sábado, 9 de dezembro de 2017

ARTIGO - DEZEMBRO/2017 - REUNIÃO COM O PRESIDENTE


Na última quinta-feira, estive reunido com o Presidente Maurício Galiotte, para tratar de diversos assuntos de interesse do clube e dos associados.

O objetivo do encontro, por mim solicitado, não era de conseguir informações privilegiadas, saber de bastidores, contratações, etc., mas sim de contribuir e mostrar apoio às diretrizes defendidas no CD e neste espaço, bem como apresentar sugestões em relação ao relacionamento com o associado.

Administrar um clube, como o Palmeiras, com mais de 600 funcionários, quatro imóveis (2CTs, sede e clube de campo) 9 mil sócios (mais dependentes) e departamento de futebol, não é tarefa fácil, seria como administrar uma empresa de grande porte, daí o grande desafio e a necessidade de criar e inovar em busca de eficiência.

Quanto à administração do clube em si, reiteramos nosso integral apoio à profissionalização dos departamentos. Essa é uma realidade que não pode ter retrocesso. Deixar a administração do clube (seja no futebol, social, financeiro, planejamento, marketing) em mãos de colaborares e não de profissionais é um erro fatal a médio e longo prazo. Felizmente, o clube caminha para solidificação desse conceito, ainda que de forma lenta, mas gradual, não havendo proposta, nem espaço, para reversão.

Sobre finanças, como vem sendo exposto nos balancetes e informes constantes dos Informativos Por Dentro do Conselho, a situação é bem favorável, com diminuição da dívida com bancos, quase completa eliminação dos empréstimos dos dois Fundos contraídos na gestão passada e possibilidade de criar uma “poupança” em breve período.

O passivo não circulante (longo prazo) não está fora de controle, ao reverso, considerando tanto investimento feito e consequente aumento de obrigações (valores contratuais, luvas, etc.) o valor hoje de R$ 294.000.000,00 é perfeitamente natural, especialmente considerando as receitas anuais na casa de R$ 500.000.000,00 (dados de outubro, disponibilizado no site).

A respeito do futebol, a boa notícia veio das categorias de base, com seis títulos, desde o sub 11 ao sub 20. Importante esta cultura de trazer os garotos para a vida do clube desde a adolescência. A infraestrutura que foi montada começa a dar resultados e, como disse o presidente, a partir de agora os frutos serão colhidos, com aproveitamento daqueles que se destacam, seja diretamente no clube ou por meio de empréstimos de curto prazo. Outra boa notícia foi a confirmação de que segue a política de que o clube seja detentor dos direitos federativos dos garotos, com algumas exceções, quando algum outro clube também detém participação, minoritária.

Tenho certeza de que estas diretrizes farão com que o clube caminhe para cada vez menos depender de contratações externas, mas tudo é um trabalho estruturado e paulatino.

Quanto ao futebol profissional a expectativa é de que com contratações pontuais, uma nova filosofia de trabalho, incluindo novo técnico e atuação planejada já desde este final de ano, se alcance uma base sólida e as conquistas serão consequências. A prova disso está que Roger participa ativamente do planejamento e já acompanha os jogos das categorias de base.

Nas questões que envolvem mais diretamente os associados, mostrei ao Presidente a necessidade de o clube criar uma cultura de melhor relacionamento com os associados. Hoje a sociedade exige transparência, eficiência e, principalmente, respostas às suas reinvindicações. E, com grata surpresa, recebi a notícia que o clube já caminha nesta direção; novos canais de comunicação serão lançados brevemente, envolvendo mais os associados, gerando mais informações e participação.

Ao longo do ano, diversos associados fizeram reinvindicações alegando que não foram atendidas num primeiro pedido e, nem sequer respostas tinham. Imediatamente, quando tal ocorria, comunicava o fato ao Diretor Administrativo e soube que muitas foram atendidas. Mas, o importante, e isso mostrei ao Presidente, é a necessidade de se dar uma resposta e satisfação ao sócio, ainda que não possa ser atendida a demanda solicitada. Essa é a cultura que precisa prevalecer no clube.

Não é o caso aqui de repetir todos os pontos levantados pelos associados, mas em linhas gerais diziam respeito a: a) condições de diversos equipamentos e das instalações, b) qualidade e tipo de alimentação servida no clube, c) necessidade de uma comunicação interna mais adequada, com melhor preparação do corpo de servidores para que prestem informações mais precisas, d) mais orientação e fiscalização nos jogos na ARENA, com respeito ao uso correto dos corredores e direito do associado de assistir ao jogo sentado, e) sobre a Revista Palmeiras, a necessidade de atualização e integração de cadastros, para que todos recebam seus exemplares, f) estudos para implantação de espaços para prática de skate/patins.

Por fim, com relação a ARENA seguem as tratativas nas arbitragens e, a partir dos resultados, teremos como definir o encaminhamento da questão da sala de troféus e da instituição do museu do clube. Realmente, de acordo com a escritura pública, assinada em 2010, a WTorre pode instituir um Museu no interior da ARENA, mas o ideal seria que houvesse compartilhamento deste espaço.

