terça-feira, 20 de setembro de 2016

ARTIGO - SETEMBRO/2016 - VINTE DE SETEMBRO. DIA DO PALMEIRAS. A ARRANCADA HISTÓRICA

Elenco de 1942

No  longínquo ano de 1942, em meio à segunda guerra mundial, o Palestra Itália e seus torcedores sofreram dura repressão e foram obrigados a mudar o nome da agremiação, por duas vezes.
Conta a história que a “pressão” começou em 1940, pois o São Paulo exigia que os clubes pagassem para jogar no recém-inaugurado Pacaembu, como se fosse de sua propriedade. O Palestra Itália não aceitou e ali começava a grande briga entre as duas agremiações, que acarretaria na mudança de nome do Alviverde.
Em meio à guerra, o clube, de origem italiana, foi associado como aliado do Eixo e poderia ser extinto, passando o patrimônio ao São Paulo, grande interessado na questão. Não nos intimidamos e mudamos de nome.
Assim nasceu a Sociedade Esportiva Palmeiras, por decisão interna, em reunião de 14 de setembro daquele ano (antes, em março, já tinha sido feita uma alteração para Palestra São Paulo, mas a pressão seguiu).
A sugestão do nome o foi de Mário Minervino,membro da diretoria. Uma frase dele,após a troca de nome,se eternizou: “Se não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras. E nascemos para ser campeões”.
No dia 20 de setembro ocorreu o primeiro jogo com o novo nome e foi contra o São Paulo, na decisão do campeonato (uma vitória nos daria o título antecipado). O Palmeiras entrou em campo no Pacaembu naquele 20 de setembro carregando a bandeira do Brasil.
A entrada em campo no jogo do título, em 1942.
Este jogo entrou para a história, pois com vantagem de 3 a 1 no placar, e pênalti a favor, os jogadores do São Paulo impediram a sequência da partida, sentando no gramado. O árbitro, Jaime Janeiro, relatou na súmula deste dia que o São Paulo "fugiu".
Um título eternizado e que jamais será esquecido por nós torcedores alviverdes e uma vergonha ao adversário. Por isso a célebre frase: o Palestra morreu líder e o novo Palmeiras nasceu campeão,
Naquele dia o Palmeiras jogou com Oberdan; Junqueira e Begliomini; Zezé Procópio, Og Moreira e Del Nero; Cláudio Pinho, Waldemar Fiúme, Lima, Villadoniga e Echevarrietta Técnico: Del Debbio.
Fizeram os gols Claudio Pinho. Del Nero e Echevarrietta.
O público foi de 55.913 pagantes e a renda de 231:239$000

O Dia do Palmeiras foi oficializado por meio da Lei Municipal n.14.060/2005, uma justa homenagem da cidade ao Campeão do Século XX.
No ano seguinte uma passarela, próxima ao clube, foi batizada com o mesmo nome (Decreto 47.368, Diário Oficial de 13/6/2006).


Para eternizar esta história de sucesso, vai ser lançado nos próximos dias um filme. Assista a um pequeno trailer.

6 comentários:

  1. Nossa, muito bonito poder recordar ou conhecer mais um pouco de nossa história. É de arrepiar.

    ResponderExcluir
  2. Não vou perder esse filme por nada neste mundo, vamos que vamos verde querido.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde palmeirenses. Mais uma bela mensagem que encontramos neste site e, sem dúvida, é muito gostoso relembrar a nossa gloriosa história de sucesso. Parabéns palmeirenses.

    ResponderExcluir
  4. Galera, lindo mesmo. E digo mais, dia é dia de Palmeiras e hoje tem verdão na TV. Arrebenta porco!

    ResponderExcluir
  5. Os amigos mais jovens talvez não conhecessem a história do clube. Ela é linda e cheia de detalhes e vitórias, mesmo quando em momentos complicados como a guerra e o nome: uma disputa entre clubes de S.Paulo. Nós vencemos e venceremos sempre, porque somos PALMEIRAS. José Antonio, torcedor palestrino há mais de cinquenta anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa quarta-feira a todos. Tudo que falaram é verdade. O PALESTRA/PALMEIRAS tem uma linda história de sucesso e temos o dever de manter este padrão de qualidade, seja na política do clube, seja na torcida. Estamos no caminho certo e não vamos nos desviar dele.

      Excluir