sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

ARTIGO - DEZEMBRO/2017 - A NOSSA CASA. COMO SE EXECUTOU O AUDACIOSO PROJETO


Há dez anos começou a ser gestado o que podemos chamar de maior empreendimento multiuso do país: futebol e business. Esta é a concepção do Allianz Parque.

Se há contratempos, até certo ponto previsíveis, diante da magnitude do projeto, a verdade é que ele é um sucesso para a construtora e para o clube.

Palco de dois títulos nacionais, em sua breve existência, nossa arena vem arrasando, tanto na bola como nos microfones.

A cronologia de tudo o que ocorreu foi retratada com muita propriedade pelo jornalista Paulo Vinicius Coelho (publicado no site http://espn.uol.com.br/post/181331, em 17/3/11) e podemos assim resumir:

1) 17 de dezembro de 2007: Assinatura do Memorando de Entendimentos entre Palmeiras e W. Torre.

2) 27 de junho de 2008: reunião do COF, com aprovação jurídica do negócio.

3) 30 de dezembro de 2008: Reunião do CD com aprovação do plano de negócios e a contratação da W. Torre.

4) 21 de julho de 2008: Reunião do CD, com aprovação de alteração do estatuto, para cessão da superfície à W. Torre.

5) 30 de agosto de 2008: Assembleia Geral, que aprovou a mudança estatutária com a cessão da superfície para a W. torre.

6) 21 de maio de 2010: Reunião do CD, com ratificação dos termos do plano de negócios e as aprovações efetuadas em 30 de junho de 2008.

7) Outubro de 2010: começam as obras de demolição do jardim suspenso.

8) Novembro de 2014: primeiro jogo oficial do Allianz Parque.

Nós, palmeirenses, sofremos muito neste período, principalmente os sócios que se viram privados de espaços, conforto e mínimo de habitabilidade nas dependências sociais. Mas valeu a pena.

Para retratar a emoção do dia a dia da obra e sua evolução, seguem alguns vídeos.

Neste período que antecede o Natal, sem jogos, um pouco de história é interessante.

Em junho de 2014, em uma visita que fiz a obra



ALGUNS DADOS TÉCNICOS DA OBRA

Concreto e aço

Em uma área de 90.277,30 m2 foram construídos 142.095,20 m2. A opção foi por estrutura pré-moldada em concreto e fachada em aço inox perfurado, para garantir melhor ventilação e acústica. 

A escolha de uma estrutura formada por pilares de concreto pré-moldado apoia-se na flexibilidade oferecida pelo material, que favorece a montagem e a rapidez no processo. São 800 estacas. Já a cobertura utilizou vigas metálicas treliçadas. O apoio é dado por quatro vigas mestras, tanto na parte interna como externa da edificação. Elas possibilitaram a instalação de escadas rolantes, saídas de emergência e caixas d'água, localizadas no topo. 

Sustentabilidade

O projeto incluiu sustentabilidade, podendo ser citados, dentre inúmeros pontos: reaproveitamento de 20.000 m³ de concreto e 4 mil toneladas de aço e captação de água de chuva. O Allianz Parque conta com um sistema de captação de água da chuva que cai sobre a área da cobertura do estádio, que tem aproximadamente 23,5 mil metros quadrados, e que fica armazenada para uso interno.

Cobertura

A Cobertura é totalmente integrada à fachada, isto é, sem as pilastras de sustentação, aumentando o espaço para circulação dos visitantes e evitando-se dificuldade de visão do campo.

Verticalmente são 33 metros entre o piso e o teto que protege as cadeiras. Com estrutura metálica tubular e telhas zipadas termo acústicas de 10 cm de espessura, a cobertura, conforme já citado, tem 23,5 mil metros quadrados de área. Dessa extensão, 3 mil metros quadrados possuem material translúcido, cujo objetivo é aproveitar melhor e manter a luz solar, reduzindo o uso de lâmpadas. 

Foram instalados mais de 20 mil metros de telhas RT 100/950, além de 140 mil kg de bobina de aço pré-pintado (ral 9003) para a cobertura superior que absorvem os ruídos gerados dentro da arena e garantem conforto para usuários, prédios e casas próximas.

Foram usados 93.284 m de aço para esta estrutura.

Área externa

A carenagem externa, totalmente em aço inox perfurado, atribui à arena uma couraça forte com bela textura, que lembra uma trama com espaços vazados, como se fosse um cesto de vime. As aberturas favorecem a ventilação natural eficaz e possibilita a absorção do ruído.

Um laudo mais detalhado da construção pode ser visto no seguinte link: http://laudosestadios.fpf.org.br/


Vídeos produzidos ao longo da execução do projeto.






















3 comentários:

  1. Quanta emoção! Um ótimo entreterimento para esta fase sem futebol.

    ResponderExcluir
  2. Muito útil e interessante ter os videos da construção da Arena Palmeiras compilados neste site. Os frequentadores do saudoso Palestra Itália tem a oportunidade de rever o estádio e cada etapa da gigantesca obra e seus detalhes técnicos e depoimentos dos engenheiros, jogadores, torcedores, sócios e funcionários do clube. Obrigado, Fleury.

    ResponderExcluir