sábado, 19 de novembro de 2016

ARTIGO - NOVEMBRO/2016 - UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA DO NOSTÁLGICO JARDIM SUSPENSO AO MODERNO ALLIANZ PARQUE. DOIS ANOS DE UM SONHO QUE VIROU REALIDADE

Antes de Allianz Parque, Palestra virou Jardim Suspenso em última grande reforma 
Neste mês de novembro completamos dois anos da inauguração do Allianz Parque (19/11), nossa casa. Uma arena multiuso, moderna e imponente.
Todos nós, palmeirenses, sabemos das dificuldades de implantação de um projeto desta envergadura. Longo foi o caminho: a decisão do C.D. de 2008, a aprovação da Assembleia Geral, a escritura de direito de uso da superfície de 2010, as obras por quatro anos e, depois de concluída, a discussão na arbitragem.
Mas, mesmo com tudo isso,  valeu a pena. O estádio é nosso, não há dinheiro público envolvido e tudo foi feito de forma correta e contratual.
É fato que existem algumas pendências eas partes precisam defender seus interesses. Isso é legítimo e, num Estado democrático e civilizado, se faz por meio do Poder Judiciário ou da Arbitragem.
O certo é que, apesar dos desencontros e desacertos que possam estar ocorrendo, a nossa nova casa é um sucesso de público e renda, o que nos enche de orgulho.
Ela é corresponsável pelo sucesso do programa AVANTI, pois todo palmeirense quer estar presente nos jogos e será, também, de muitas outras receitas, com os ajustes necessários com a construtora.
Tudo isso gera receita para alavancar o clube, que está sofrendo profundas melhorias, e o time profissional.
Parabéns a todos que tiveram a ousadia de defenderem este projeto, desde seu início, e os que o executam de forma correta.

Um pouco de história e nostalgia.

No final do século XIX a Companhia Antarctica Paulista criou o Parque da Antarctica, um espaço de lazer de 300 mil metros quadrados para seus funcionários, incluindo um campo de futebol.

Em 1920, o então Palestra Itália, sob comando de Menotti Falchi, comprou grande parte do espaço, incluindo o campo de futebol e passou a fazer várias reformas e ampliações.
Palestra Itália em 1918

Fachada do estádio em 1921

A assistência acomodada na época

Em  1933 foi inauguradoo "Stadium Palestra Itália" para 30 mil pessoas e que continuou em evolução e atualização, sobrevindo o jardim suspenso em 1964.
Obras de implantação do jardim suspenso



O recorde de público foi na partida final do Paulista de 1976: 40.283 pagantes















O Allianz já recebeu, em 12 de junho de 2016, 39.935 torcedores

O nosso Jardim Suspenso deixou saudades, mas nossa arena é linda!
Nela já conquistamos um título nacional e vamos em busca de muitos outros.

5 comentários:

  1. Nossa é arrepiante ler o texto e ver as fotos, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia palmeirenses. Que linda homenagem e lembranças dos que construíram e constroem nosso clube. Fiquei com lágrimas nos olhos recordando bons momentos vividos no jardim suspenso.joseph

    ResponderExcluir
  3. Magnífica lembrança. Rara felicidade no texto e nas imagens desde início do século passado. Motivo de orgulho para todos nós palmeirenses. Entramos definitivamente no século XXI. Seremos fortes e imbatíveis, desde que se prossiga a modernização do clube, em todas as áreas e esse trabalho conta com o apoio dos nossos conselheiros Domingos e Fleury. Forças para vocês. Abraços, Paulo

    ResponderExcluir
  4. Galera, chocante o texto. Muito legal. Sou jovem e pouco vivi esta época, mas da era Parmalat para frente me lembro bem e quanta coisa boa vivemos no nosso jardim suspenso. Amanhã vamos comemorar o segundo título no novo estádio. Dá-lhe porco.

    ResponderExcluir
  5. Como sócio e torcedor há mais de 30 anos quero deixar meu comentário. Vivi muitas emoções naquele velho e querido estádio;o paulista de 1976, a Libertadores de 1999, memoráveis jogos da máquina que formamos na década 1992/2002. A grande frustraçção foi a derrota de virada para Vasco numa final, quando estávamos ganhando de 3 a zero no primeiro tempo. Mas isso são águas passadas, quem viveu viveu e terá na memória recordações. Agora, no Allianz, estamos ainda melhores e mais bem instalados e é um estádio pé quente. Vamos conseguir o segundo título no seu segundo ano de vida. Isso é muito bom. Saudações verdes a todos e, como já salientado, parabéns aos nossos representantes no CD. Julio

    ResponderExcluir