sábado, 25 de novembro de 2017

ARTIGO - NOVEMBRO/2017 - O PERFIL DO NOSSO NOVO COMANDANTE



Roger Machado Marques, mais conhecido como Roger Machado, é o novo técnico do Palmeiras.

A afirmação acima nos deixa confiantes quanto ao próximo ano, apesar da pouca experiência dele como técnico.

Com 42 anos, Roger iniciou sua carreira como técnico em 2014 e já dirigiu times como Juventude, Grêmio e Atlético Mineiro, seu último trabalho. Em 2011 passou a ser auxiliar técnico no Grêmio e, em 2104, assumiu o Juventude, pela primeira vez como técnico, retornando ao Grêmio em 2015, alcançando o terceiro lugar no Brasileirão daquele ano. Em 2017 assumiu o Atlético Mineiro, permanecendo por seis meses e levantando a taça.

Em rápidas pinceladas, o resultado final dele, como treinador, até agora, foi de 193 jogos, com 105 vitórias, 50 empates e 43 derrotas, uma média aproximada de 60% de aproveitamento.

O único título conquistado foi o Campeonato Mineiro de 2017.

Fazendo buscas pela internet, temos, segundo os comentaristas especializados na matéria e que acompanharam mais de perto a carreira de Roger, que as suas principais características são:

1. A tática pode ser resumida em quatro momentos do jogo: “organização e transição defensiva e organização e transição ofensiva”. Segundo comenta José Pedro Teixeira: Em processo defensivo (quando a equipa adversária tem a bola), procura recuperar a bola o mais rapidamente possível, com um bloco alto e relativamente compacto de pressão. Quer os espaços em volta do portador da bola fechados de forma agressiva e com mais preocupação com a zona da bola do que com o adversário, augurando que o princípio do fim dos famosos jogadores de marcação (homem-a-homem) brasileiros pode estar próximo. Uma frase que repetiu ao longo de seus trabalhos é: “Quem tá próximo para jogar, tá próximo para marcar”.

2. Nessa linha, o time ataca e defende em bloco, mantendo os jogadores de linha próximos uns dos outros. Se essa pressão inicial não obtiver sucesso é iniciada outra fase defensiva com todos jogadores buscando formar duas linhas de quatro bem compactas, com pressão no adversário que está com a bola e as linhas flutuando de acordo com o lado em que a bola está. Essa flutuação, juntamente com a compactação, permite uma superioridade numérica no setor da bola, dificultando a vida do adversário para encontrar espaços em busca do gol.

Toda marcação ocorre com intensidade, sendo o time um organismo vivo onde todos atacam e todos defendem. “Nosso 1º defensor é o atacante, e o 1º construtor é o goleiro” é outra frase bastante utilizada pelo técnico responsável pela segunda melhor defesa do Brasileiro em 2015

3. Exigência e intensidade são características marcantes do técnico Roger Machado. Ele parece trabalhar o time "de trás para frente", ou seja, ajeitando a defesa primeiro para depois organizar o meio e o ataque e usa o toque rápido, com movimentação, para fluidez do jogo e criação de espaços. 

4. Nos treinamentos utiliza método europeu: curtos de duração, mas de alta intensidade, o que possibilita criar uma real simulação do jogo e, assim, os atletas treinam o que se espera nas partidas: movimentação e agilidade.

5. Os treinamentos são planejados antecipadamente seguindo a periodização tática. É um modelo criado por estudiosos portugueses a fim de criar treinos desenvolvedores das três principais vertentes em um jogador (física, técnica e tática) trabalhando-as em conjunto, contrastando com os treinos tradicionais. Assim, com vários conceitos trabalhados em apenas uma sessão de treino, os jogadores otimizam o tempo - seus corpos não são máquinas para treinarem a todo momento - e fixam o estilo requerido pelo técnico a ser utilizado no jogo.

Bem, estes são os conceitos de Roger; o passado recente, entre altos e baixos, mostra um resultado positivo em termos de aproveitamento, cerca de 60% dos pontos disputados.

Na teoria é uma boa concepção de trabalho. Resta saber se os jogadores vão abraçar este projeto, vão se esforçar, vão demonstrar trabalho em equipe e, principalmente, assimilar com naturalidade as cobranças que vierem. Eles precisam deixar de achar que são intocáveis, que são “craques e imunes a cobranças”, pois este ano mostrou que as coisas não são bem assim, como pensam.

O único ponto vulnerável a um bom desempenho estará, pela juventude e pouca experiência, na capacidade de o treinador persuadir os atletas e “acalmá-los” em caso de arestas.

5 comentários:

  1. Análise ótima Roberto...mas deixo aqui duas opiniões... pra vontroar um vestiário é preciso de apoio da diretoria...pois essa atitude permissiva dos jogadores vem dessa falta de apoio do técnico. ..temos como clube firmar um estilo de jogo e contratar técnicos que tenham esse perfil.. espero que tenham pensado nisso antes de contrata-lo ...as

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marcus. Você tem inteira razão, razão e estamos batendo nesta tecla. Só técnico ou só jogadores não resolve. Precisa planejamento do que se pretende e participação e, ai sim, escolher os profissionais com perfil para aquilo que planejou e cobrá-los.

    ResponderExcluir
  3. Palmeirenses, bom dia.
    Esse tal planejamento me preocupa.
    O elenco do PALMEIRAS precisa passar por uma enorme faxina.
    E, não se ouve falar em faxina.
    Só contratações (desnecessárias, como p. ex., Weverton, goleiro inferior ao Prass e ao Jailson).
    Não sei se o Roger Machado tem personalidade para enfrentar tantas cobras no vestiário.
    Por isso, já opinei que ele não tem bagagem para esse enorme desafio.
    Mas, reafirmo : vou torcer muiiiiiiito por ele e consequentemente para o PALMEIRAS.
    Abraços
    Roma
    E.T. - além do Weverton, o Mattos está trazendo o Cesar do Londrina, um goleiro de 22 anos, nada de excepcional, especialmente quando temos o Vinicius e o Fuzatto,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde caro amigo Roma. Como você, também acho que não foi a melhor opção, diante da inexperiência e da já conhecida pressão do vestiário que assola o Palmeiras há muito tempo. Por outro lado, ao consultar os dados para o artigo vi que existe uma chance de, se ele colocar em prática seu conceitos e as coisas fluírem, ficar mais fácil controlar o vestiário. Vou, como você, torcer muito. Por outro lado, como citou o Marcus, a direção, diga-se Mattos-Galiote tem que se mostrar firme na primeira investida do vestiário e dos cobras criadas que eles mesmos colocaram lá. Caso contrários erá fritado rapidamente.

      Excluir
  4. Que tenha muito sucesso nesta nossa caminhada. Humildade e compreensão do potencial de cada um serão as armas da vitória.

    ResponderExcluir