sábado, 18 de novembro de 2017

ARTIGO - NOVEMBRO/2017 - A BASE DO VERDÃO. BOA COLHEITA, ANO A ANO, NÃO APROVEITADA ATÉ AGORA. VAMOS REPENSAR!

Marcos e Gabriel Jesus, dois de nossos maiores ídolos vieram das categorias de base

Sobre o trabalho de base do clube já temos falado neste site. Já vimos que o valor investido, a cada ano, supera R$ 13 milhões, ou seja, mais de um milhão por mês, o que significa que, pelo investimento, há necessidade de retorno, com a utilização de jogadores no elenco principal e ou venda dos mesmos.

Gostaria, antes de mais nada, de agradecer aos palmeirenses Eigi Higuchie Fábio Screnci que sempre tem notícias sobre a base e me repassam continuamente. Além disso, uma menção especial também a Fernando Razzo Gallupo e, inclusive, vou reproduzir um excelente texto que publicou em seu blog dias atrás.

Além disso, o próprio site do clube traz destaque e dados sobre as categorias do sub 15 ao sub 20.

Ou seja, tudo que está registrado é porque é realidade, não é projeção ou futurologia.

O site portal da uol (https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/11/18/) publicou hoje um interessante artigo que traz este trecho:

“Enquanto o Palmeiras sofre uma grande pressão por resultados entre seus jogadores profissionais, nas categorias de base o clima é de festa antecipada. Com a classificação do sub-20 para a final do Paulista na última sexta-feira, o timebateu recorde com seus garotos pela primeira vez na história, o Alviverde está nas cinco finais do Campeonato Paulista para garotos: com o sub-20, sub-17, sub-15, sub-13 e sub-11. O time do sub-17 aumenta a lista de feitos com a vaga na final da Copa do Brasil que será disputada contra o Corinthians....“

Além de estar nestas finais todas, 18 – dezoito – garotos foram convocados para a seleção brasileira, nas diversas categorias, nesta temporada. Isso é um ótimo sinal!

Apesar disso, e de existirem bons garotos, pouquíssimos tem alguma chance ou sequência entre os profissionais. Os nomes das promessas já são conhecidos de muitos: Pedrão (zagueiro), Léo Passos (meia), Fernando (atacante), Alan (atacante), Gabriel Furtado (volante).

O renomado palmeirense FERNANDO RAZZO GALUPPO, no artigo publicado em https://fernandogaluppo.wordpress.com/2017/11/13/pupilos-de-jesus/, intitulado Pupilos de Jesus, descreveu de forma brilhante e irretocável o trabalho de base do Palmeiras que, ao que parece, vem sendo ignorado.Diz ele:


“Se o time de futebol principal da Sociedade Esportiva Palmeiras deixou a desejar e frustrou os torcedores alviverdes nessa temporada, a categoria de base está nos enchendo de orgulho!


Os garotos palmeirenses fazem uma temporada das mais gloriosas na história do clube esmeraldino. Sob a coordenação geral de João Paulo Sampaio, que ingressou no clube em 2015, e direção de Marcelo Dedeschi Teixeira, palestrino dos mais ativos e apaixonados na instituição, o Verdão evolui a passos largos, dentro e fora de campo.

Os resultados alcançados falam por si só. Inúmeros atletas em seleção brasileira, projeção internacional, títulos, formação de atletas, mas acima de tudo, preparando todos para a vida além do futebol. Exemplo de trabalho bem feito, em sintonia com as tradições alviverdes.

Profissionalismo sem perder a essência e referências que sempre nortearam o Palmeiras. O cantar do hino pelos garotos, a emoção e brilho no olhar de cada um, o comprometimento com os valores alviverdes, a defesa incansável das nossas cores. Tudo isso salvaguarda a chama palestrina sempre acesa, projetando um futuro promissor e mostrando para nossa apaixonada coletividade que o caminho e os exemplos a serem seguidos estão dentro da nossa casa.

Em 2017, além de bons e talentosos valores em todas as categorias, o clube é protagonista nas principais disputas. Vejamos:

Sub-11
Campeonato Paulista: 22 jogos, 21 vitórias, 1 empate, 111 gols marcados, 6 gols contra.

