quarta-feira, 15 de julho de 2015

CARTA À PRESIDÊNCIA - JULHO/2015 - ESCLARECIMENTOS: CONTRATO COM EMPRESA DE MATERIAL ESPORTIVO


Prezad@ sóci@.

Foi protocolizada, na data de hoje, sob . n. 873/15, na Secretaria do Clube, um requerimento  ao Presidente da Diretoria pedindo informações a respeito do contrato com a ADIDAS, nossa fornecedora de material  esportivo para o time.
Tal pedido fez-se necessário diante de muitas notícias que circulam sobre o assunto e sem nenhuma resposta oficial do clube.
 





7 comentários:

  1. Essa questão precisa ser esclarecida COM URGÊNCIA. Nsó, os sócios temos o direito de saber o que está sendo feito com as finanças do clube. Por enquanto não há claras sobre isso. Ficarei no aguardo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, falta informação.
    A mídia divulga noticias preocupantes, como o tempo de negociação e falta de recursos e não há nenhuma posição oficial do clube.
    As finanças do clube não permitem este tipo de negociação demorada.
    Vamos aguardar as informações.
    Roberto Fleury

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim alguém que demonstra transparência. Tudo sempre fica obscuro e nós sócios sempre pagamos o "pato". Parabéns ao autor do site pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Associado anônimo e todos que acompanham meu trabalho, podem ter certeza de uma coisa: transparência é essencial em qualquer atividade. Informação é uma importante ferramenta para tomada de decisões, por isso, minha preocupação com qualquer dado ou informação do clube. O sócio tem direito de saber o que se faz com o seu dinheiro. Disso não abro mão. Abços, Fleury

    ResponderExcluir
  5. Dr. Fleury, boa tarde.
    Sou sócio desde 2008. Me tornei sócio do clube e sócio-torcedor apenas e tão somente para ajudar financeiramente o Palmeiras. Não frequento muito o clube, mas acompanho com atenção seus relatórios.
    Tenho muita dificuldade em compreender o escopo da atuação do conselho deliberativo do clube.
    Nesse caso da Adidas, por exemplo, porque os conselheiros não tem acesso ao contrato e aditivos firmados com a empresa alemã ?
    Há respaldo jurídico para a presidência sonegar tais informações ?
    E quanto aos balanços do clube apresentados anualmente ao conselho, eles não trazem, por exemplo, os valores pagos pela Adidas em 2014 ?
    Desculpe a franqueza, mas às vezes tenho a impressão que o conselho quase não tem função no clube.
    Quem sabe o Doutor pudesse algum dia abrir um tópico sobre o funcionamento do conselho e também sobre a questão da vitaliciedade, que me parece ser algo ultrapassado.
    Obrigado e parabéns pelo trabalho em prol da SEP.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Marcelo, obrigado por sua manifestação.
    Vamos tentar esclarer
    1. Funções do Conselho Deliberativo. Previstas no artigo 102 do Estatuto. Eis algumas:
    a) Aprovar as chapas que vão poder concorrer à presidência;
    b) Votar o orçamento do ano seguinte;
    c) Aprovar ou rejeitar as contas do exercício anual;
    d) Conceder autorização para presidente realizar empréstimos superiores a 30% do orçamento;
    e) Conceder autorização ao Presidente para abrir créditos extraordinários,;
    f) Suspender o mandato dos presidentes do CD, COF e da Diretoria;
    g) Punir os seus próprios membros, os do C.O.F., o Presidente e os Vice-Presidentes da Diretoria;
    h) Constituir comissões para apurar responsabilidade dos membros do C.O.F., do Presidente da Diretoria;
    i) Autorizar a alienação de bens sociais;
    j) Analisar e discutir as demonstrações financeiras, balanços, e resultados, de empresas nas quais a SEP tenha participação societária;
    2. Contratos: não há nenhuma justificativa para que dados dos contratos não sejam fornecidos aos conselheiros. Existem alguns que tem cláusula de confidencialidade e, portanto, não podem ser divulgados na íntegra. Mas, esta cláusula não atinge aqueles que têm o dever de fiscalizar as contas da administração. Também sabemos que numa negociação, muitas vezes, a discrição até encerramento das negociações é importante, mas isso também não retira o direito do conselheiro saber algumas informações, como as que foram solicitadas e, como não respondidas, serão reiteradas. Espero que não haja intenção de sonegar informações, porque isso seria inaceitável.
    3. Balanços: a atividade econômica do clube é analisada com mais detalhes pelo COF, que emite um parecer pela aprovação ou não, e no qual relata irregularidades. O balanço em si não traz informações detalhadas, veja o que é publicado nas revistas e no site do clube. As receitas estão em rubricas e em bloco.
    4. Conselheiro vitalício: isso é uma tradição no clube. A meu ver também totalmente inadequado, até porque em um período longo o Conselho foi formado por “biônicos”, ou seja, em vez de eleitos pelo associado eram indicados pelo COF. Isso perdurou até 2002 e a cada 4 anos 100 eram escolhidos e se juntavam a 100 eleitos e 100 vitalícios. Com a alteração do estatuto passou a ser 152 votados e 148 vitalícios. Mas muitos dos biônicos estão no Conselho até hoje, alguns já vitalícios e eles não representam o associado. Hoje, com a reforma em curso - faço parte da comissão – estamos tentando diminuir esse número. Há muita resistência da ala mais conservadora. MAS CABERÁ AO SÓCIO, EM ASSEMBLEIA, DEFINIR SE QUER O VITALÍCIO E QUAL NÚMERO.
    5. Funcionamento do Conselho: olha são previstas reuniões ordinárias (3) e extraordinárias, sendo que a pauta é pré-elaborada e se discute assuntos de competência do CD (art. 102). Como é órgão grande muitas vezes é difícil discutir com clareza e serenidade, há conflitos de grupos políticos.
    6. Poderia resumir a você que o real papel do CD é ter tarefa de fiscalizar a administração e atuar como uma espécie de poder legislativo para alguns assuntos, até para reforma do estatuto, punições, etc.

    Como você deve ter percebido, trabalho pelo clube, sem interesse e sem participar de grupos políticos. Pauto minha atuação pela busca do melhor ao clube e ao associado. Não tenho nenhum receio em aplaudir atitudes corretas de quem quer que seja e nem de criticar algo errado ou injusto, como a questão da taxa (modo como foi feito), das contratações ridículas dos três últimos anos, etc. Nem, por fim, de sugerir alguma medida em determinado assunto.
    Atuo, assim, com objetivo de construir um clube cada vez mais sólido e que não venha a depender de receitas do presidente ou de algum benemérito. Louvo quem faz isso (eu mesmo já contribui com empréstimo, tempos atrás, para ajudar na compra de passe de jogador). Mas isso não pode ser uma regra. O clube tem que ter estrutura para andar sozinho. Isso é fundamental em momento de crise, mas, precisa ser paulatinamente abandonada a prática.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Com certeza o trabalho para modernizar a estrutura política de um clube tradicional e centenário com o Palmeiras é difícil e demorado.
    Parabéns pela atuação!

    ResponderExcluir