quarta-feira, 29 de novembro de 2017

CANTINHO DA SAUDADE - NOVEMBRO/2017 - NOSSOS ÍDOLOS. ZÉ ROBERTO, O "ANIMAL"

"Eu agradeci aos meus companheiros. Foram quase três anos de felicidade, conquistas de entrar para história de um clube tão grande como o Palmeiras"

José Roberto da Silva Júnior, nosso Zé Roberto, se despediu dos gramados na última segunda-feira, recebendo uma justa homenagem do clube e da torcida. Nascido em 6/7/1974, teve uma carreira longeva fruto de sua dedicação e profissionalismo.

Antes de chegar ao Palmeiras, Zé Roberto atuou pela Portuguesa, Real Madri, Flamengo, Bayer Leverkusen, Bayer de Munique, Santos, Hamburgo, Al-Gharafa e Grêmio, foram 894 jogos e 95 gols no profissional em 23 anos de carreira (1994/2017).

Também atuou pela Seleção Brasileira, conquistando duas Copas América e duas Copas das Confederações, além de ter sido titular na Copa do Mundo de 2006 e participado da Copa de 1998, totalizando 84 jogos e 6 gols.

No nosso Palmeiras estreou oficialmente em 31 de janeiro de 2015, numa vitória sobre o Audax por 3 a 1, protagonizando uma cena comovente no vestiário. A sua preleção foi fundamental pois o clube vinha de um ano ruim (2104), precedido de um rebaixamento (2012).

No total foram 132 jogos e dez gols. Conquistou dois títulos nacionais (Copa do Brasil de 2015 e Brasileiro de 2016).

O primeiro gol veio na vitória sobre o Rio Claro, em 11/2/2015, no paulista daquele ano, ocasião em que já contando com 40 anos e seis meses, se tornou o jogador mais velho a fazer gols pelo clube, superando Feitiço que em 12/11/39 tinha 38 anos e dez meses quando marcou contra o Ypiranga, numa vitória por 3 a 1.



Tornou-se, ainda, o jogador mais velho a fazer um gol pela Taça Libertadores da América, com 42 anos, 10 meses e 18 dias, ao marcar contra o Atlético Tucumán neste ano.

E, ainda nos valendo do belo texto de Fernando R. Galluppo, podemos repetir que: “Cativou o coração de uma das torcidas mais exigentes e apaixonadas do futebol mundial. Algo para poucos escolhidos. Menos por bater no peito e dizer que o Palmeiras é Gigante. Mais por ter sido um exemplo de caráter e de profissionalismo que será lembrado por gerações palestrinas com tremendo orgulho.

Numa era onde tudo é efêmero e instantâneo, Zé soube ser eterno! Sua simplicidade e disciplina são o resumo de um Palmeiras vencedor e um exemplo para todos na instituição. Sua imagem estará para sempre no panteão sagrado esmeraldino ao lado dos nossos heróis palestrinos!”

A prova da maturidade e diferença do Zé, está que também é integrante do movimento Bom Senso F.C., que reivindica uma melhor estrutura para o futebol do Brasil. 

Ao nosso querido “vovô”, jogador mais velho a vestir nosso manto sagrado, nosso muito obrigado pelos títulos de 2015 e 2016 e, também, por resgatar o orgulho do palmeirense.






Fontes: https://pt.wikipedia.org, http://www.goionews.com.br, Fábio Screnci, https://fernandogaluppo.wordpress.com/, http://www.palmeiras.com.br/


4 comentários:

  1. Obrigado Zé, é o que tenho a dizer. Mário Jr.

    ResponderExcluir

  2. Fábio Luís Screnci
    Muito bom esse registro. O Zé Roberto ganhou o respeito da torcida e companheiros pela sua dedicação e conquistou dois títulos nacionais. Merece aplausos, pois como ele mesmo disse, o mais importante foi deixar um legado, que significa transmitir experiencias vividas para as gerações atuais.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana estas homenagens ao nosso velho Zé, agora cartola do clube. Tomara que coloque a casa em ordem e tenhamos um ano melhor.

    ResponderExcluir
  4. Zé Roberto prova para todos o que é ser profissional, um ídolo, não só por conta da famosa preleção, mas por todo respeito que demonstrou com nossa camisa. Acredito que será muito importante em 2018, poderá ajudar muito nosso novo técnico.

    ResponderExcluir