Finalista da competição. Enfrenta o Santos Futebol Clube na decisão.
Destaque: Luighi Hanri – 18 gols marcados. Artilheiro geral do torneio.
Títulos conquistados esse ano: Copa Bellmare no Japão


Sub-13
Campeonato Paulista: 22 jogos, 17 vitórias, 4 empates, 1 derrota, 64 gols marcados, 11 gols contra.

Finalista da competição. Enfrenta o Sport Club Corinthians Paulista na decisão.
Destaque: Marcos Eduardo – 16 gols marcados. Artilheiro da equipe no torneio.
Títulos conquistados esse ano: Copa Ouro, Copa Cidade Verde e Copa Cidade de São Ludgero.


Sub-15
Campeonato Paulista: 30 jogos, 27 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 121 gols marcados, 12 gols contra.

Finalista da competição. Enfrenta o São Paulo Futebol Clube na decisão.
(Obs. Jogo de ontem, primeiro da decisão, zero a zero).
Destaque: Gabriel Silva – 27 gols marcados. Artilheiro geral do torneio.
Títulos conquistados esse ano: Copa Nike Premier e Torneio Brasil-Japão.


Sub-17
Campeonato Paulista: 30 jogos, 24 vitórias, 2 empates, 4 derrotas, 108 gols marcados, 20 gols contra.

Finalista da competição. Enfrenta a Ponte Preta na decisão.
Destaque: Diego – 19 gols marcados. Artilheiro da equipe no torneio.
Títulos conquistados esse ano: Scopigno Cup na Itália.
*** Semifinalista da Copa do Brasil. Decide a vaga para a final contra o Flamengo-RJ na próxima quinta-feira (16), no Rio de Janeiro. Na partida de ida goleou pelo placar de 4 a1 o seu rival.
(Obs: na data de ontem o Palmeiras empatou por três gols e avançou à final, contra o Corinthians)


Sub-20
Campeonato Paulista: 27 jogos, 21 vitórias, 4 empates, 2 derrotas, 72 gols marcados, 18 gols contra.

Semifinalista da competição. Enfrenta o Grêmio Novorizontino na partida de volta.
(Obs: na data de ontem vencemos por um a zero e fomos para a final)
Destaque: Léo Passos – 14 gols marcados. Artilheiro da equipe no torneio.
Títulos conquistados esse ano: Torneio de Bellinzona na Suíça.


Finais do Paulista
Sub-11: Palmeiras x Santos F.C.

Sub-13: Palmeiras x S.C. Corinthians Paulista
Sub-15: Palmeiras x São Paulo F.C.
Sub-17: Palmeiras x Ponte Preta
*** Sub-20 disputando a fase semifinal. Venceu a partida de ida contra o Grêmio Novorizontino pelo placar de 2 a 0, fora de casa. Decide a vaga em casa na próxima sexta-feira (17), na Arena Barueri, com a vantagem de jogar por dois resultados a favor.
(Obs. Também já foi para a final)


Na história
Apenas em duas ocasiões na história do Palmeiras todas as categorias de base do clube chegaram a decisão de suas respectivas disputas num mesmo ano, em competições promovidas pela Federação Paulista de Futebol.

Em 1959, o Verdão chegou a final no sub-15 (campeão), sub-17 (vice-campeão), aspirantes (campeão) e extra amador (campeão).

Em 1977, o Palmeiras repetiu o feito ao chegar em todas as finais das competições de base vigentes: sub-15 (vice-campeão), sub-17 (vice-campeão) e sub-20 (campeão).

Em toda a história do Campeonato Paulista das categorias de base, desde que foi introduziu em 1972 a disputa das três categorias (sub-15, sub-17 e sub-20), apenas uma vez uma equipe ganhou todos os títulos das suas respectivas categorias num mesmo ano. Ocorreu em 1995, quando o São Paulo Futebol Clube alcançou esse feito, jamais repetido.

A partir de 2008, quando a Federação Paulista de Futebol introduziu as cinco categorias (sub-11, sub-13, sub-15, sub-17), apenas o Santos Futebol Clube em 2015 chegou em todas as finais num mesmo ano. Entretanto, nenhuma agremiação jamais conquistou mais que três títulos num único ano.

Clube Formador
A oralidade por vezes reproduz um discurso que não condiz com a realidade. Uma das principais miopias no universo do futebol é de que “a base do Palmeiras não revela ninguém”.