Nosso Palmeiras caminha, entre erros a certos, para se tornar cada vez mais grandioso. A participação do associado é importante para modernizar e, principalmente, não deixar de prevalecer a tendência modernista da administração, posto que sempre forças mais conservadoras vão querer manter o modo arcaico de administrar e ter o controle das coisas.

Vamos iniciar 2018 com uma boa estrutura e com expectativas positivas.

9 comentários:

  1. Amigo Roberto Fleury
    Parabéns pelo trabalho de ano todo doado ao nosso Palmeiras.
    Que 2018 seja o ano da consolidação do trabalho iniciado já faz alguns anos, desde a arena até hoje.
    Consolidado o trabalho e a gestão profissional as conquistas serão inevitáveis.
    É o que esperamos para breve.
    Boas festas para toda a família Fleury é um ótimo 2018,cheia de títulos para o,nosso querido Palestra.
    Abraço
    Mário

    ResponderExcluir
  2. Roberto, muito obrigado pela informação. Acho que a transparência eh muito importante e comunicação para os associados eh muito importante.

    Espero, como vc, que 2018 seja melhor. Esse ano de 2017 foi péssimo, mostrou uma administração desorganizada, refletindo na equipe profissional, que não ganhou nenhum título relevante.

    Acho realmente péssima a situação atual. Se realmente a situação financeira eh boa, não sei dizer, apenas estoy seguro que a gestão não está sendo eficiente em tornar os recursos em resultado.

    Para piorar, fiquei espantado e desapontado em saber essa semana que um patrocinador como adidas anuncia que nos deixará. Acho importante saber a razão de tal evento para podermos entender de fato o que acontece no clube.

    De novo, muito obrigado pela transparência. Aproveito apenas para deixar registrado meu desapontamento com os resultados práticos de 2017.

    Grande abraço.

    Feliz natal e grande 2018.

    ResponderExcluir
  3. Olá Roberto:

    Parabéns pela sua iniciativa de enfronhar-se com a política (no seu melhor sentido) do clube e principalmente pela divulgação que você faz.

    Um abraço

    Wilson

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Roberto ! Vi a entrevista da Leila também e acredito que agora o Palmeiras entrará.nos eixos e seremos o.maior clube das Américas em breve !!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde a todos e a todas.
    É realmente diferenciado este trabalho. Temos informações e não boatos ou furos ou sensacionalismo. Parabéns. Quiçá, num futuro próximo tenhamos mais seriedade na política do clube.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom ter conhecimento das notícias do clube de forma clara, sem sensacionalismo.

    ResponderExcluir
  7. Fleury, P A R A B É N S.....
    Como dizem os mais jovens, você é " o CARA ".
    Vou repetir : se tivéssemos 10% dos conselheiros com as suas características (caráter), as coisas seriam muito diferentes no Conselho e, consequentemente, no clube.
    Mais uma vez : P A R A B É N S !!!!
    Abraço
    Roma

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Fleury!!!! Precisamos de pessoas que estão preocupadas com o Palmeiras, nem sempre iremos concordar com ideias e pensamentos de quem está administrando o clube, principalmente no assunto futebol, nossas “discussões” tem que sempre estar pautada no crescimento do clube e não criticar apenas porque não gostamos de quem toma as decisões ou utilizar as críticas para tumultuar. Faz pouco tempo que estou acessando o site (infelizmente não com a frequência que gostaria) e o que percebo que sempre objetivo das matérias e dos comentários são para trazer informações transparentes e querendo sempre o melhor para o Palmeiras. Temos que cobrar quando não concordamos com algo, temos que respeitar quando existem opiniões contrárias as nossas, mas sempre temos que pensar no Palmeiras. Vejo o nosso atual presidente cometendo algumas falhas, mas sinto nele e na atual diretoria a vontade de acertar e sempre fazer o melhor ao clube sem pensar no benefício próprio. Já passou da hora de “eliminarmos” as pessoas que não querem o bem do Palmeiras, pessoas que colocam a vaidade e o benefício próprio acima da instituição, pessoas com pensamentos retrógrados e mesquinhos, que se preciso torcem contra o próprio time, isso não existe. Meu maior medo hoje como Palmeirense e que o pensamento atual acabe por conta de uma temporada ruim, de um planejamento (que não deveria) mal feito, estamos no caminho certo, como nunca estivemos antes (acompanho futebol desde os anos 90), iremos errar nos comentários/críticas ou nas decisões, mas sempre iremos querer o melhor ao Palmeiras e esse for o pensamento de todos, não seremos o “Real Madri das Américas” e sim eles serão o “Palmeiras da Europa”.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos.
    Em primeiro lugar grato pelos comentários elogiosos ao nosso trabalho.
    Na verdade isso é obrigação do conselheiro, como representante do sócio.
    Acredito que a reunião tenha sido muito proveitosa, seja para apresentar diretamente as questões, seja para sentir a disposição do presidente em manter o crescimento do clube.
    A manutenção desta mentalidade administrativa moderna vai depender muito da ação dos sócios, nas escolha de seus representantes e do Presidente.
    Estamos em uma curva ascendente e numa linha de ideias que não se pode interromper e, felizmente, hoje, não há sinais que isso possa ocorrer.
    Vamos em frente.

    ResponderExcluir