faz a diferença, conseguiu uma harmonia como nunca se viu no clube. Fica o alerta para que a direção também contribua com este momento.

    ResponderExcluir
  2. Palmeirenses. Um primor o texto. Abel chegou de mansinho, pouco conhecido, motivo de chacotas dos adversários e com o tempo fez impor sua filosofia. Não está sendo fácil, diante dos obstáculos internos e externos. A direção do clube precisa olhar com mais carinho para seus pedidos de reforços.

    ResponderExcluir
  3. Caro conselheiro, é verdade que Abel é diferenciado: educado, inteligente, estudioso. Foi uma benção estar conosco. Que assim fique por vários anos e que se lhe seja dada toda estrutura (reforços). Paulo

    ResponderExcluir