Para não cansar o leitor com uma lista extensa, apresento apenas alguns exemplos:

Atletas formados no Palmeiras que disputaram Copas do Mundo

Filó (jogou pela Seleção da Itália) – 1930
Romeu Pelliciari – 1938
Dino Sani – 1958
Mazzola – 1958
Alfredo Mostarda – 1974
Pedrinho Vicençote – 1982
Zetti – 1994
Marcos – 2002
Roque Júnior – 2002

Atletas que chegaram a seleção brasileira formados no Palmeiras (além dos citados acima)
David Braz, Diego Cavalieri, Vagner Love, Elias, Bruno Cesar, Ilsinho, Glauber, Amaral, Velloso, Zetti, Edu Manga, Canhotinho, Gino Orlando, Lima, Oberdan Cattani, Begliomini, Junqueira, Waldemar Fiume, Ministrinho, Gogliardo, Serafini, entre outros.

Atletas na Série A do Campeonato Brasileiro em 2017 formados no Palmeiras
Pedro Geromel (Grêmio), David Braz (Santos), Rafael Vaz (Flamengo), Diego Cavalieri (Fluminense), Marquinho (Fluminense), Victor Luis (Botafogo), Lucas Rocha (Vasco da Gama), Thiago Martins (Bahia), Matheus Salles (Bahia), Elias (Atlético-MG), Roger Bernardo (Atlético-MG), Anselmo (Sport Recife), Nikão (Atlético-PR), João Pedro (Chapecoense), Nadson (Chapecoense).

Joia da Coroa
A maior de todas as recentes revelações das categorias de base da Sociedade Esportiva Palmeiras brilha atualmente com a camisa do Manchester City, na Inglaterra, e da seleção brasileira. Trata-se de Gabriel Jesus.

Exemplo para todos os jovens palestrinos – e não palmeirenses também -, o atacante formado no Verdão foi protagonista do título brasileiro conquistado em 2016 e agora tem a missão de conduzir o seu novo clube aos principais troféus ingleses e europeus, assim como dar ao povo brasileiro mais uma (ou algumas) Copa do Mundo.

Jesus deixou um legado no Palmeiras. Seu futebol, conduta e caráter iluminam e inspiram futuros craques no seio alviverde. Que os frutos dessa colheita sejam ainda mais férteis e projete no Palmeiras outras joias raras, assim como ocorreu com nosso eterno menino das Alamedas Gabriel. ”

O que todos perguntam então: será que neste celeiro de atletas não existe nenhum que possa ser aproveitado no profissional, com critério, sequência e paciência? Será que não existe nenhum lateral com qualidade? Um meia que pense o jogo?

Além de todos já citados, ainda há Arthur que está emprestado ao Londrina e vem fazendo um impecável campeonato na série B do Brasileiro, ou seja, já vem “cascudo”.

Quem tiver paciência, assista ao vídeo abaixo com lances do garoto ao longo da temporada. Parece ser fera que pode e deve ser lapidado. Aí pergunta-se: é melhor investir nele ou em outra promessa desconhecida, que geralmente nos custam muito além do que valem?

Esperamos que antes de inchar o elenco, como vem sendo feito ano a ano, se execute a meta traçada anos atrás, pelo próprio Alexandre Mattos, de dar espaço à base.



5 comentários:

  1. Fantástica a abordagem dos articulistas. Isso prova que a base precisa ser aproveitada. Chega de gastar com falsas promessas e gastar grandes quantias em comissões. Arthur tem que ter uma chance.

    ResponderExcluir
  2. *Artur, 19 anos, melhor jogador da Série B - seleção brasileira sub 17 e 20 (convocado c/18 anos)*

    *Artur: 11 assistências e 8 gols. Londrina é o melhor ataque: 55 gols.*

    *Lucas Lima: 12 cartões amarelos e 1 gol no Brasileiro* *Se vier vai fazer companhia ao Hyoran (7,5 milhões) e Raphael Veiga (5,7 milhões)*

    É o cérebro do time.
    O Tencati mudou a posição do Artur de segundo atacante para meia atacante sem a obrigação prioritária de marcação.

    Ele puxa o contra ataque, como é muito habilidoso e inteligente com facilidade de enfiar as bolas com a esquerda e direita e chega com muita velocidade o Londrina tem o melhor ataque da Série B, superando o Inter e o D'ALESSANDRO em assistências e gols.

    Não precisamos do 171 Lucas Lima, jogador de mídia do Vagner Ribeiro e do pai do Neymar. É outra lavanderia $$$$. Está disponível desde julho e nenhum clube se interessou apesar do marketing, nem europeus, árabes e chineses.

    Temos que ficar atentos porque podemos dar ele de graça com essa estória de contratar o goleiro César. O Juan Figger é um dos donos do Londrina e está deslumbrado com o futebol do ARTUR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Seria um verdadeiro escândalo trocar o garoto pelo goleiro. Espero que nossos diretores não façam isso.

      Excluir
  3. Eu gostaria de dar um pitaco neste assunto. Como todos os outros deste site, muito interessante. Pois bem, eu não acredito que não tenha na base um lateral pior ou igual os que vem jogando no profissional. Se todos forem piores, devem ser demitidos agora. Mas o que eu creio é que interesses financeiros não deixem os meninos aparecerem. O diretor remunerado deve receber opor metas e número de contratações, só isso explica os péssimos negócios que faz e ninguém da diretoria o cobra. Eu vou acabar concordando com o Fleury que as contratações levam em conta a grife, para agradar a patrocinadora, e não a qualidade. Coitado de nós que torcemos e amamos o time.

    ResponderExcluir
  4. De fato o Palmeiras engatinha lentamente sem regularidade nas formações de novos atletas da base para o profissional do clube.
    Neste século, por mais triste que seja, a campanha vergonhosa de revelação do clube demonstra a incompetência da diretoria ao longo de todos estes anos, me parece claramente que toda essa panelinha (“Diretoria”) tem hemianopsia unilateral homônima quando o assunto é revelar jogador.
    Neste século posso falar de quem? Diego Cavalieri em 2002? Vágner Love 2003? Ilsinho em 2006? Ou simplesmente do garoto Gabriel Jesus em 2015?
    É muito parco falarmos apenas dessas poucas revelações e que nem todas deram de fato certo, até quando vamos suportar isso? Não podemos falar que as coisas estão mudando, isso já é falado desde 1914.
    Certo tempo atrás todos sabem que o alguns profissionais cobravam dinheiro de jovens jogadores para que os mesmos pudessem subir na categoria de base, isso é um fato inclusive apresentado em alguns lugares na web. Eu mesmo já vi amigos que buscavam oportunidade no futebol, serem cobrados, em valor do tipo 10 Mil, para serem aprovados na categoria de base, sem dúvida alguma a diretoria foi conivente em muitos casos, será que hoje não é também? Ou não?
    Todo o processo da categoria é, as vezes mais as vezes menos, insubstancial ao torcedor, ao público em geral, acho que todas estas questões devidamente ponderadas minuciosamente não levantam dúvidas sobre se o processo imparcial ou parcial das eventualidades afeta positivamente a correta avaliação do levantamento das variáveis envolvidas as quais exploramos acima. Os assuntos não existem porque a gente fala, essas discussões simplesmente existem no Palmeiras e a gente fala para eles deixem de existir, com atitudes internas, com maior profissionalismo diante de uma mina de talentos que é a base do verdão.
    Em âmbito global todo palmeirense se pergunta, Por que o Palmeira não revela um lateral ou um lateral esquerdo? Você amigo palmeirense lembra quando foi a última revelação do palmeiras na posição de lateral?
    Com investimento de mais de 13 MI anuais, em mais de 11 estados em todo Brasil atuando em busca de novos talentos, será que não existe um lateral? Seria incompetência da diretoria ou será que tem pano sujo em tudo isso?
    A diretoria se faz necessária indagar o processo de avaliação e revelação destes atletas de modo geral, a fim de vislumbrar e torna revigorado o processo da categoria de base da Sociedade Esportiva Palmeiras. Não há condição de tudo isso passar em branco.

    Aqui fica minha orientação oportuna e acredito que seja mais eloquente do que outras atitudes que poderia tomar, não vamos abdicar do futuro promissor da base do verdão, tampouco nos calar.

    Att, Fernando Matos.

    ResponderExcluir